ASSOCIAÇÃO SALVE FLORESTA

Grupo_de_alemes_hospedados_na_Salve_Floresta_em_Tapira_curtem_a_Mata_AtlnticaNo coração da primitiva e preservada Mata Atlântica, perto de São Paulo, e a 56 km de Sorocaba, a Associação Salve Floresta oferece uma pousada ecológica ideal para caminhadas, trilhas com observação de pássaros e ar puro, sempre na companhia de eficientes monitores.
A Associação faz um belo trabalho principalmente na Alemanha, de onde nos traz cerca de 1.000 turistas por ano. Lá ela realiza exposições sobre a nossa arte indígena e o tropeirismo. Coletam fundos para pesquisas de sementes medicinais, e buscam parceiros para projetos no Brasil. Quem se habilita?
Para curtir, você pode ir como seu carro, ou mesmo de ônibus comum que saí do Terminal Barra Funda sem problema algum. A pousada Salve Floresta foi construída com respeito à natureza e até permitindo que se durma com janelas abertas sentindo o frescor da mata. Tem 14 quartos e 9 chalés mais sofisticados, todos esperando por você. A cidade é Tapiraí, um paraíso ecológico. (15) 3277-1393.

FOZ DO MARINHEIRO

Um_dos_parasos_da_cidade_de_Cardoso_SPPreocupado com o meio ambiente, o Hotel Fazenda Foz do Marinheiro, na cidade de Cardoso, construído dentro de uma fazenda às margens da Represa de Água Vermelha, no noroeste do Estado paulista, tornou-se uma opção excelente para o turista,, seja ele da região ou fora dela.
Com boa qualidade no atendimento e serviços, todos os domingos o Hotel apresenta música sertaneja de raiz, acompanhada de um farto churrasco. Tem oferta de pacotes especiais para eventos, workshops, confraternizações, premiações, e salões para eventos. (17) 3466-6133
Com sua localização privilegiada, o "Foz do Marinheiro" propicia a pesca em lago de um lado, e, de outro lado, as margens da Represa de Água Vermelha onde boa parte de sua extensão ainda mantém mata nativa com concentração de espécies forrageiras.

CARDOSO

A cidade de Cardoso iniciou a construção e urbanização de uma praça bem ao lado da sua lagoa, um dos principais pontos turísticos da cidade. O projeto prevê um grande Lago com cascata artificial, ornamentado com plantas exóticas, canteiros ajardinados, além de bancos e coqueiros visando realçar a vista admirável da Lagoa.
A Lagoa, que tem o nome de Higino Zampronha, é um ponto turístico muito visitado principalmente por abrigar o jacaré do papo amarelo. Também reúne diariamente muitos adeptos do Cooper e da Caminhada. Trata-se assim, de mais uma atração daquela bela região do Estado.

MIRA ESTRELA

Mira_Estrela_fica_no_Canto_Paradisaco_do_Estado_de_So_PauloFundada em 1941, e após alguns quarteirões terem sido doados para quem ali desejasse se fixar, a cidade de Mira Estrela teve um bom impulso através de uma Fundação que auxiliou todos os seus prefeitos.
Possui uma praia artificial que a torna muito procurada pelos turistas que sentem prazer em transpor o seu imponente Portal.
Não falta uma bonita praça principal e um monumento (um Cruzeiro) com Fonte Luminosa de muita beleza.
Dista da capital 570 km, ou 150 km a partir de São José do Rio Preto. Mas, lá chegando você verá que a distância nada significa. Conheça Mira Estrela! E conheça outras cidades daquele "Cantão Paradisíaco"!

CIDADES DE INTERESSE

Centenas_de_Prefeitos_e_autoridades_presentes_no_lanamento_da_Frente_ParlamentarA Assembléia paulista assistiu o amplo sucesso do lançamento da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico, velha bandeira pela qual a AMITur de há muito vem lutando, e que, graças à liderança do Deputado João Caramez e da presença de mais de 150 de nossos Prefeitos e Prefeitas, o turismo do Estado mostrou a sua força.
Outros Deputados apóiam a referida Frente, como é o caso da Deputada Célia que também preside a 'Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo', e do Deputado Itamar Borges que preside a 'Comissão de
Turismo da Assembléia Legislativa'
Louve-se, ainda, por uma questão de justiça, a colaboração dos Deputados Sebastião Santos, Orlando Bolçone, Beto Trícoli, André do Prado, e outros mais de todos os partidos.

A NOVA CLASSIFICAÇÃO

Por desejo e determinação do Governador Geraldo Alckmin deve ser criada uma nova categoria de cidades que, se não estão no patamar do que vem a ser uma Estância, com certeza já galgaram vários degraus nos segmentos do Turismo e, assim, fazem por merecer receber verbas para o fomento do turismo em seus municípios.
Porém, tudo caminha para obedecer a critérios técnicos e não aquela famigerada proteção política que até depõe contra os que fazem jus por merecer. É o que todos esperam.
Busca-se uma simples e completa planilha que, se preenchida, concede por estritos critérios técnicos o título a que passa a ter o direito de ostentar.
Há de ter um Conselho Municipal de Turismo sob uma Lei nos moldes recomendados pelo Conselho Estadual de Turismo. Há de ter um Inventário Básico da Oferta Turística, tanto quanto um Plano Diretor de Turismo. A AMITur vai amparar e orientar as cidades.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 26/03/2013)