NAVEGANDO NO TIETÊ

O_barco_Almirante_do_Lago_que_nos_deu_um_passeio_pelo_Rio_Tiet_no_trecho_da_capital_paulistanaA Frente Parlamentar das Hidrovias, sob o comando do Deputado João Caramez, juntamente com a Deputada Célia Leão, que comanda a Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo, ainda estão saboreando o sucesso do passeio fluvial dos 8 km entre o Cebolão e a Ponte do Piqueri, em plena capital paulista.
Navegar ao longo do Rio Tietê no interior do Estado é fácil e corriqueiro. Agora, navegar no mesmo rio no trecho em nossa capital é a novidade que se quis provar totalmente viável, a bordo do barco 'Almirante do Lago'

PROGRAMA PRESTIGIADO

Com o prestígio dos Secretários de Estado, Márcio França e Edson Aparecido, além de várias autoridades presentes no passeio, as citadas Frentes Parlamentares realizaram reunião enfatizando a necessidade de estimular as operadoras de turismo a criar pacotes que incluam a navegação fluvial em nosso Estado.
Claro está que muita coisa está por se fazer. Mas, o importante é que se dê um pontapé inicial. Dito por nós: "Enquanto um puxa de um lado, outro ajuda empurrando do outro lado!"
Os operadores devem aproveitar o momento oportuno em que as autoridades estão com boa vontade e procurar oferecer mais um interessante produto à sua clientela. Até porque, no passeio que fizemos em manhã de dia útil, o barco estava mais rápido do que o trânsito nas marginais locais.

CADASTUR E ALVARÁS

Depois de muita lengalenga, e de vai-e-volta, está decidido e autorizado pelo Ministério do Turismo que o registro nas prefeituras, o chamado 'CCM ou Cadastro de Contribuintes Mobiliários' passa a ter o mesmo valor de um 'Alvará de Licença e Funcionamento'.
Quem está ligado ao turismo tem obrigação de se cadastrar no Ministério do Turismo, mas isso vinha sendo impedido em algumas cidades que não podiam expedir o competente Alvará.
Considerando que a Lei Federal 11.771 estabelece poderes decisórios ao Ministério do Turismo, este vem informar que passa a aceitar o CCM sempre que houver problema com a emissão do Alvará.
Por oportuno, vale lembrar que aquele que não se registrar no Cadastur do Ministério do Turismo estará prejudicando toda a sua cidade, além de ser punido no futuro por sua falta de cidadania. Entre no site do Ministério do Turismo e faça o seu registro. Não há taxa a pagar.

SÃO JOSÉ DO BARREIRO

Pico_da_Bacia_na_Serra_da_BocainaEssa cidade é também a porta de entrada do 'Parque Nacional da Serra da Bocaina', o qual foi criado em 1971 com 110 mil alqueires. A cidade é uma das nossas oficiais Estâncias Turísticas e tem 571 km2 cheios de beleza que nos encanta com a sua graça e tranqüilidade.
Suas trilhas favorecem inusitados trekkings que atraem turistas internacionais todos os dias, principalmente da Europa. É isso mesmo que você leu: Tem muita gente que cruza o Oceano Atlântico só para passear na Serra da Bocaina!
Agencias de Viagens de todos os cantos recorrem aos especialistas locais: (12) 3117-1220. E você pode subir ao 'Pico da Bacia' para apreciar o panorama à sua volta do alto de 1.950m. São José do Barreiro é uma das cidades do "Roteiro Caminhos da Corte" que, para nós, se constituem nas "Cidades Históricas Paulistas".

INVENTÁRIO PAULISTA

Poucas cidades enviaram o seu Inventário, conforme solicitado por nossa Secretaria Estadual do Turismo. Pior, ainda, é que algumas que se dizem Estâncias também não o fizeram. Estas estão dormindo sobre os louros e podem acordar em cama de faquir. Não perdem por esperar.
Nunca vimos o Estado se interessar por algo tão sério e tão importante para o nosso melhor desenvolvimento. O levantamento não é para sabermos se a cidade é turística ou não. Até porque os dados solicitados são do interesse do Turismo, da Cultura, do Meio Ambiente, entre os itens mais importantes.
A AMITur, em colaboração com a Secretaria de Turismo do Estado está reenviando para as Prefeituras o formulário que precisa ser preenchido. Para o bem da sua cidade e para o bem geral da Nação, os empresários e as lideranças locais (principalmente os Contur's) devem fazer a sua parte e colaborar com as informações para a sua Prefeitura, até porque é ela que deverá encaminhar o formulário preenchido.

TERRA DO SOL

Rubinia_tem_vrios_locais_para_boas_fotosRubinéia, na divisa com Mato Grosso do Sul, é uma cidade convidativa aonde se chega com grande facilidade através de boas estradas e depois de uma agradável viagem.
O prato típico da região é o Tucunaré Azul assado. Você pode saboreá-lo em vários restaurantes especializados. Um bom Departamento de Turismo de Rubinéia está à disposição para prestar toda a assistência possível aos visitantes.
Com o represamento do Rio Paraná e a conseqüente formação do Lago da Ilha Solteira, abriram-se excelentes perspectivas turísticas para o município. Às margens do lago construíram dezenas de ranchos. Vários clubes e colônias de férias também já construíram as suas sedes.

(texto de Jarbas Favoretto. MTb 32.511 – Em 25/10/2011)