74 KM DE PRAIAS

Catamarã Ilha CompridaPraias sem poluição em mar aberto. Paisagens incríveis, natureza exuberante. Todos esses ingredientes estão constando dos atrativos sem iguais de Ilha Comprida.
É incrível que nem todos os turistas conheçam aquele maravilhoso cantão do Estado paulista, que também tem Iguape e Cananéia a completar o complexo do Lagamar.
Ilha Comprida possui uma das mais extensas praias contínuas, com as belezas que se pede a Deus. Ali o turista curte as vilas caiçaras, as compras, a pesca, o artesanato, as trilhas ecológicas, os roteiros de observação de aves, e muito mais.
Tudo isso a apenas 209 km da Capital.

CATAMARÃ TOUR

Parte Interna do Catamarã, com ar condicionado.O Catamarã Ilha Comprida é a mais nova atração naquele paraíso ecológico. Fizemos um bom passeio até Cananéia através do chamado Mar de Dentro. Mas o catamarã ainda tem outros passeios até a cidade de Paranaguá, no Paraná.
45 pessoas viajam com o conforto de ar condicionado na parte interna do barco. E mais 25 poltronas no Deck superior. É uma viagem tranquila normalmente a 60 km por hora, sem balanços ou solavancos por se tratar de um barco com dois cascos separados, onde cada um abriga motores Scania de alta potência.
Para informações ou contratações: (13) 3842-7028.

ILHA CULTURAL

Um dos grandes investimentos de Ilha Comprida está no aspecto cultural, com uma série de eventos que acontece para resgatar os costumes caiçaras e também integrar a população com novas formas de cultura. Isso promove a interação dos moradores com os turistas.
Ademais, a cidade oferece festivais gastronômicos, mostras, exposições, festivais de música, shows locais, nacionais e internacionais, comuns durante todo o ano, mas que se intensificam na alta temporada com o projeto "Ilha Verão".
O Departamento de Turismo daquela Prefeitura atende com muito carinho e presteza. Existem vários hotéis e pousadas para a sua estada. Recomendamos, por exemplo, a Pousada Recanto situada no 'Balneário Meu Recanto', com serviços exemplares.

AREIAS, UMA CIDADE HISTÓRICA

Areias, uma das Cidades Históricas Paulistas. Foto Miguel SchincariolUma de nossas cidades históricas paulistas é a cidade de Areais. Ela oferece aos que a visita invejável potencial de belezas naturais e riquezas desde os tempos imperiais.
Suas fazendas, seus casarões e a sua cultura constituem um patrimônio que agrada os visitantes. Ali está uma ponta da 'Represa do Funil' oferecendo boa pesca e passeios náuticos. Mas, vale visitar a Igreja Matriz (1792), a Casa da Cultura (1825) ou a Cachoeira do Quilombo. A cidade já teve moradores ilustres.
Areias, que está 'Na Trilha para o Futuro', é uma das cidades que para nós fazem parte das "Cidades Históricas Paulistas".

TERMALISMO ENTRE NÓS

Uma de nossas maiores autoridades em Termalismo, Fábio Lazzerini, foi convocado pela OMTh, Organização Mundial de Termalismo, para reuniões, na cidade de "Levico Terme', na Itália, para discutir a implantação da Federação de Termalismo da América Latina.
Com várias entidades congêneres espalhadas pelo Mundo, não é possível a America Latina ficar de fora. Esperamos que, agora, tudo venha mudar graças aos esforços característicos de Fábio Lazzerini.

SANTA IFIGÊNIA

No Roteiro das Igrejas da capital está incluída a de "N.S. da Conceição de Santa Ifigênia", oriunda do século XVII.
No período colonial, ela possuía inúmeros sinos que ecoavam por toda a cidade e, de tão alto, chegavam a incomodar os paulistanos. A última reforma é de 1912, e foi sede religiosa durante a construção da Catedral da Sé.
É famosa, ainda, por possuir uma imagem do prodigioso Santo Antônio (o casamenteiro) bem à esquerda de quem entra na Igreja. Segundo consta, ninguém fica sem casório se fizer a reza certa diante daquela artística imagem do referido Santo.
Embora espremida entre prédios, a Igreja de Santa Ifigênia mostra uma arquitetura forte e atraente. Não deixe de visitá-la.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –11/11/2014)