Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

Notas do Turismo Paulista publicadas entre 17 e 20 de Abril de 2014

AddThis Social Bookmark Button

DE ROCINHA À VINHEDO

Portal dos Imigrantes da Estrada da Boiada, em Vinhedo.Formada predominantemente por imigrantes europeus, era conhecida como 'Vila de Rocinha', virou um distrito de Jundiaí para se tornar o progressista município de Vinhedo emancipado em 1948.
Vinhedo continua com as características de uma cidade interiorana, com expressões artísticas, atividades culturais e com atrativos que agradam quem passeia por sua bem cuidada cidade. A sua Festa da Uva e do Vinho nos mostra todos os anos os melhores vinhos da região.
A cidade também faz parte do já famoso "Circuito das Frutas", um pólo turístico de reúne Vinhedo e mais nove cidades de uma região estratégica, bem próxima da capital, grande produtora de frutas.

SEUS ATRATIVOS

Memorial do Imigrante, em Vinhedo.O Mosteiro de São Bento, de Vinhedo, é um dos melhores locais para você ouvir os famosos cantos gregorianos. Um conjunto arquitetônico com seis prédios construídos em estilo romano é outra atração, servindo o local para exposições temporárias e abrigando um centro de informações turísticas.
Também atraem visitas a Represa João Gasparini com fonte natural; o Sítio Frediani, o Sítio Morada do Sol; a Praça do Aquário; o Parque Municipal, o Monumento ao Imigrante, etc. Vale lembrar que sendo uma região de origem européia a gastronomia é internacional ao lado da nossa própria cozinha. Ou seja, Gastronomia completa e de primeira.

E TEM MAIS...

Estando em Vinhedo a gente não resiste em visitar suas adegas ou alambique. Prova-se e compra-se, pois todo atendimento é feito com carinho envolvente.
Bons hotéis e pousadas estão à disposição para você curtir uns dias na 'cidade que queremos' – este é o seu slogan. A existência de uma associação de artesãos já nos dá um sinal de que existem vários tipos de artesanato o que sempre nos leva a pesquisar as novidades.
Pensam que terminou? Para encurtar, basta registrar que é no município de Vinhedo que está instalado o Hopi Hari, razão pela qual hospedar-se na cidade une-se o útil ao agradável. Visite Vinhedo!

GUIA TURÍSTICO

Capa da Edição do Guia de Cotia.Foi lançado nesta semana o Guia Turístico Oficial da cidade de Cotia. Já é a sexta edição que tem por objetivo a valorização e a divulgação do patrimônio histórico e cultural daquela região, e contando com a participação de quase uma centena de empreendedores locais.
O Guia se apresenta de forma bem organizada por Maria Ribeiro, uma especialista nesse tipo de confecção, todo o potencial turístico de Cotia, informando e orientando os visitantes e os próprios moradores sobre as novidades da cidade.
Contém, ainda, mapa de localização, principais acessos, calendário de festas e eventos, e todos os dados que os turistas normalmente procuram saber. A cidade que quiser fazer um Guia Turístico Oficial nos mesmos moldes podem consultar a AMITur.

ROTEIROS PAULISTAS

O que fazer no Estado de São Paulo durante a Copada Fifa 2014?
Isso ficou fácil para brasileiros e estrangeiros que nos visitam. O Comitê Paulista da Copa e o Governo Paulista através da sua Secretaria de Turismo comandada por Cláudio Valverde lançaram no Museu do Futebol um Guia de 234 páginas com roteiros que apresentam aos turistas toda a diversidade que o Estado oferece.
São 55 roteiros de 1, 2 e 3 dias, distribuídos por 49 municípios ao redor de até 300 km da capital. Além da descrição de cada roteiro com atividades e atrações a serem visitadas, para cada uma das cidades há informações sobre como chegar, onde comer e onde dormir.

UM ESTRANHO NO NINHO

Raquel Verdenacci, coordenadora executiva do Comitê Paulista da Copa.No palco onde se deu o lançamento, com o Governador e Secretário de Estado, apareceu uma 'ave de arribação', verdadeiro 'estranho no ninho', pousando como 'autor' da idéia. Exatamente aquele que extinguiu a primeira Secretaria de Turismo que tivemos, e a qual foi depois ressuscitada por Geraldo Alckmin.
Em tempos de eleições tem gente que se expõe ao ridículo.
Para colocar as coisas no lugar certo, a idéia e a luta por sua criação se devem ao vereador paulista Antônio Goulart. Ninguém mais. Por outro lado quem faltou no palco foi a Raquel Verdenacci, a quem muito devemos por seu trabalho magistral em defesa do Estado paulista..

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –15/04/2014)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região