TERRA DAS ÁGUAS QUENTES

O enorme parque aquático de Olímpia.O total de leitos na cidade à disposição dos turistas soma 22.000 unidades em 2015, dos quais 17.800 já disponíveis. Os demais em construção para 2016. E ainda são oferecidas mais de 200 residências que o turista pode alugar para uma temporada. É a cidade de Olímpia. Não se entende como é que demorou tanto para receber o título de Estância Turística, que agora Olímpia ostenta com todos os méritos.
Poços que furaram procurando petróleo deixaram aflorar águas de fonte mineral, naturalmente aquecidas pelas rochas a mais de mil metros. Essas águas quentes deram origem a imensos investimentos para o turismo local com resorts, hotéis, pousadas, o 'Parque Thermas dos Laranjais', e vem aí o 'Hot Beack', outro parque aquático.

OLÍMPIA, A ESTÂNCIA

Olímpia, Capital Nacional do Folclore.Com 51 mil habitantes em 804 km2, Olímpia dista da capital 453 km por excelentes rodovias. Além das imensas instalações dos parques, onde você precisa mais do que uma semana para curtir todos eles, a cidade também oferece outros atrativos.
Olímpia é a Capital Nacional do Folclore, e o seu festival realizado nos meses de agosto pode ser considerado o melhor do mundo e é assistido por mais de 150 mil pessoas num espetáculo ímpar reunindo as manifestações folclóricas de todos os rincões do Brasil.
A hospedagem em Olímpia tem para todos os bolsos. Desde o sofisticado e luxuoso Royal Thermas Resort & Spa, até o mais simples hotel. Todos com atendimento esmerado. Há pequenas pousadas na cidade com apartamentos de 5 estrelas, como é o caso da 'Vitalis Pousada' ao lado do recinto dos festivais.

UMA DECEPÇÃO

Na última reunião dos Prefeitos das Cidades Estâncias realizado em Olímpia, o Secretário de Estado Roberto de Lucena deu a notícia, segundo a qual o Governo do Estado está cortando 15% da verba de todas as Secretarias.
Não importam quais sejam os problemas, nem quais sejam as dificuldades do Estado, porém não se pode concordar que seja cortada a miserável verba que tem a nossa Secretaria de Turismo do Estado.
Que se cortem as verbas das Secretarias "ricas", mas não se corte daquela que tem uma verba vergonhosamente ridícula. Além do que, estamos falando do único segmento que está oferecendo os empregos que nas indústrias estão cortando. Estamos decepcionados!

A TRANQÜILA IGUAPE

Centro Histórico de Iguape.Oficialmente fundada no ano de 1538, o município de Iguape, com 1964 km2 de área, oferece as praias de Juréia, Boqueirão da Barra do Ribeira e a Praia de Leste. Suas atrações: Museu Histórico e Arqueológico, Centro Histórico, Igreja da Basílica e várias trilhas ecológicas. Quinze hotéis atendem à demanda.
O seu primeiro ciclo histórico baseou-se no ouro de aluvião. Depois veio o ciclo do arroz. Só após o ano de 1940 é que a cidade ficou conhecida por suas praias de águas limpas. O centro da cidade tem muitos casarios tombados pelo Condephaat

HORA DA CIDADE SE MOSTRAR

O Salão que só mostra nossas melhores cidades.As cidades que já estão, ou aquelas que desejam um lugar ao sol, devem se mostrar no próximo Salão São Paulo de Turismo, no Centro de Eventos São Luís, na capital, nos dias 24, 25 e 26 de junho.
Estar presente nesta hora importante deve ser a preocupação maior, pois atualmente é maior o número de cidades com atrativos prontos para serem oferecidos aos turistas. E nessa, ninguém vai querer ficar para trás. Façam a reserva do seu espaço hoje mesmo.

O PETAR TE ESPERA

Conheça a Trilha do Bethary e a piscina natural do seu rio, a Cachoeira das Andorinhas, a Cachoeira Beija-Flor, a Cachoeira e Caverna do Couto, a Cachoeira Sem Fim, a Caverna de Santana, a Caverna Morro Preto, a Caverna Alambari.
Tudo isso no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar). Há pacotes com mordomias e Guias especializados. A região é deslumbrante. Para informações consulte o Guia de Cachoeiras, Ecoturismo e Aventura (11) 4153-9874, ou seu Agente de Viagens.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 03/03/2015)