TRÊS CIDADES DO EXTREMO OESTE

Três cidades unidas no Salão São Paulo de TurismoBem na ponta Oeste do Estado de São Paulo, três cidades convivem normalmente, A diferença é que agora as três se uniram para melhor oferecer a você passeios deslumbrantes. As três são: Rosana, Teodoro Sampaio e Euclides da Cunha.
Rosana oferece um dos mais lindos trechos do rio Paraná. Existem mais de 15 ilhas fluviais para satisfação dos turistas e ótimos passeios de barco nesse rio e no Paranapanema. Como opção de hospedagem você escolhe entre hotéis, pousadas ou ranchos à beira rio.
Também existe em Rosana um balneário onde famílias se divertem. Há os quiosques equipados com churrasqueiras, playground, quadras de areai, campo de futebol, estacionamento, banheiros com duchas, bares e lanchonetes e, claro, a culinária ribeirinha ante um cenário relaxante e aconchegante.

TURISMO EM TEODORO

O Parque Estadual em Teodoro.O município de Teodoro Sampaio oferece principalmente o Turismo Ecológico, o Turismo de Pesca e o Turismo Rural. Mas também realizam grandes eventos que foram criados para enriquecer a cultura da cidade, atraindo gente de toda a região. Exemplo disso é a "Expo Teodoro".
O nome da cidade é homenagem ao Engenheiro que fez o primeiro levantamento geográfico de toda a região do Pontal do Paranapanema, em 1886, em especial sobre o rio Paranapanema.
Em Teodoro está o Parque Estadual Morro do Diabo, uma floresta tropical para educação ambiental, pesquisa científica e visitação.
O artesanato local igualmente é destaque, rico em criatividade, tanto em estilos rústicos como em estilos modernos. Utilizam para tal inúmeras matérias primas. Visite Teodoro Sampaio.

EUCLIDES PAULISTA

Calçadão da Prainha de Euclides da Cunha Paulista. O nome correto do município é Euclides da Cunha Paulista, e está a 160 km de Presidente Prudente e a 150 km de Maringá (PR). Por tal razão é fácil compreender o grande número de visitantes paranaense no balneário dessa cidade situada bem no Pontal do Paranapanema.
O Turismo Rural é praticado em duas Fazendas, as quais são convites aos exploradores que gostam de desfrutar das belezas do campo. No próximo mês, Euclides da Cunha Paulista receberá o "Rally dos Sertões", evento que reúne competidores de todo o mundo.
Como toda boa cidade do nosso Interior, ali também inúmeras são as grandes festas regionais. A maior delas é a "Expoeuclides" programada para o mês de setembro. A cidade vem sendo bem cuidada por sua atual administração, e se prepara, agora, para entrar no mundo do Turismo aproveitando todo o seu potencial.

LEI PARA INCENTIVAR

Na sede da CNTur em Brasília, o seu presidente Nelson de Abreu Pinto recebeu para uma reunião de trabalho o Deputado Federal Herculano Passos que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, bem como o Deputado Federal Alex Manente que preside a Comissão de Turismo daquela Câmara Federal.
Na ocasião os deputados apresentaram a minuta do Projeto de Lei de Incentivo ao Turismo que, no momento, está sendo elaborada pela citada Frente Parlamentar e pela Comissão. Todos do trade gostariam de conhecer os termos atuais da citada minuta.

REVOLUÇÃO DA PIZZA ECOLÓGICA

Sempre procuradas por visitantes, as Pizzarias desempenham um papel importante no chamado Turismo Receptivo de qualquer cidade. Na verdade, as mais saborosas pizzas do mundo você come aqui em São Paulo! Mesmo!
Por outro lado, sempre se ouviu os comentários contra o desmatamento para a coleta da lenha para os fornos das pizzarias. Daí porque um grupo de empresários partiu para estudos alternativos e acabou inventando o que chamam de "Fornoforte", um pequeno e transportável aparelho, alimentado à gás, em lugar do uso da lenha.
E tal aparelho faz uma boa pizza em 2 minutos.
Os ecologistas não terão do que se queixar, até porque as pizzas do "Fornoforte" apresentam as mesmas características daquelas feitas no forno à lenha, eis que a temperatura na parte superior e na parte inferior são as recomendadas, além de não ocupar muito espaço.
Só a dispensa dos inconvenientes do manuseio e da estocagem da lenha, já é motivo para os interessados estudarem o assunto.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –15/07/2015)