UM TREM DE ANIVERSÁRIO

Trem_de_Sabana_Mogi_das_Cruzes_chegando_na_EstaoUm passeio de trem turístico no domingo de 27 de novembro, saindo da Estação da Luz, na capital, às 08h30', vai te levar até Sabaúna em comemoração aos seus 384 anos. O retorno na Luz será às 18h00'
Você vai passar um domingo agradável aproveitando a beleza natural do local, e poderá visitar interessantes propriedades rurais, assistir shows musicais, apresentações folclóricas, ferromodelismo, aeromodelismo, artesanato, além da atração do próprio trem turístico.
O pacote turístico inclui o bilhete de ida e volta, com serviço de bordo, seguro viagem e monitores de turismo credenciados. É uma realização da Prefeitura de Mogi das Cruzes, da Associação Nacional de Preservação Ferroviária, e operação da Agência Javatur. Mais informações: (11) 4728-7800

DISTRITO DE SABAÚNA

O_centrinho_de_Sabana__rodeado_pela_naturezaA origem do lugar vem da época das capitanias e dos Donatários e as terras foram doadas para o Convento do Carmo de Mogi. Os seus frades faziam a fazenda produzir os seus mantimentos.
Sabaúna era o nome da fazenda que em fins do século 19 foi comprada pelo Governo do Estado mediante permuta de dez apólices da Dívida Pública. Em 1889, uma família de tiroleses deu início ao Núcleo de Colonização de Sabaúna. Onze anos depois já contava com exatos 1.111 habitantes aí, então, já com várias outras nacionalidades.
Hoje em dia Sabaúna é um Distrito de Mogi das Cruzes e está trabalhando para se tornar um pólo turístico. Conserva sua bela Estação Ferroviária, uma agradável pracinha central rodeada de ambientes que lhe dá uma boa qualidade de vida, e vem sendo bem cuidada pela Coordenadoria de Turismo da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

SALESÓPOLIS

O nome vem de uma homenagem ao Presidente da República, Campos Sales, quando da sua visita na cidade. É uma de nossas boas Estâncias Turísticas, famosa por ser a cidade onde nasce o rio Tietê.
A cidade oferece um ótimo atendimento turístico através de um sistema de "Voucher Único" operado por suas Agências de Viagens locais, as quais mantêm um sistema de atendimento receptivo cooperado que é exemplar.
São vários os pontos de visitação, entre os quais o Parque das Nascentes, a Barragem de Ponte Nova; o Casarão da Senzala e a Usina Parque. O Departamento de Turismo da Prefeitura está sempre à sua disposição (11) 4696-3128.

BIBLIOTECAS PÚBLICAS

Vem aí um Seminário Internacional para Bibliotecas Públicas e Comunitárias, com as inscrições gratuitas já abertas. Profissionais de todo o Brasil vão se encontrar com especialistas de Portugal, Chile, Colômbia e da Alemanha.
É uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado e as datas são 22, 23 e 24 de novembro. O Seminário visa atrair público maior para as nossas bibliotecas. Local do evento: Sesc Pinheiros. Inscrições somente através do Site: www.bibviva.com.br

MONGAGUÁ E SUA MEMÓRIA

Casa_da_Memria_em_Mongagu_em_dia_de_festaA Casa da Memória de Mongaguá, que foi inaugurada em 2007, está em uma nova sede, de frente para o mar e com fácil acesso pelas principais vias da cidade. O local possui vasto acervo histórico de fotografias, documentos e objetos interessantes.
Você pode visitar de 3as aos sábados, das 10h às 17h, com entrada franca, na rua Brasília Teixeira Seckler, 20 - Centro. Pessoal especializado estará à disposição para atender você e seus amigos.

SALÃO SÃO PAULO 2012

Como já informamos anteriormente, estão abertas as reserva de espaço para o próximo Salão São Paulo de Turismo, nos dias 20, 21 e 22 de Junho/2012, em nossa capital paulistana.
Vocês, das cidades Interioranas e praianas paulistas, precisam aproveitar para se mostrar. Mostrar a cidade, o seu potencial, os seus atrativos e, ainda, os seus grandes empresários e empreendimentos. A grandeza do interior e litoral paulista precisa 'sair da concha' e ser convenientemente mostrada (11) 3758-0142 e (11) 2069-9058.

CIRCUITO DAS FRUTAS

Emblema_do_Programa_das_FrutasUm excelente passeio para você fazer num sábado é o Circuito das Frutas (com ou sem trem). Se você vai com o seu carro, o programa começa em Jundiaí às 10 horas e termina às 16 horas. Basta você reservar o seu lugar e da sua família antecipadamente (11) 4527-2000.
Mas, você pode aproveitar para ir com o Trem Turístico que sai da Estação da Luz às 08h00' dos sábados. Têm até diferentes roteiros para você escolher. Exemplo: dia 12/11 você tem: (a) Vinho & Imigração italiana em Jundiaí; (b) Frutas, Vinhos & Animais do Sítio; ou (c) Roteiro Cultural a pé.
Já no dia 19/11 você poderá optar por: (a) Frutas & Fazendas Históricas de Jundiaí; (b) Vinho & Quitutes do Sítio em Louveira; ou (c) Lanche Caipira, Mel, Vinhos e Quitutes do Sítio em Itapeva. A cada semana três opções. Você vai precisar do ano todo se quiser conhecer todos os Roteiros do Circuito das Frutas.

(texto de Jarbas Favoretto. MTb 32.511 – Em 01/11/2011)