MARIA GORET CHAGAS

Maria_Goret_Chagas_pinturas_com_a_boca_e_com_os_ps._Estar_se_exibindo_na_2a._Expo_Artistas_PaulistasUma encantadora artista plástica, autora e palestrante. É o que se pode resumir da pessoa de Maria Goret Chagas. O seu livro já leva um nome bem sugestivo: "Realize...tudo o que o seu coração deseja!".
Como artista plástica, com as mãos a lhe impedir, ela pinta excelentes aquarelas, ora com a boca, ora com os pés. Maria Goret estará presente na "2ª. Expo Artistas Paulistas", junto com o "Salão São Paulo de Turismo" nos dias 21, 22 e 23 de junho, no Pavilhão de Eventos Vera Cruz, em São Bernardo do Campo.
Durante os três dias da exposição, ela estará elaborando as suas obras ao vivo para o público presente. Conheça bem de perto essa pessoa maravilhosa e o seu magnífico trabalho.

CAPACITAÇÃO EM FOCO

A CNTur. Confederação Nacional do Turismo, e o CEAT, Centro de Atendimento ao Trabalhador, assinaram convênio para capacitar gratuitamente os trabalhadores que atuam nas áreas de turismo, gastronomia ou hotelaria, já com vistas aos megaeventos deste ano, bem como da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016.
Há previsão dessa mão de obra, após o treinamento, ser levada para estágios, pois o CEAT costuma intermediar a qualificação profissional.
O CEAT abrirá inicialmente três unidades. A primeira em São Paulo, no Largo do Arouche, 290. A segunda na cidade de Aparecida, e a terceira unidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

SABINO ENCANTA

rea_de_camping_na_Praia_Municipal_de_SabinoSituada na região Oeste do Estado, às margens do Rio Tietê e a 450 km da capital, eis a cidade de Sabino, pacata e convidativa, com a sua prainha artificial. Criado em 2003, o seu Conselho Municipal de Turismo vem desenvolvendo os trabalhos que lhe cabem, já tendo elaborado diversos projetos, os quais precisam de verbas do Estado para que venham a ser executados.
A sua vocação é o turismo náutico, seguida da pesca e do Turismo Rural. Um bom hotel lhe dá sustentação, bem como inúmeros ranchos que são locados aos turistas. A cidade também se tornou conhecida por falar o "sabinês", um dialeto diferente para se comunicar, em que as sílabas das palavras são pronunciadas de trás prá frente.
O "sabinês" é passado de pai para filho. A praia às margens do Rio Tietê é o cartão postal da cidade, porém a sua principal atração está na boca do povo. Em Sabino, até o comércio entrou na onda da língua de trás prá frente. Uma de suas lojas se chama "Nobisa", que é o nome da cidade ao contrário. Quem liga precisa fazer o pedido neste "idioma"!

SÃO PAULO EM SENTIDOS

Num dos postos de informações turísticas da prefeitura da capital paulistana você pode obter um livreto com o título "São Paulo em sentidos", onde sugestões para 'Viver São Paulo' ajudam você melhor aproveitar os atrativos existentes. Boa idéia da "SPTuris".
A ecologia do Horto, da Cantareira, do Jardim Botânico. A diversão ao ar livre em sessenta de seus parques. As curiosidades religiosas, as belezas arquitetônicas. Os vários museus. A gastronomia espetacular. As opções de esportes, de passeios e de vida noturna. Até ruas especializadas em determinados segmentos. Por isso, foi muito feliz a escolha do novo símbolo turístico da capital, quando o seu slongan diz: "São Paulo, Viva tudo Isso". Outras informações: (11) 2226-0562.

PRICIPAL OBJETIVO

Onde_se_conhece_o_destino_de_nossa_prxima_viagem_-_Salo_So_Paulo_de_TurismoO principal objetivo do Salão São Paulo de Turismo é o de implantar o turismo sustentável no Estado de São Paulo, gerar negócios, apresentar projetos para futuros investidores e criar novas oportunidades de trabalho, além de novos destinos para os turistas.
Através de uma grande exposição, se divulga com exclusividade as cidades do interior e do litoral paulista oferecendo os seus produtos e serviços na área de hotelaria, gastronomia, agencias de viagens, serviço receptivo, patrimônio histórico, artesanato, folclore, festas tradicionais, roteiros turísticos, a arte e a cultura popular paulista.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Dia 27 de maio próximo termina o prazo para que os municípios com menos de 50mil habitantes atendam exigências da Lei da Transparência que obriga a divulgação das informações de orçamento e finanças das prefeituras. Não atendendo, vão ficar sem recursos estaduais e federais.
O Governo do Estado, através do Cepam, disponibiliza o "Portal da Transparência" já contemplando diversas informações concentradas. Também oferece um sistema de comunicação em meio eletrônico e pode capacitar e treinar os agentes públicos municipais. Fique esperto!

JARINU E A TRADIÇÃO

Alambique_est_no_roteiro_de_JarinuUma bela região próxima a São Paulo e com a tradição da colonização italiana, com sua gastronomia saborosa e sua hospitalidade característica, você pode encontrar em Jarinu, em passeio com o Trem Turístico aos sábados ou em ônibus especial com Guia e serviço de bordo. O programa inclui visita ao orquidário, ao memorial da colonização, em vinícola familiar, alambique, e plantações frutíferas da temporada. Tudo isso fica muito fácil e agradável optando pelos serviços da Aventura Turismo (11) 2307-0788 ou (11) 2864-5768.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 02/04/2013)