TURISMO DE COMPRA

A Capital dos Bichos de Pelúcia. Foto Alexandra Tahan.Um dos segmentos importantes na cadeia do Turismo é, certamente, o Turismo de Compra. Ele pode estar agregado a outros segmentos, tanto quanto pode ser o seu "carro chefe" em algumas cidades. Talvez este seja o caso da cidade de Tabatinga, à margem da Rodovia Washington Luís, próximo de Araraquara.
Antes forte em citricultura, o município passou a se especializar na produção de confecção infantil e acabou por se tornar a Capital Nacional dos Bichos de Pelúcia e de Produtos Infantis. As suas 42 principais Empresas produzem todos os itens que você precisa para enxoval de bebês ou para decorar o quarto dos seus filhos.

CIDADE DE ALTO INTERESSE

Os turistas se encantam com Tabatinga. Tabatinga é uma cidade simpática que atrai visitantes que vem sendo contabilizados por seu Departamento de Turismo desde 2009.
Assim, puderam constatar que 66% dos seus visitantes ali chegam para comprar os diversos produtos infantis, enquanto que outros 31% vão para negócios. Negócios relacionados, em sua maioria, com os citados produtos.
Tudo isso é lastreado por vários bons restaurantes, pousada, hotel, por sua Associação Comercial, e por uma Prefeitura que se esmera em bem atender todos os visitantes que ali aportam. Vale a penam visitar Tabatinga e curtir suas vitrines maravilhosas.

TRILHOS & RODAS

Outro passeio envolvendo turismo ferroviário acontece normalmente a partir das 7 horas dos fins de semana, na Estação da Luz em São Paulo. Entre outros passeios, um destino é ao Circuito das Frutas. O programa é operado pelas Agências Graffit (da capital) e Rizzatour (de Jundiaí), com apôio da CPTM.
O passeio de trem levará o visitante por 60 km de trilhos até Jundiaí, onde ele visitará, em ônibus de turismo, as propriedades rurais produtivas, interagindo com o cenário e a cultura local e desfrutando das delícias caprichosamente preparadas.
O turista apreciará um verdadeiro show de cores e sabores com muitas surpresas. (11) 5549-9569 ou (11) 4527 2000.

RODEIO INTERNACIONAL

Vem aí a 60ª Festa do Peão de Barretos.Nem precisamos mencionar tratar-se da cidade de Barretos, a mesma que deveria ser uma de nossas Estâncias Turísticas.
Neste ano estará sendo ressaltado o titulo do evento em idioma estrangeiro que será: "23º. Barretos International Rodeo". Alí estarão reunidos 200 profissionais de alto nível dos rodeios mundiais. Estarão em disputa seis modalidades de montarias em touros e em cavalos, nas conhecidas provas cronometradas.
Entre os campeões internacionais destacamos dos Estados Unidos, Canadá, México e Austrália. Essa competição acontecerá dentro da programação da "60ª Festa do Peão de Barretos", nos dias 20 a 30 de agosto, em mais uma vitoriosa realização da "Associação Os Independentes".

GABINETE ITINERANTE

O Secretário Estadual de Turismo, Deputado Roberto de Lucena, estará levando todo o seu Gabinete até a cidade de Marília no próximo dia 28 de julho, para receber e conhecer as demandas de toda aquela região administrativa.
A reunião terá início às 09h30 nas dependências do Hotel Estoril, situado na rua São Luiz, 139, no centro de Marília.
A Partir das 15 horas está prevista mais uma edição do "Sabor São Paulo" reunindo as melhores artes culinárias da região, com degustação após as 17 horas, quando se elegerão os três melhores pratos que disputarão a grande final em São Paulo, nomes de Novembro.

A BANANAL HISTÓRICA

Bananal, SPPassear pelo centro de Bananal é fazer uma volta ao passado. Você pode, por exemplo, visitar o Sobrado de Dona Laurinda (1811), uma belíssima construção com influência árabe em sua arquitetura. Ele foi tombado e, internamente, é um pequeno museu com peças raras.
Lá está a 'Estação Ecológica' que, por seu turno, é o Museu do Imigrante Italiano. Em todo município abundam rios e cachoeiras. Você encontra ali criação de trutas que poderá saborear. Para incrementar o interesse dos visitantes, e com a colaboração do Sebrae, dezoito artesãs em crochê estão bem organizadas à espera da sua visita.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –21/07/2015)