COMPETIÇÃO EM RIFAINA

Teatro de Arena em Rifaina, com o palco nas águas do Rio Grande. Foto Ajax-Pucci. Vem aí a terceira maratona esportiva de Rifaina que vai acontecer no dia 5 de abril. É uma competição de 12 horas, onde mais de vinte equipes, com até dez pessoas cada, cumprem diversas modalidades esportivas. Claro que tudo termina em festa.
Rifaina é uma agradável pequena cidade às margens do Rio Grande, na divisa com Minas Gerais, muito bem administrada, e que tem proporcionado inúmeras opções para os seus visitantes.
Na virada do ano mais de 15 mil pessoas se esbaldaram em sua prainha e a cidade foi uma das mais visitadas pelo programa 'Roda São Paulo' da Secretaria de Turismo do Estado.Parabéns Rifaina!

DIA DA ÁGUA NO TIETÊ

Parque Ecológico do Tietê, novo lazer criado para o paulistano. Nem todos sabem que temos na capital o Parque Ecológico do Tietê. Ele é administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Ele está aberto das 8h às 17h. A entrada é gratuita e tem estacionamento com 50 vagas em seu interior.
O Parque também tem o seu 'Museu do Tietê' para você conhecer mais sobre a história desse rio quando era despoluído em nossa capital.
Quatro clubes aproveitavam mais por estarem nas suas margens: Clube Espéria, Clube de Regatas Tietê, Esportivo da Penha e o Corinthians. Nesse último a piscina flutuava no rio Tietê, no que era chamado de 'Cocho', e onde se nadava com toda tranquilidade.

HOMENAGENS DO DAEE

Neste fim de semana, através do 'Museu do Tietê', estão sendo homenageados os grandes esportistas que fizeram parte da vida do rio, muitos deles estarão presentes. Atletas dos quatro clubes acima citados.
E eles estarão contando como era fácil remar ou nadar no Rio Tietê em plena capital. No Museu você poderá saber outros detalhes daquela época cheia de charme.
Você pode ir até lá de carro, de Metrô ou com o trem da CPTM. O telefone do Parque é (11) 2958-1477, enquanto o telefone da Assessoria de Comunicação é (11) 3293-8262.

MAIS UM PASSO...

A luta pela aprovação do Projeto de Lei 32/12 e da Emenda Constitucional 11/13 deu mais um passo, desde vez no seio da nossa Assembléia Legislativa, quando vimos o Auditório Paulo Kobayashi ficar pequeno, tamanha foi a presença de prefeitos, vereadores e secretários.
A convocação foi da Fremitur, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico presidida por João Caramez, deputado que vem se esforçando sobremaneira para pôr ordem na distribuição das verbas do turismo, alcançando as cidades com potencial turístico, independente do seu tamanho ou da sua força política. Busca-se apenas justiça.

AS ALTERAÇÕES

Fórum da Fremitur na Assembléia Legislativa. A PEC nº 11/13, de autoria do Governo do Estado, altera o artigo 146 da Constituição do Estado, de forma a incluir os Municípios de Interesse Turístico como beneficiários dos recursos do Fundo de Melhoria das Estâncias, que passará a denominar-se Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos.
Além das 70 Estâncias existentes, teremos mais 140 cidades com o título de Cidade de Interesse turístico que, assim, poderão receber os recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos.
"- Como prefeito, eu lutei muito pela transformação de Santa Fé em Estância Turística, e vi de perto os benefícios que o turismo levou para a cidade, movimentando e desenvolvendo a economia local. Existem muitos outros municípios com potencial turístico em São Paulo, e estes projetos surgem para consolidar e fazer justiça ao potencial turístico do Estado", nos diz o deputado Itamar Borges, membro da Fremitur.

PARQUE CULTURAL, SÃO VICENTE


As cenas teatrais com diálogos de época, que tanto marcaram a fase inaugural do seu Parque Cultural estão de volta. A cidade é a praiana São Vicente e o nome completo é Parque Cultural Vila de São Vicente.
O parque constitui uma instalação cenográfica que remonta à época da fundação daquela que seria a primeira Vila do Brasil.. " - Durante dois meses cada grupo teatral ocupa o espaço da Vila, com dez atores voluntários desenvolvendo as cenas como se fossem moradores do local", explica o secretário da Cultura, Amauri Alves. Não há cobrança de ingresso. De terça a domingo, das 10h às 19h.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –25/03/2014)