VALE HISTÓRICO PAULISTA

Sede da Fazenda São Francisco.À época, um dos mais importantes centros econômicos do Brasil, o Vale Histórico Paulista se apoiava na produção cafeeira.
Tal atividade proporcionou rápido crescimento da região, trazendo riquíssimos sobrados urbanos e imponentes sedes de fazendas que ainda ali estão para você atestar a grandeza de quase um século e meio de progresso e abastança.
As seis cidades que compõem o Núcleo de Turismo 'Vale Histórico Paulista' são: Arapeí, Bananal, Areais, Silveiras, Queluz e São José do Barreiro. "- A distância entre uma cidade e outra é dada pela jornada de um cavalo" – conforme nos disse a Eliane Leite, da Fazenda São Francisco, de São José do Barreiro.

TEMPOS DE DOM PEDRO

"- O Príncipe Regente cruzou a cavalo todo o Vale Histórico Paulista, de maneira totalmente documentada, passando com pompas por fazendas que ainda resistem altivas e entrando no terceiro século de existência". Lembra-nos Paulo Regis Mattos, da Fazenda da Barra.
Na região, onde está o Parque Nacional da Serra da Bocaina, um lugar deslumbrante, eram as terras do casal D'Eu. Lembrando que a Condessa D'Eu era nada menos do que a Princesa Isabel que ali se hospedava.
Assim, por todos os lados você pode ver lembranças da época, como louças e objetos que estão na Casa de Cultura e em museus particulares.

CAMINHOS DA CORTE

Cachoeiras, na Serra da Bocaina.Foi tentada, certa vez, a montagem de um Roteiro Turístico especialmente para explorar as jóias raras que temos na região, e que se chamou "Os Caminhos da Corte". A intenção era possibilitar aos seus visitantes a História, aliando a culinária regional, a vida do campo, a ecologia, o artesanato, e os bons produtos do agroturismo.
Tem boas Agências de Turismo por ali, mas notávamos a falta de união dos empresários, por exemplo, que nunca se interessaram em fazer uma divulgação correta e eficiente. Vamos ver agora com a nova Lei 1.261/2015, se aquele pessoal vai continuar dormindo.

CHEGADA DE IMIGRANTES

Quem chegava do exterior a partir de 1886 eram encaminhados para prédios construídos naquele ano, os quais abrigavam as pessoas que chegavam de outros países.
Aqueles eram os anos do fim da escravatura e faltava mão de obra, principalmente a especializada. Ali, até 1.000 imigrantes podiam se hospedar e comer gratuitamente por até oito dias, enquanto eram contratados para diversos trabalhos.

MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Museu da Imigração, em São Paulo.Assim, no local temos hoje o Museu da Imigração, parte importante da nossa história, até porque todos que chegavam eram registrados em livros que atualmente são indispensáveis para os descendentes que querem saber quando os seus antepassados aqui desembarcaram.
Os países europeus aceitam o documento oficial que ali é emitido para obtenção de dupla cidadania, por exemplo.
A visitação é das 09h às 17h, exceto 2ª feira. Ingresso para adultos: R$6,00. Há monitores para grupos e um pequeno passeio de trem "Maria Fumaça" nos feriados e fins de semana. Local: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Bairro da Mooca. Informações (11) 2692-1866.

EXPOSIÇÃO DOS ARTISTAS

Temos vários e bons artistas inscritos para a 'Expo Artistas Paulistas' que será inaugurada juntamente com o Salão São Paulo de Turismo, nos dias 24 a 26 de junho em curso. Compareça e aprecie suas obras.

TURISMO DE COMPRAS

Águas Paulistas, cidades agradáveis para turistas.O Turismo de Compras também é muito forte no Núcleo de Turismo Águas Paulista, destacando-se malhas de diferentes estilos que são produzidas por 400 malharias.
Centenas de lojas de fábricas e suas feiras de artesanato e artes plásticas constituem bons momentos de passeios e entretenimento em Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia e Serra Negra, por exemplo.
Bons hotéis nos dão o suporte para vários dias de estada. Em outras palavras, essa região atende os mais idosos que querem paz e sossego, tanto quanto atende bem os jovens aventureiros. Visite a região.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 03/06/2015