IGUAPE, VERDADEIRO PATRIMÔNIO

Banda Municipal de Iguape exibindo-se para a Delegação da AMITur. Foto Renan Novais.Cidade berço da colonização japonesa, em título concedido por Lei Federal, Iguape tem em seu território as Reservas de Mata Atlântica do Sudeste, que foram tombadas pela Unesco em 1999 como 'Patrimônio da Humanidade'.
Localizada numa região belíssima, Iguape tem 70% de sua área protegida, pois inclui a Estação Ecológica dos Chauás (pouco conhecida ainda), tem parte da Área de Proteção Ambiental (Apa Cananéia-Iguape-Peruíbe), e perto de 85% do seu território abriga a famosa Estação Ecológica Juréia-Itatins. Todo o município de Iguape ocupa perto de 2.000 km2.
Vários dos seus casarões estão tombados como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Provando pulsar ali também um bom potencial artístico, fomos contemplados com números executados por sua Banda Municipal Mirim, algo que não nos cansamos de ouvir tamanha a perfeição de suas interpretações.

AS ATRAÇÕES DE IGUAPE

Centrinho de Iguape e a delicadeza dos casarios.Os inúmeros atrativos culturais, religiosos e históricos são curtição para os visitantes. Os romeiros festejam o Bom Jesus de Iguape. Os estudiosos curtem a cultura tradicional e a herança histórica. E os turistas curtem uma hospitalidade elogiável, já que isso é uma característica natural do povo local.
As belezas naturais, por sua vez, servem a todos com os seus rios, morros, praias, cachoeiras e manguezais e o apelido da cidade de "A Princesa do Litoral".
De 14 a 16 de novembro, a Prefeitura de Iguape oferece a 20ª Edição da Festa do Robalo que será realizada a partir das 19 horas, sempre na Barra do Ribeira (Juréia). Haverá apresentações musicais, comidas caiçaras, artesanato, show pirotécnico e, claro, o Robalo.
Iguape está localizada em nosso Litoral Sul, na região do Vale do Ribeira, e integrada na Bacia Hidrográfica do Ribeira. Está, ainda, numa estratégica posição entre as capitais de São Paulo (208 km) e de Curitiba (260 km), com acesso pela BR-116. Visite Iguape. Mais informações (13) 3842-7028.

SALÃO SÃO PAULO DE 2015

Neste fim de ano, com as prefeituras se preparando para um bom desempenho no próximo ano, inclusive organizando o seu orçamento para 2015, certamente estará prevendo a participação da sua cidade no Salão São Paulo de Turismo que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de Junho, na capital paulistana.
Essa exposição, que mostra o potencial turístico ao lado de todo o desenvolvimento das nossas cidades, tem sido de grande ajuda, mais precisamente para as cidades pretendentes ao galardão das nossas "Cidades de Interesse Turístico", como também tem mostrado o quanto foram melhoradas as nossas belas "Estâncias Turísticas".
O local do evento será no Centro de Convenções São Luís, em plena região da Av. Paulista e, portanto, na cidade maior emissora de turistas. As reservas para estandes já estão sendo aceitas pela AMITur (11) 3758-0142 e pela Conteúdo Brasil (11) 2069-9058.

O CLIENTE É O REI

Sem exageros frívolos, hoje em dia o cliente precisa realmente ser tratado como um rei. No caso dos restaurantes, se em mais de um lugar a comida é boa, o ambiente é bom, etc., será necessário que se capriche no atendimento para uma conquista duradoura.
Hoje, os restaurantes de classe não querem mais simplesmente um cozinheiro! Agora são requeridos Chefes de Cozinha gabaritados, isto é, não interessa apenas saber fazer um determinado prato, mas sim saber como melhor fazê-lo e por que se "faz assim ou assado".
São os cursos profissionalizantes que estão ditando a diferença.
O mesmo se aplica aos garçons, que não mais podem ser apenas aqueles funcionários "bonzinhos". O profissional tem que se reciclar e aprender o que é que ele tem de fazer, de qual maneira fazer e, principalmente, o que é que ele não deve fazer!

DELEGAÇÃO AMITur

Delegação da AMITur em visita técnica ao Vale do Ribeira.A Delegação AMITur, composta por diretores, Jornalistas e Agentes Operadores esteve em visita técnica em Iguape, Ilha Comprida e Cananéia, além de uma parada para almoço com o excelente Comtur de Jacupiranga. Reunião de avaliação será feita pelo Codivar, no dia 18.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –04/11/2014)