VALE HISTÓRICO

Pico_da_Bacia_na_Serra_da_Bocaina_uma_das_atraes_do_Vale_HistricoO Núcleo de Turismo 'Vale Histórico' é uma jóia para qualquer turista que assim se ache. Trata-se de uma região bucólica, lindíssima e agradável ao extremo.
Ali a nossa história se faz presente em ricas fazendas que marcaram áureas épocas, principalmente com o café. Ali se encontra muito artesanato, e alguns são exportados continuadamente.
As cidades do Vale Histórico estão situadas no eixo Rio-São Paulo, na divisa dos dois Estados, entre a Serra da Mantiqueira e a Serra da Bocaina, com trilhas, rios, cachoeiras e paisagens exuberantes.

TODAS TÊM ATRATIVOS

As cidades que fazem parte do Núcleo de Turismo 'Vale Histórico' são: Bananal, São José do Barreiro, Areias, Arapeí, Silveiras e Queluz.
Destacamos o Hotel Fazenda Clube dos 200, num casarão histórico, arquitetura colonial espanhola, conservando o charme da época e a lembrança de hóspedes ilustres como Carmem Miranda e o Presidente Vargas. Seu fundador foi o Presidente Washington Luiz e mais 199 sócios. Por isso o nome "Clube dos 200". Há outros ótimos hotéis.

SOB NOVA DIREÇÃO

O_novo_presidente_do_So_Paulo_Convention_BureauxJuan Pablo De Vera, de origem uruguaia, é o novo Presidente do Conselho de Administração do "São Paulo Convention & Visitors Bureau" Ele, que preside a Ubrafe, tomou posse em evento realizado recentemente na Cinemateca Brasileira, o qual foi muito concorrido
O SPC&VB, como é mais conhecido, tem uma invejável diretoria e um bom Conselho composto de nomes respeitáveis nos segmentos do Turismo. E, ainda, se dá ao luxo de ter uma das melhores equipes de profissionais em sua Diretoria Executiva comandada por Toni Sando.

TRANSPARÊNCIA E ETC...

O Cepam está fazendo esforço concentrado, em conjunto com vários órgãos do Governo, para sensibilizar e capacitar os administradores municipais ou seus representantes a fim de evitar que os municípios deixem de receber, a partir do dia 27 de maio, os recursos voluntários do Estado e da União caso não tenham o Portal da Transparência.
Sílvio Aleixo, do Cepam, ainda nos alerta que estão realizando vários encontros regionais onde são passados aos municípios informações a respeito da Lei de Acesso às Informações, bem como montar uma Ouvidoria e Arquivo Público, para os quais serão dados todo apoio e capacitação pela Secretaria de Gestão e também do Arquivo Público do Estado para que os municípios sejam supridos por esses sistemas.

PRÓXIMOS ENCONTROS

Encontros_do_Cepam_Centro_de_Estudos_e_Pesquisas_de_Adminisrao_MunicipalPróximos encontros do Cepam em: Botucatu (16/4), Sorocaba (17/4), São Paulo (18/4), Fernandópolis (23/4), São José do Rio Preto (24/4), Araçatuba (25/4), Registro (30/4) e São José dos Campos (2/5).
"- Outra coisa também importante e relevante para o setor de Turismo é a Iluminação Pública", diz Sílvio Aleixo, que ainda acrescenta: "- não sei se todos têm conhecimento, mas a partir de janeiro de 2014 todos os municípios do Estado passarão a fazer a gestão, operação, manutenção, expansão e implantação do sistema de Iluminação Pública, sobre o que o Cepam fará um encontro especial em suas dependências no dia 16 de abril, onde os interessados estão convidados", concluiu.

OS VEREADORES

Neste inicio de gestão nos municípios é comum os prefeitos estarem no noticiário, até com muita justiça. Mas, igualmente importante para cada cidade são os seus vereadores.
Os Vereadores são peças importantes na composição política e, também, são aqueles que têm o poder de legislar, mantendo-se em permanente contato com as suas bases e, assim ouvindo-as, colaboram com o desenvolvimento da sua cidade.
Alguns foram embora, outros retornaram, e tem os que chegaram agora, mas sempre a edilidade será o retrato da sociedade local.
E, muitos dos atuais Vereadores poderão vir a ser Prefeitos um dia.
Dessa forma, nós encaramos uma Câmara Municipal como uma "escola" que concede "diplomas" aos que se destacarem. Nós, do turismo, auxiliamos devemos auxiliar os Vereadores ao máximo, não importando qual seja o partido, pois este é o nosso dever de cidadão.

MOMENTO É DE REFLEXÃO

O Turismo, como segmento econômico, não vai fazer milagres da noite para o dia, em lugar algum. Mas, com toda a certeza, vai colaborar (e muito) para o progresso das cidades que se dedicarem no assunto.
Para isso, contudo, existem regras que devem ser seguidas a começar por um correto Conselho de Turismo composto pelos reais representantes de todos os setores envolvidos com os visitantes.
Na maioria das cidades o turismo não precisa ser uma "prioridade", Mas relegar o turismo para "escanteio" é declarar-se incompetente e despreparado para a função pública.
Afinal, nós estamos no século XXI.
Os responsáveis pelos serviços ligados ao turismo da cidade, os seus conselheiros e os empresários precisam, agora, se dedicar na captação de visitantes mais do que em épocas normais. Agora é a hora de vendermos o nosso "peixe" e nos prepararmos para receber mais gente do que o normal. E receber muito bem.

 

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 09-04-2013)