LOURDES TEM QUENGA.

A Kenga tem espiga de milho. Não é o que você possa ter entendido. Não se assuste.
Na cidade de Lourdes vamos ter mais um Festival de Quenga. A festa está marcada para o recinto de exposições daquela cidade, a partir das 17 horas do dia 16 de junho próximo.
A Quenga servida em Lourdes é uma iguaria de milho verde, polenta, frango e pimenta, e pratos preparados de diversas formas. E, de todas as formas, ela é bem comida. Lourdes localiza-se na região de Araçatuba.

CAVERNAS DA MATA ATLÂNTICA

Regionalização do Turismo no PETAR.Uma belíssima região turística temos formada por municípios como Apiaí, Iporanga, Eldorado, Jacupiranga, Itaóca, Cajati e Ribeirão Grande. Entre eles foi formado o Roteiro Turístico Cavernas da Mata Atlântica.
É bom que se diga, também, que na região você encontra inusitada gastronomia, como 'cuscuz de arroz', 'biju de farinha', 'banatela', e até um tal de 'rojão', virado de feijão e linguiça suína caipira, entre outros pratos.
Nesse meio todo, o destaque é o Petar, Parque Estadual Turístico Alto Ribeira, criado em 1958, tendo uma área de 35.712 hectares, protegendo e conservando o rico patrimônio natural daquela região paulista.

ARTESANATO & CARTILHA

Cachoeira em Timburi.A cidade de Timburi tem a sua Casa do Artesão e presta o necessário apoio aos artesãos da cidade com um local adequado para expor os seus produtos e facilitando a exibição para os turistas.
Também mereceu elogios a criação, tempos atrás, por parte da sua Coordenadoria Municipal de Turismo de uma "Cartilha de Educação Turística". Os alunos de todos os graus, bem como o comércio em geral, tiveram onde ler sobre a importância do Turismo, a História do Município e a Educação Ambiental. Programe uns dias de sua folga nessa região.

DISTRITO DE SABAÚNA

Sabaúna fica em Mogi das Cruzes.A origem do lugar vem da época das capitanias e dos Donatários e as terras foram doadas para o Convento do Carmo de Mogi.
Os seus frades faziam a fazenda produzir os seus mantimentos.
Sabaúna era o nome da fazenda que em fins do século 19 foi comprada pelo Governo do Estado mediante permuta de dez apólices da Dívida Pública.
Em 1889, uma família de tiroleses deu início ao Núcleo de Colonização de Sabaúna. Onze anos depois já contava com exatos 1.111 habitantes aí, então, já com várias outras nacionalidades.
Hoje em dia Sabaúna é um Distrito de Mogi das Cruzes e está trabalhando para se tornar um polo turístico. Conserva sua bela Estação Ferroviária, uma agradável pracinha central rodeada de ambientes que lhe dá uma boa qualidade de vida, e vem sendo bem cuidada pela Coordenadoria de Turismo da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

FIQUE CRAQUE

Está sendo anunciado um caprichado Congresso do Turismo Paulista destinado os que dirigem algum segmento em sua cidade. Será, também, dedicado aos que trabalham, estudam e aos que querem satisfazer curiosidades para melhorar as suas próprias atividades.
Pelo décimo oitavo ano consecutivo uma bateria de trinta painéis, nos dias 19, 20 e 21 de junho próximo, vai deixar todo mundo bem "afiado" nos vários assuntos.
Os palestrantes, os cursos e os painéis que serão apresentados gratuitamente já estão disponíveis no site www.amitur.org.br e no site www.conteudobrasilfeiras.com.br.
Você pode conferir toda a programação e se inscrever pela internet mesmo. É ano de Copa do Mundo. Aproveite e fique craque!

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – maio/2018)