OS BONDES TURÍSTICOS DE SANTOS

Estação Valongo, saída do Bonde Turístico de Santos.As Linhas Turísticas dos Bondes, em Santos, oferecem verdadeira viagem no tempo por 40 pontos de interesse histórico e cultural.
Alertados por Damielle Fontes, experiente Guia de Turismo de Santos conhecida como 'Dami", nós precisamos corrigir e atualizar as informações acerca dos mesmos.
Eles saem da Estação do Valongo (um prédio de 1867, da primeira ferrovia paulista). Os bondes elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem 5 km no Centro Histórico em cerca de 40 minutos, em roteiro monitorado.
São veículos originais, procedentes da Escócia, Portugal e Itália, que garantem a Santos o 1º Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina. Os condutores vestem réplicas do uniforme original da época.

BONDE ABERTO nº 32

Bonde Aberto 32, origem escocesa.Construído em 1911, o "bonde 32" é o mais antigo elétrico em circulação no país.
De procedência escocesa, tem anúncios por fora e estribo duplo, que, no século passado, facilitava o acesso de mulheres com saia e vestido.
Os nove bancos e as escadas são originais, e o banco do motorneiro, restaurado, é todo trabalhado. O veículo tem capacidade para 45 passageiros e inaugurou a Linha Turística em 2000.

BONDE FECHADO nº 40

Bonde Turístico Fechado, em Santos.De mecânica original escocesa, o bonde conhecido como 'camarão', de número 40, também é de 1911. Confeccionado em Cabreúva, madeira em extinção, vidro martelado, e com a sua carroceria modernizada.
Tem capacidade para 28 passageiros. idêntico aos que rodaram na cidade até a década de 1970, esse bonde pode alcançar 50km por hora.
O nome 'camarão' decorre da carroceria fechada e da cor original, vermelha. Começou a circular na Linha Turística em 2002;
Em 2013 o elétrico voltou a circular com a pintura prata e vermelho, original, e desde 11 de abril de 2017 adquiriu a cor verde atual.

BONDE PORTUGUÊS nº 224

Bonde Turístico Português, de Santos.Construído no final dos anos 1920 em Portugal, o bonde 224 começou a circular no Centro Histórico em 2008.
Com interior original e lustres de época, acomoda 23 passageiros.

BONDE CAFÉ

Entre os bondes turísticos de Santos, eis o Bonde Café.O elétrico de 1958, doado pela Prefeitura de Turim (Itália), circula na cidade desde 2010.
Foi fabricado pela Fiat e adaptado para o "Bonde Café" em 2015.
É uma autêntica cafeteria sobre trilhos.
Conta com frigobar, mobiliário especial, ar-condicionado, sistema multimídia e elevador para acesso de cadeirantes.
Durante o passeio de 25 minutos, seus 24 passageiros recebem informações sobre a influência do comércio do café e saboreiam a bebida, preparada com grãos selecionados pelo Museu do Café.

BONDE ARTE

Bonde Arte, doado pela prefeitura Italiana de Turismo, em Santos.Com decoração interna inspirada na arte concreta, que remete aos anos 1930 e 1950, quando foi construído e reformado, o "Bonde Arte", com 36 lugares, é o maior em circulação na cidade.
Montado sobre uma plataforma articulada, tem 20m de comprimento; cozinha com micro-ondas, forno elétrico e cooktop; ar-condicionado; banheiro e acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
O seu interior é inspirado na obra 'Plano em Superfície Modulada nº 5' (1957), de Lygia Clark.
O veículo foi doado em 2009 pela Prefeitura de Turim (Itália).

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 26/12/2018)