FESTAS O ANO INTEIRO

Matriz de Timburi, em blocos de pedras e arenito. Fotomarco3dEste é o slogan da cidade de Timburí, localizada no Núcleo de Turismo das Represas, juntamente com as cidades de Piraju, Avaré, Águas de Santa Bárbara e outras também agradáveis vizinhas.
Em Julho, Timburí oferece uma jornada de "Cross Country". E a "Fespinga", uma tradicional Festa Nacional da Pinga desde 1967, mal termina em agosto e, já no início de setembro, apresentam uma etapa do Campeonato Paulista da Federação Aquática de Águas Abertas, com fama de ser o maior da América Latina. Em outubro acontece o "Encontro dos Jipeiros", o "Aniversário de Timburí" e a "Festa das Crianças".

ARTESANATO & CARTILHA

Não faz muito tempo, foi inaugurada em Timburí a Casa do Artesão para o necessário apoio aos artesãos da cidade num local adequado para expor os seus produtos e facilitando a exibição para os turistas.
Também merece elogios a criação por parte da sua Coordenadoria de Turismo de Timburi de uma "Cartilha de Educação Turística". Os alunos de todos os graus, bem como o comércio em geral, puderam ler sobre a importância do Turismo, a História do seu Município e a Educação Ambiental.
Programe uns dias de sua folga naquela bela região.

CAPACITAÇÃO NO VALE

Can Stock Photo. As cidades de Caçapava, São José dos Campos, Santa Isabel e Guararema foram as escolhidas para receber os seguintes cursos de qualificação profissional: 'Inglês para Turismo e Hotelaria', 'Básico em Organização de Eventos', 'Turismo Receptivo', 'Camareira', 'Garçom e Garçonete' e 'Higiene e Manipulação de Alimentos'.
Os cursos são gratuitos, com início em 04 de maio próximo, e estão sendo oferecidos pelo eficiente Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São José dos Campos e Região, também conhecido com 'Sinhores'.
Para participar é preciso preencher o formulário de inscrição que está disponível no site www.sinhores.com.br. As vagas são limitadas.

QUEM GOSTA DE TRENS?

Um charme de trem, o Orient-Express.  Há quem tenha paixão por viagens em famosos trens internacionais. Naqueles trens que não temos por aqui. Ademir Pedro de Souza, vice presidente da AMITur, é dessas pessoas que curtem intensamente tudo do que gostam na vida.
Ainda no final do ano passado ele foi desfrutar dos trens do famoso "Orient-Express" visitando diversos países. Neste mês, ele estará percorrendo de trem, no Panamá, o trecho que sai do Oceano Pacífico e vai até o Oceano Atlântico.

VOLTA AO MUNDO

Ademir já tem programado para o mês de julho uma volta ao mundo de trens, o que vai incluir outro famoso e formoso trem que é o "Transiberiano".
Diga-ser de passagem que não é a primeira vez que ele anda por todos os trens existentes no mundo. E ele só lamenta que o Brasil não tenha se importando com esse tipo de transporte.
No mês de junho, Ademir Pedro de Souza estará apresentando para você, no Congresso do Turismo Paulista, o universo dos trens turísticos de luxo existentes em todo o mundo.

CIRCUITO ESPELHO D'ÁGUA

No Circuito Espelho D’Água não faltam cachoeiras. Em épocas como a atual, em que se vê a grande importância da água para o nosso planeta, tornam-se melhor ainda os passeios pelo chamado 'Circuito Turístico Espelho D'Água'.
A região é belíssima, com clima quente e com bom calor humano da sua gente. São cinco os municípios que compõem o Circuito. São eles: Rubinéia, Santa Fé do Sul, Santa Clara D'Oeste, Santa Rita D'Oeste e Três Fronteiras.
Essas cidades estarão se exibindo no próximo Salão São Paulo de Turismo para mostrar todo o seu potencial e para provar que merecem figurar entre as cidades de interesse turístico, já na pauta de votações na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Reserve em sua agenda uma visita ao Salão São Paulo de Turismo, das 14h às 20h, nos dias 24, 25 e 26 de Junho, no Centro de Eventos São Luís, na região da Av. Paulista, em nossa Capital.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 08/04/2015)