TABATINGA, SP.

Produtos em Pelúcia são atrações em Tabatinga, SPBem no centro do Estado de São Paulo, uma cidade cativante que sempre agrada os olhos de todo visitante. Já foi chamada de "A Princesinha da Laranja". Hoje é a Capital Nacional dos Bichos de Pelúcia. Talvez também seja a de acessórios Infantis e a de enxovais para bebês, tal o elevado número de lojas desse tipo em Tabatinga.
Dezenas de boas firmas de confecções produzem belos produtos nos citados segmentos. Aquele que chamamos de "turista comprista", em Tabatinga ele faz autêntica festa passeando por milhares de produtos que vai querer levar para casa.

OS BICHOS DE PELÚCIA

O stand de Tabatinga no Salão São Paulo de Turismo ficou pequeno para tanta coisa.Tudo o que você quiser imaginar a respeito de bichos de pelúcia certamente você encontrará em Tabatinga. E os produtos são feitos com muito carinho por todas as confecções da cidade.
A prefeitura local preocupa-se agora no desenvolvimento da cultura e do turismo em seu município, pois isso passa a ser algo a ser bem cuidado, até porque por ocasião da última pesquisa feita em Tabatinga percebeu-se que ali chegam turistas e compradores vindos de todo o Brasil.
Visite Tabatinga. A Secretaria de Turismo local estará à sua inteira disposição para outras informações.

CONSELHOS MUNICIPAIS

A redação correta para uma Lei instituindo um Conselho Municipal de Turismo é a nossa luta de anos. Algumas cidades que a adotaram colhem seus bons frutos. Outras sofrem com os piruás que tiveram.
Quem está no poder, às vezes pensa em ajeitar o estatuto para ser manuseado ao seu modo. Esquece que está de passagem no cargo e, por isso, quando sai da prefeitura o "seu Conselho" fenece.
São incontáveis os ex-secretários de Turismo arrependidos de não terem adotado um estatuto ou Lei sem qualquer conotação política. Mas, depois que eles saem da prefeitura a "Inês é morta"!
As cidades que andam atrás de verbas do Turismo que se cuidem, pois brevemente sem o seu correto Comtur não verão a cor do dinheiro

OS REGIONAIS

Os Conselhos Regionais precisam ser reativados por nosso novo Secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena.
Os Conselhos Regionais estão previstos em Lei e são subordinados ao Conselho Estadual de Turismo. Eles precisam permanecer fortes e coesos, constituídos por membros que em suas cidades entendam de Turismo e façam parte dos respectivos Conselhos Municipais.

ARAÇATUBA TURÍSTICA

A famosa Praça do Boi em Araçatuba. Foto Pierre Duarte.A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, iniciada em 1904 com a colocação dos trilhos desde Bauru até a cidade de Itapura, marcou a história de Araçatuba. Só em 1908 os trilhos chegaram onde foi montado um acampamento e um vagão deixado para servir de estação. Desse acampamento brotou a cidade de Araçatuba.
O desenvolvimento passou por café, por algodão e pela pecuária que ainda predomina. Com a sua história, sua cultura e sua gente a cidade se municiou para o turismo, e já oferece vários entretenimentos e opções aos seus visitantes, a começar por uma eficiente Secretaria de Turismo, e a sua boa gastronomia, hotelaria e receptividade.
Araçatuba foi escolhida pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 para ser um dos locais de treinamentos pré-jogos da Olimpíada. Foi uma das poucas do país a ser considerada apta. Visite Araçatuba e conheça seus lugares aprazíveis.

NO CAMINHO DE XIRIRICA

É boa a apreciação das aves no Parque Campina do Encantado, em Pariquera-Açu.Os portugueses partiam de Cananéia e Iguape em direção à Xiririca. O trajeto era longo e muito difícil exigindo um ponto de parada para descanso. O local escolhido ficava às margens do rio Pariquera-Açu, logo se transformando numa pequena aldeia (hoje com 400 km2).
Um século depois, programas do governo criaram núcleos de imigração, com colonizadores italianos, alemães, húngaros e poloneses, que chegaram em 1895. O rio deu o nome à cidade só em 1935.
Hoje, a cidade oferece agradáveis passeios por piscinas naturais e por matas deslumbrantes. Há o Parque Estadual de Campina do Encantado, também chamada de Floresta Mágica, com trilhas ecológicas, sambaquis, bromélias, orquídeas e outras raridades da Mata Atlântica. Programe conhecer um dia Pariquera-Açu.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –21/01/2015)