TRILHA DO ENGORDADOR

Cachoeira_do_Engordador_na_Serra_da_Cantareira__Foto_Ecoturismo_BrasilO Parque Estadual da Cantareira é aberto à visitação pública e às atividades de educação ambiental, Possui portaria, bilheteria, sanitários, área de piquenique, centro de visitantes, audiovisual e, claro, as maravilhosas trilhas de interpretação da natureza.
Uma delas é a Trilha do Engordador, cujo nome é devido a ter existido no local, no século XVII, uma fazenda onde era realizada a "engorda" do gado. Como parte da história há a Casa de Bombas (1894) pioneira no sistema de abastecimento para a capital, levando a água para a Avenida Paulista onde estavam os barões do café.
Assim, a Trilha do Engordador é revestida de natureza e história e pode ser curtida de forma organizada por Agência de Viagens especializada que oferece um roteiro interessante para você passar um agradável domingo. Para mais informações sobre esta ou outras trilhas consulte a Ecoturismo Brasil (11) 3903-0277.

TRANÇADOS DE ITOBI

Uma pequena cidade da qual apenas se conhece a placa indicativa quando se vai de Casa Branca até São José do Rio Pardo é Itobi.
Mas, se você parar e entrar na cidade vai descobrir um artesanato excelente feito em Trançado de Arame. Além de bonitos, realmente, eles são de uso prático, tal como: fruteiras, cestas, carrnhos de mesa, baleiros, descansos, luminárias, cortinas, porta objetos, enfeites, etc.

PORTAIS... MORTAIS

Portal_da_cidade_de_Perube__Foto_Miguel_SchincariolOs Portais Turísticos na entrada das cidades são sempre agradáveis e nos dão as boas vindas. As cidades turísticas que se prezam devem ter seu Portal Turístico, e algumas têm mais de um em suas várias entradas.
Mas, há que se cuidar corretamente dos mesmos. Temos recebido inúmeras reclamações de falhas gritantes a demonstrar o despreparo da administração municipal de algumas cidades cujo portal quando não está lacrado, nada mostra, nada informa, e alguns não têm espaço para o turista estacionar quando precisa perguntar algo. E os sanitários, quando existem, são imundos.
Outra falha grave é Portal Turístico que não funciona nos fins de semana ou feriados! Prá que Portal, então?
Outra falha das administrações municipais é o fato de não contratarem estudantes ou bacharéis formados em turismo para atender os turistas. Tem muita gente de qualidade precisando trabalhar. Está na hora dessas autoridades se coçarem! (Ou parar de se coçar...?).

ARTIGO 180

"- O Artigo 180 da nossa Constituição Federal reza que A União, os Estados, o distrito Federal e os Municípios promoverão e incentivarão o Turismo como fator de desenvolvimento social e econômico".
Desde 1988 nossas autoridades não lêem a nossa Constituição!

DINHEIRO

Secretrio_de_Turismo_do_Estado_Cludio_Valverde_em_curto_espao_de_tempo_vem_agradando_por_sua_atuao_O atual Secretário de Turismo, Cláudio Valverde, assinou convênios pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, liberando verbas em favor do turismo em mais três de nossas cidades.
Desta vez, Bragança Paulista receberá 5,8 milhões de reais para desassoreamento do Lago do Taboão e recuperação de suas margens, e para melhorias no sistema de sinalização turística e iluminação pública.
Lindóia, para revitalização da área externa do recinto de Exposição receberá 1,9 milhões de reais, A boa Estância de Socorro terá outros 422 mil reais destinados ao Centro de Atendimento ao Turista.
O Turismo requer boas verbas. E a melhoria é também da própria população local!

MOTORISTA TEM HORÁRIO

Embora a maioria das empresas já venha observando a nova legislação a respeito, convém reforçar o que foi estipulado na Resolução 405 do Departamento Nacional de Trânsito, que estipulou o tempo de descanso do motorista a partir de quatro horas de trabalho em 15 minutos e, depois de seis horas o direito ao mínimo de uma hora livre.
Assim, os operadores de excursões com distâncias mais longa precisam ficar atentos a esse detalhe que entra agora em vigor.

GOSTOSO É EM PIRAJU

Rio_Paranapanema__bem_aproveitado_em_Piraju__Foto_Henrique_BrancoFazendo parte do Circuito das Águas Limpas, a Estância Turística de Piraju esbanja cordialidade e bom acolhimento, cercada de ar puro e beleza ímpar. Há a boa comida em seus vários restaurantes e pizzarias.
As corredeiras do rio Paranapanema oferecem trechos belíssimos. Para visitas há o Parque Municipal do Dourado, o Horto Florestal, monumentos históricos, lindas cachoeiras, praças e recantos de onde você não vai querer sair. Você vai gostar, também, dos passeios de barco. Consulte as Agências de Turismo locais.
Oito hotéis e pousadas dão o suporte ao turista. Destacamos o Hotel Beira Rio em ótima localização e todo reformado para aumentar o seu conforto (14) 3351-1945. Por sua vez, a Pousada Jurumirim, às margens da represa, está num local muito aprazível e geralmente com promoções (14) 3351-5200. Visite a Estância Turística de Piraju!

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 17/07/2012)