Túnel da Mantiqueira

Grande Túnel da Mantiqueira, em Cruzeiro (SP).. O Grande Túnel da Mantiqueira foi construído em 1882 por determinação do Imperador Dom Pedro II para servir à então "Estrada de Ferro Minas And Rio", a última construída por Visconde de Mauá, e ligando as cidades de Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG). A inauguração se deu em 1884, claro, com o Imperador de passageiro.
O Grande Túnel também foi alvo na revolução de 1932 ao longo dos seus 996 metros. Hoje, ele pode ser visitado, com acesso pela SP-52, bem na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais. A partir daí, segue-se a pé numa trilha de 500 metros.
No trecho mineiro existe um trem turístico funcionando.
O local está a 25 km do centro da cidade de Cruzeiro e o seu Departamento de Turismo presta as demais informações que possam ser necessárias: (12) 3143-5027. Visite Cruzeiro!

Bronca do Agente

O Agente de Viagens Renato Marchesini, da Baixada Santista, reclama com razão o fato do prejuízo das Agências e (também) da maoria das próprias cidades por não terem sistema mais lógico para receber em seus municípios ônibus, micros e vans de turismo.
É bem verdade que no passado a bagunça era geral e o desrespeito de quem descia para as praias era uma grandeza. É verdade, igualmente, que tudo precisava ser organizado. Mas, não com rigores impeditivos e/ou abusivos que se constata em algumas cidades.
Renato sugere o que vimos sugerindo até para a capital: Sêlos de Autorização colados nos parabrisas dos veículos das Agências de Viagens devidamente autorizadas pela respectiva prefeitura ou por um órgão que abrangesse toda a Baixada Santista.
O problema tem sido que as autoridades consultadas nem respondem. Até quando?

O "Sisem" Paulista

O Príncipe de Asturias, naufragou em 10 minutos ao bater nos rochedos de São Sebastião em 1916.Nem todos conhecem a existência do "Sisem" que é o Sistema Estadual de Museus, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. No entanto, é um dos órgãos mais produtivos que se conhece, tantas são as suas atividades criando exposições, exibições, oficinas, cursos e encontros, e em todos os meses.
Como exemplo, citamos a exposição fotográfica "Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira" na cidade de Rubinéia de 24/abril até 23/maio. A mesma exposição que atualmente está em Mirassol até o dia 17/abril.
"Casa do Brasil, Barraca Cigana" está em exposição até 25/abril na cidade de Olímpia mostrando formas de moradias ciganas e suas histórias. Enquanto isso, e até 4/maio, em Barueri a exposição é de "Histórias, Lendas e Naufrágios de Ilhabela" com objetos encontrados.
Os cursos, encontros e oficinas são outras preocupações do "Sisem" paulista, sempre promovendo a divulgação e a cultura de forma gratuita aos interessados. Se você se interessa pelo assunto tenha mais contato com o Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo, o "Sisem".

Dinheiro desviado

Parece que estamos num País onde desviar dinheiro virou moda. Vez ou outra, porém, a gente vê a justiça agindo. É o que acontece agora com a CNC (Confederação Nacional do Comércio) que anda desviando o dinheiro da CNTur (Confederação Nacional do Turismo), mas que a Justiça do Trabalho proferiu despacho/decisão para a primeira devolver para a segunda todo o dinheiro que por direito é desta última.
A determinação, através da Juíza da 14ª Vara do Trabalho de Brasília, manda a CNC devolver tudo o que foi arrecado por conta do Turismo (e que não pertence à CNC) desde 28 de fevereiro de 2009 até hoje e faça o devido ressarcimento à CNTur, entidade de 3º Grau que representa as agências de turismo, os hotéis, apart hotéis e demais meios de hospedagem, além de restaurantes comerciais e coletivos, bares, casas de diversão e lazer, empresas organizadoras de eventos, parques temáticos e demais empresas de turismo.
Não adianta 'estrebuchar'...Vai ter de devolver o que não é seu!

Congresso Paulista

O próximo Congresso será junto com o Salão São Paulo de Turismo. Vem aí o 14º Congresso do Turismo Paulista, a ser realizado juntamente com o Salão São Paulo de Turismo, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de junho.
Os palestrantes são os mais especializados para cada um dos vários temas que serão abordados, e os quais foram os mais solicitados pelos dirigentes do turismo em nossos municípios. Tudo estará no site: www.salaospturismo.com.br e no site: www.amitur.org.br. As inscrições são grátis. Veja a programação, escolha o que lhe convém e faça a sua inscrição.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –08/04/2014)