SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO

Salo_So_Paulo_dias_20_21_e_22_de_junho_na_capitalE chegamos a mais uma edição da exposição que procura mostrar ao público em geral e, principalmente, aos profissionais que trabalham ao redor do turismo todo o potencial que nossas cidades do Interior e Litoral possuem para ser curtido.
O grande movimento que se verifica na capital às sextas feiras e na véspera dos feriadões a caminho das nossas estradas já, por si só, nos mostra que o Interior e Litoral do Estado de São Paulo estão "deitando e rolando". A rede hoteleira e a gastronomia garantem o sucesso dos passeios de quem queira disso aproveitar.
Assim, essa exposição traz até você as informações de várias dessas cidades que estão à espera da sua visita. E mesmo com as dificuldades de um ano eleitoral as cidades melhores ali estarão.

FESTÂNCIA DE SAPEZAL

Quem estiver pela região, no fim de junho, deve aproveitar o ensejo para a festa da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, incluindo viagens noturnas com o trem turístico "Moita Bonita".
Para honrar a tradição das boas festas do Interior haverá danças juninas, quadrilhas, casamento caipira e o indispensável forró.
De "quebra", no domingo 1º de julho você poderá curtir o 5º Encontro Regional dos veículos antigos de Paraguaçu Paulista. Mais informações: (18) 3361-6165 .

ENCONTRO DE MUSEUS PAULISTAS

O_Memorial_da_Amrica_Latina_em_So_PauloOs que lidam com os Museus no Estado de São Paulo estão tendo uma boa chance de debater os aspectos da gestão e da política das instituições museológicas,bem com ampliar a rede de interlocução e de colaboração entre os museus paulistas.
É uma promoção do "Sisem-SP" (Sistema Estadual de Museus), da Acam Portinari, e da Secretaria de Cultura do Estado acontecendo neste fim de semana, no auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, e reunindo dirigentes e profissionais do ramo, além dos convidados, alguns internacionais.

GUIA DE TURISMO REGIONAL

Entre as várias categorias de profissionais Guias de Turismo, como são reconhecidos por Lei, existe a categoria de "Guia de Turismo Regional que, de acordo com a boa explicação da Professora Maiza Cristina Menezes de Carvalho é a seguinte:

"Guia de Turismo Regional – É aquele que recebe o turista, providencia o seu transporte para o hotel e o acompanha em visitas a locais de interesse histórico ou geral de uma cidade ou região, fornecendo a eles informações e explicações durante o trajeto e prestando assistência quando for solicitada.
Além disso, - ela continua - para proporcionar bem-estar aos turistas, o Guia Regional dá indicações de locais para refeições, compras, entretenimento, restaurantes, hotéis etc. Nesta modalidade de guia, é possível atuar não só em pontos históricos e geográficos da localidade, mas também em visitas a galerias de arte, museus, feiras, eventos etc."

PEDREIRA E AS LOUÇAS

Pedreira_Artigos_atraentes_para_os_turistasPara quem deseja comprar qualquer tipo de louça, porcelanas e utilidades domésticas de bom gosto e por bom preço, precisa visitar a cidade de Pedreira, no "portal" do Circuito das Águas Paulistas, pouco adiante de Campinas e Jaguariúna.
São muitas as suas indústrias e mais de 150 lojas permanecem abertas nos feriados e fins de semana para atender turistas compristas.
O primeiro "povoador" do lugar, Cel. João Pedro, tinha filhos chamados Antônio Pedro, José Pedro, Luiz Pedro e Bento Pedro. Com tanta gente atendendo por nome "Pedro", o lugar começou ser conhecido como "Terra dos Pedros".
Daí é que foi derivado o nome de hoje para cidade de Pedreira, cuja primeira fábrica de louça data de 1916. Hoje são inúmeras. De forma natural, as indústrias formaram artistas dedicados à modelagem e à pintura artística de peças de adorno que você, certamente, vai gostar.

PEDREIRA E OS PASSEIOS

Mas, quem vai comprar louças em Pedreira aproveita para curtir o lugar, os seus bons restaurantes e até um dos seus hotéis ou pousadas de boa qualidade.
São vários os passeios que a cidade oferece a começar pelo complexo do "Morro do Cristo" onde, ao longo do seu acesso, o visitante pode admirar as 14 Estações da Via Sacra em painéis de azulejo decorados por artistas locais.
Outro ponto bem visitado é o Observatório Astronômico que tem por objetivo divulgar da melhor forma e orientar as pessoas através de uma linguagem fácil e acessível, procurando despertar vocações para a área de Ciências Naturais e desenvolver o espírito científico.
A cidade de Pedreira oferece ainda o Museu Histórico e da Porcelana, o Teleférico, o Jardim Público, o Boulevard do Rio Jaguari, o Bosque Municipal; lagos, etc. Se você quiser aproveitar esta época de inverno, visite Pedreira, uma cidade que sempre te receberá bem.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 12/06/2012)