JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM

Vitria-Rgia_no_Jardim_Botnico_Plantarum_em_Nova_OdessaEstá abeto ao público o Jardim Botânico Plantarum, na cidade de Nova Odessa (120 km da capital), um centro de referência quando se fala em flora brasileira. Ele tem 80 mil m2 você pode visitá-lo de 5ª a domingo, bem como nos feriados, das 9 às 17 horas. O ingresso de adulto custa apenas R$20,00 e há meia entrada.
São 3.600 espécies de plantas, jardins temáticos, lagos, canteiros floridos, bosques e vários caminhos sinuosos que levam você a descobrir muitas curiosidades. Tem restaurante, lanchonete, centro de eventos, além de não haver degraus, o que facilita as pessoas com mobilidade reduzida ou com carrinhos de bebê.
Por outro lado, foi inaugurado também um Programa de Educação Ambiental com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da conservação das plantas e o uso parcimonioso dos recursos ambientais. Nesse sentido foi elaborada uma exposição de plantas raras floríferas e insetívoras, aberta aos visitantes no seu Centro Cultural.

OUTRO SUCESSO CONOTEL

Conotel é o "nome de guerra" do Congresso Nacional de Hotéis. A sua 53ª edição acaba de ser realizada em São Paulo, comandada pela ABIH, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e com ajuda de parceiros da entidade.
Os diretores da ABIH sentiram-se gratificados pelo interesse verificado por parte dos hoteleiros em se atualizar sobre o setor. Eles, também, comemoraram o crescimento do mercado doméstico, o que vem provocar novos investimentos no setor.
No citado encontro debateram sobre a importância de manter programas de capacitação para melhorar os empregados atuais.
De nossa parte gostaríamos que os hoteleiros se preocupassem em contratar principalmente os Bacharéis de Turismo em Hotelaria e Gastronomia, uma vez que estes, data vênia, já foram capacitados por competentes Faculdades e Escolas Técnicas que temos 'aos montes'.

PRÓ MEMÓRIA EM SÃO CARLOS

So_Carlos_cuida_de_preservar_a_sua_memriaCom o objetivo de discutir a relação do público com o patrimônio oficialmente reconhecido e, também, a inserção do tema "O Patrimônio no Plano Nacional de Cultura" para subsidiar a elaboração do seu Plano Municipal, a cidade de São Carlos está realizando a sua primeira "Semana do Patrimônio".
Foram programados: curso de redação científica; mesas redondas; visita guiada ao patrimônio histórico de São Carlos, seguida de debates, palestra, e outras atividades.
A novidade deve-se à iniciativa da Prefeitura de São Carlos, à Fundação Pró Memória e ao seu Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de São Carlos. Parabéns a todos.

ITAPETININGA E O TROPEIRISMO

À exemplo de muitas cidades da sua região, Itapetininga também se desenvolveu na esteira do Tropeirismo. Era o lugar onde os tropeiros montavam ranchos e arraiais para descanso ou pouso, pelo fato de haver ali pasto abundante em terra fértil. A estes fatores somou-se a distância da 'Vila' de Sorocaba, o que correspondia à jornada de um dia de uma tropa solta, como era chamada, de um lugar a outro.
A cidade é famosa por seus dotes culturais, oferece vários atrativos turísticos, prédios históricos, praças bem cuidadas e um extenso programa de eventos bem elaborados. Há hotéis de boa qualidade, pizzarias e restaurantes que agradam os visitantes e uma Prefeitura que se esmera e bem acolher quem ali chega. Visite Itapetininga.

ROTA DA BANANA COM OFF ROAD

O_Mundo_Off_Road_sempre_supera_expectativas_fora_das_estradasA cidade de Pedro de Toledo foi escolhida para sediar o último passeio Off Road desta temporada. Acontecerá no dia 10 de dezembro próximo. Porém, por motivos técnicos o número máximo será de trinta veículos, razão pela qual está havendo grande disputa para o credenciamento antecipado.
Em 2011 tivemos esse tipo de passeio em Itapecerica da Serra, Brotas, Passa Quatro, Vale do Ribeira, entre outros. Às vezes também toda uma região é beneficiada. Se a sua cidade quiser se candidatar para esse tipo de evento no próximo ano basta entrar em contato com a AMITur ou pelo site www.mundooffroad.com.br

SÍTIO SÃO VICENTE

Ele não fica em nosso litoral como parece a princípio. Mas, sim em Jundiaí. O nome do Santo é porque São Vicente é o padroeiro do Vinho e das Vinhas. Então, você sabe agora que ali tem um bom vinho. O Sítio São Vicente produz as melhores frutas de mesa, bem como sucos, geléias, licores e vinhos.
As visitas são aceitas somente se forem pré-agendada ou, então, nos passeios do Circuito das Frutas promovidos pela Agência Rizzotur (11) 4527-2000. O passeio da Rizzotur inclui um farto e caprichado café da manhã no Sítio São Vicente.
Em nosso caso pessoal, ali estivemos saboreando aquele especial café da manhã e o resultado foi que nem precisamos almoçar e jantar naquele dia. Uma "dica" para você: Experimente a "Polenta Chapeada com Lingüiça"... Ou o bolo de uva. Você vai comer sem querer parar!

(Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –22-11-2011)