FESTA DE CORPUS CHRISTI

Santana de Parnaíba como sempre faz um espetáculo em suas ruasEsta é uma das mais importantes datas para a religião católica, originando missas solenes e procissões, e ocasião em que várias cidades cobrem suas ruas com figuras coloridas alusivas à data.
Uma das maiores manifestações dessa ocasião é celebrada na simpática cidade de Santana de Parnaíba, a 40 km da capital. O tapete, sempre muito bonito, terá 60 quadros em cerca de 900 metros.
Os turistas poderão aproveitar a data para visitar a Feira de Artesanato e experimentar os quitutes da Praça de Alimentação. A secretaria de Cultura e Turismo daquela prefeitura estará, também, à disposição para demais informações (11) 4154-1874.

APAs EM PLENA CAPITAL

Equipe das APAs e conselheiros da região Sul da Capital.Isso mesmo! Em plena capital de cimento armando o paulistano tem duas Áreas de Proteção Ambiental. Além do mais, são áreas com atrativos e potencial turístico.
Uma ação visando o desenvolvimento turístico do local está em andamento pela Secretaria de Turismo do Município e SPTuris. Como o assunto é sério foi promulgada a Lei 15.953/14 pela qual a região tem agora o nome de "Pólo de Ecoturismo Parelheiros/Marsilac/Bororé".
A região abrange duas subprefeituras e as APAs Broré-Colônia e Capivari-Monos, incluindo uma parte do Parque Estadual da Serra do Mar. Brevemente será lançado um site com informações desse novo Pólo Turístico.
É de se registrar que o presidente da SPTuris, Wilson Poit, ficou três dias hospedado nas proximidades para conhecer de perto alguns dos pontos de interesse turístico. Fato raro entre os nossos dirigentes públicos.

PROJETO CNTUR & SEBRAE

As duas entidades lançaram o programa: "Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro". Trata-se de um programa de capacitação inovador que promove o aprimoramento da gestão e a inclusão de boas práticas, principalmente para os setores ligados ao Turismo. Serão atendidas 1500 empresas e o investimento é de R$ 7,2 milhões

EMPREENDEDORISMO NA CNTur

Empreendedorismo no turismo, apresentação na CNTur. Foto Cristiana Schüler.O deputado Itamar Borges, presidente da Comissão de Turismo da Assembléia, esteve marcando presença no Conselho das Entidades Paulista da Confederação Nacional do Turismo, CNTur, convidado que foi para falar sobre empreendedorismo e a sua importância.
Um dos exemplos apresentados foi o o da sua atuação como prefeito da cidade de Santa Fé do Sul e o que ele realizou para elevá-la à categoria de Estãncia Turística.
"São muitos os benefícios gerados pela gestão eficiente do turismo em uma cidade. O turismo contribui para a fomentação dos negócios além de contribuir para a geração de empregos, promove relações sociais culturais e principalmente econômicas", - destacou o deputado Itamar Borges em sua apresentação.

O CONGRESSO

O Congresso do Turismo Paulista este ano bateu o recorde de inscrições, com mais de 1.600 inscritos nos cursos e painéis, das 21 apresentações durante os três dias do Salão São Paulo de Turismo.
As inscrições pela internet estão encerradas e, agora, quem mais desejar se inscrever deverá fazê-lo somente no próprio local nos dias 25, 26 ou 27 de junho. Alguns Cursos já estão com lotação esgotada.

ARTISTAS PAULISTA

É grande o número de artistas plásticos espalhados pelo Estado de São Paulo, e a maioria deles ainda não teve oportunidade de se fazer conhecido como merece.
Outros, porém já se tornaram atração turística de suas cidades, e os departamentos de Turismo das suas prefeituras já se deram conta que é mais um filão a ser explorado na conquista dos turistas.
Vários deles estarão expondo suas obras na 3ª. Expo Artistas Paulistas, nos dias 25, 26 e 27, nas dependências do Salão São Paulo de Turismo, no Centro de Eventos São Luís, na região da Av. Paulista.
O tema deste ano pediu para os artistas retratarem em suas telas cenas de suas próprias cidades. A entrada é grátis.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –11/06/2014)