INOVAÇÃO EM SBC

A_Cidade_da_Criana_est_bem_ao_lado_do_prximo_Salo_So_Paulo_de_TurismoEm 1550 a região era iniciada com o nome de Santo André da Borda do Campo, fundada por João Ramalho (o tal que casou com a Bartira, filha do Cacique Tibiriçá). Mas só em 1945 foi oficializado o município de São Bernardo do Campo que hoje conhecemos.
Com as sete 'montadoras' que se instalaram na região, dos 60 mil habitantes em 1960, hoje são 800 mil no município. E, com isso, a cidade ficou conhecida com a "Capital da Indústria Automobilística", sem perder o título de "Capital da Indústria Moveleira".
Tendo a inovação como o seu ponto forte, agora ela inova investindo no seu imenso potencial turístico. Antes com a Cidade da Criança, atualmente renovada depois de uns tempos fechada. Registre-se que São Bernardo do Campo possui três represas. A Billings, a do Rio Pequeno e a do Rio das Pedras.

O PARQUE ESTORIL

So_Bernardo_tambm__turismo_e_diversoAssim, o seu Parque Estoril aparece como o seu carro chefe desse segmento que atrai inúmeros visitantes, propiciando momentos agradáveis quer seja na prainha à beira da represa, quer seja em passeios a pé ou no teleférico.
Tem, também, tirolesa, paintball, passeios de escuna, canoagem e pedalinhos. Se preferir, aproveite as academias de ginástica ao ar livre que servem ainda para idosos e pessoas com necessidades especiais. Ou, se quiser, visite os 250 animais no Zoológico Municipal.
Inúmeros bons hotéis para todos os bolsos dão garantia de boa estada, ao lado de excelente gastronomia, principalmente a de origem italiana. São Bernardo do Campo, cidade que sediará o Salão São Paulo de Turismo, nos dias 21, 22 e 23 de junho próximo, é uma cidade que faz inveja a muitas Estâncias Turísticas.

TROPEIRISMO

O segundo Seminário Nacional Sobre Tropeirismo e Turismo Rural será realizado no dia 24 de maio de 2013, na Floresta Nacional de Ipanema, na cidade de Iperó (SP).
Os tropeiros vêm ganhando reconhecimento e podem virar Patrimônio Imaterial, pelo Iphan, bem como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Para isso, foi recomendado um banco de dados com diversas informações sobre a influência do tropeirismo.
O incansável Carlos Solera, coordenador do projeto, promete ter o material pronto em 2014, desde que os pesquisadores de diversos Estados façam os seus inventários mostrando as influências na alimentação, na linguagem e nas roupas em suas respectivas regiões.
Os tropeiros começaram a trazer as mulas da região Sul em 1727. Eles faziam uma demorada viagem até o Estado de São Paulo, onde os animais eram comercializados.

A FLORESTA DE GUARULHOS

Uma_floresta_quem_diria_em_GuarulhosAo ouvir falar de Guarulhos as pessoas associam o nome ao nosso Aeroporto Internacional. Quem diria que também temos ali uma floresta? Não só a temos, como também por Decreto ela tem um nome: 'Floresta Estadual de Guarulhos'. E com 92 hectares.
A oficialização foi feita pelo Governador com o objetivo de fomentar atividades de manejo florestal e de agro florestal sustentável, tanto quanto a criação de pomares de sementes de espécies nativas e, com isso, gerando alternativas de renda.
Foi prevista, ainda, a transferência de tecnologia de produção desenvolvida pelo setor público, a incentivar e a valorizar as propriedades rurais com o adequado uso da terra, permitindo ao proprietário rural aprender a desenvolver novas possibilidades de retorno econômico com a devida conservação ambiental.

EDUCAÇÃO COMEÇA CEDO

A_conscientizao_do_Turismo_comea_cedo_em_Sales"-"É preciso plantar a sementinha nas crianças, para que ela germine e, num futuro próximo, frutifique. Com organização e planejamento, o Turismo é, sem dúvida alguma, a grande viabilidade econômica para Sales, - assim se expressa o Secretário de Turismo daquela cidade após inaugurar o seu projeto que atende crianças de 6 a 11 anos em palestras de conscientização.
O Secretário Marcelo Botosso utilizou em sua palestra imagens de suas expedições de caiaque feitas no Lago Promissão e, mesmo sabendo que os pequeninos ainda não têm a compreensão geral do Turismo, é louvável a sua iniciativa em transmitir noções e familiarização com o setor, tendo em vista a potencialidade turística da cidade de Sales.
A Secretaria de Turismo de Sales também acaba de lançar um Guia Turístico indicando os atrativos que o município oferece. Parabéns!

LEMBRETE

A AMITur, Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico vem distribuindo e insistindo para que sejam preenchidos os formulários do Inventário Turístico da nossa Secretaria de Turismo do Estado por parte das cidades que ainda não o fizeram.
São duas coisas que as cidades precisam fazer antes de mais nada: A montagem do seu Conselho Municipal de Turismo e a confecção do seu Inventário. Depois é só fazer o seu Plano Diretor de Turismo.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 16-04-2013)