TURISMO PAULISTA

Até criança participa com segurança em SocorroO Congresso do Turismo Paulista, evento neste ano totalmente gratuito e realizado ao lado do Salão São Paulo de Turismo, também com ingresso gratuito, está com toda a sua programação bem concorrida e algumas apresentações estão com poucas vagas.
No dia primeiro dia, quarta feira 25 de junho, após a abertura solene às 14 horas haverá um painel sobre "As oportunidades de negócios com o Turismo Acessível", numa apresentação de Wilken Souto Oliveira, coordenador geral de programas de incentivo do Ministério do Turismo.
A Deputada Célia Leão abordará em seguida os problemas e soluções com a acessibilidade. Fechando o primeiro dia, Walnice Zuffo, urbanista de renome apresentará "A Cidade e o olhar para o futuro".

SEGUNDO DIA

No segundo dia do Congresso, dia 26 de junho, as novidades das "Estâncias e Cidades de Interesse Turístico" serão apresentadas por João Caramez, o deputado que preside a Frente Parlamentar que defende essa nova classificação.
Em seguida, o presidente da ABIH, Bruno Omori, nos dirá quais as perspectivas e ações de sucesso para a hotelaria interiorana. A técnica de políticas públicas do Cepam, Fátima Araújo, nos dirá a inovação no desenvolvimento, enquanto João Carlos Demarco, diretor consultivo da AMITur informará sobre a excelência no atendimento ao turista.

MAIS NO SEGUNDO DIA

No Turismo Rural, agradáveis passeios a cavalo ou em charrete.A professora Mariana Aldrigui apresentará o papel do turismo no desenvolvimento, e, Jorge Carlos Silveira, coordenador do Senac em desenvolvimento social, falará sobre o papel da formação na elaboração de planos de desenvolvimento no turismo.
"Turismo Rural, perspectivas e propostas atuais" é o tema de João Pacheco, presidente da Câmara Setorial. As "Guias de Turismo e os desafios interdisciplinares" será a apresentação de Vera Lúcia Dias, fundadora do "Passeio Paulistano" e do "São Paulo Café Turismo".
Uma apresentação extra nos trará Armando Arruda Pereira, Presidente da Ubrafe que apresentará o tema: "Turismo de Negócios, a sua importância econômica e social para as cidades".

NO ÚLTIMO DIA

No dia 27 de junho, a "Regionalização do Turismo" será abordada por Vanilson Fickert diretor técnico da Secretaria Estadual, enquanto o especialista Laércio Cardoso ensinará como montar um roteiro temático.
Teremos, ainda, Toni Sando, diretor do São Paulo Convention & Visitors Bureau ensinando tudo sobre os "Destinos Hospitaleiros", enquanto a professora Maria José Giareta fará enfoque no "Estudo sobre planejamento e organização do Turismo".

NO ENCERRAMENTO

Artesanato, um dos temas do último dia do Congresso.Ainda na sexta feira 27 de junho, tudo sobre o "Turismo Ferroviário" numa apresentação de Fábio "Fumaça" Barbosa, da Assoc. Brasileira de Preservação Ferroviária. E, depois, todo o sucesso do Comtur da Estância de Socorro é contato em minúcias por José Fernandes Franco, premiado empresário e referência mundial.
Segue-se a apresentação dos segredos e importância do artesanato paulista na visão do Ouvidor da Sutaco, Renan Ribeiro Novais. Já a "Realidade e o futuro do turismo no interior do Estado" é a apresentação do professor e consultor parlamentar, Virgílio de Carvalho.
As últimas vagas para assistir essas apresentações podem ser tentadas por quem ainda não o fez. Basta inscrever-se gratuitamente no site: 'www.salaospturismo.com.br', ou então: 'www.amitur.org.br'

PARA PESCADORES

Para aqueles que ainda não sabem, o Ministério da Pesca e Aquicultura está distribuindo contatos de instituições financeiras conveniadas para o "Plano da Pesca", que é um crédito para o pescador e/ou aquicultor.
O plano é destinado a todos os envolvidos com a atividade pesqueira, compreendendo a exploração, cultivo, conservação, processamento, transporte, comercialização e pesquisa.
As linhas de crédito são oferecias a pequenos, médios e grandes pescadores e aquicultures, com benefícios exclusivos para cada tipo de produtor. Outras informações no site: 'www.mpa.gov.br/safra'.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –04/06/2014)