Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

NOTAS DO TURISMO PAULISTA publicadas entre 30 de julho e 02 de agosto de 2015

AddThis Social Bookmark Button

VILA DE ITATINGA

Vila de Itatinga, melhor desfrutada em excursões. Foto  Caiçara Expedições.Esta Vila centenária foi construída por ingleses e hoje é utilizada por funcionários da Usina Hidrelétrica de Itatinga, no litoral paulista. A vida ali tem o mesmo estilo da época da sua fundação. Está ligada ao porto da Codesp por 6 km que são percorridos por um pequeno bonde.
É um lugar cercado por trechos preservados e lindíssimos da Serra do Mar. As caminhadas são curtas. A mais longa, de uma hora, alcança piscinas naturais e cachoeiras convidativas.
Importante saber que é necessária uma autorização prévia da Codesp para entrar na Vila. Por isso, o melhor é aproveitar um dos bons passeios organizados partindo de Bertioga e que são oferecidos pela Caiçara Expedições (13) 3466-6905. Experimente. Você vai gostar!

O MOMENTO É DE REFLEXÃO

O Turismo, como segmento econômico, não vai fazer milagre algum da noite para o dia em lugar algum. Mas, com toda a certeza, vai colaborar para o progresso das cidades que ao assunto se dedicarem.
A criação de novos empregos no setor é uma realidade que provoca aumento nos demais segmentos comerciais de toda a cidade.
Para isso, contudo, existem regras que devem ser seguidas a começar por um correto Conselho de Turismo composto pelos reais representantes de todos os setores, direta ou indiretamente envolvidos com os visitantes em geral. A Secretaria de Turismo do Estado fornece o modelo de Lei para a sua cidade simplesmente copiar.

O COMTUR

Para esse Conselho, os membros devem escolher o seu presidente com a independência de uma democracia, recusando aqueles que "querem" ser presidentes!
Igualmente, rejeitar os que têm tendências político partidárias, pois o Comtur não é lugar de disputas partidárias! E, mais ainda, enxotar aqueles que só pensam em seus próprios negócios ou interesses!
Em qualquer cidade sempre existe uma quantidade bem maior de pessoas corretas, honestas e competentes. É preciso que saibamos escolhê-las e prestigiá-las. O benefício será de todos!

MSC CRUZEIROS

Vem aí nova temporada de cruzeiros marítimos.  Foto MSC.Há 18 anos, fizemos a primeira viagem num navio da MSC. Companhia que vem operando nas costas brasileiras todos os anos. Na temporada de 2015-2016 estarão servindo as costas brasileiras quatro navios, os quais farão mais de oitenta cruzeiros marítimos, a maioria deles partindo de Santos. Os navios serão: MSC Splendida, MCS Lírica, MCS Armonia, e MCS Magnifica. Um quinto navio (MCS Poesia) também estará no Brasil, mas este terá saídas da Argentina.
Vale registrar o fato de que todos esses navios trazem turistas estrangeiros em visita ao nosso país. Só os citados navios deverão trazer cerca de 50.000 turistas nesta próxima temporada.
Os cruzeiros marítimos oferecem uma ótima opção aos turistas e ajudam a gerar emprego e renda para nossos profissionais.

DIRETORIA DA AMITur

Foi eleita a nova Diretoria Executiva da AMITur (2015-2018), a Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, e está assim constituída: Presidente Jarbas Favoretto; Vice Presidente Ademir Sebastião Pedro de Souza (de Franca); Vice Presidente Cíntia Müller Araújo (São Paulo); Suzi Camargo, da Conteúdo Brasil, na Tesouraria; e Nelson Carrano Torres, (Piracicaba) na Secretaria Geral.
Também foram eleitos: 54 Diretores Consultivos (um para cada segmento do Turismo): 60 Conselheiros no Estado de São Paulo (um para cada Núcleo de Turismo), outros 42 para os demais Estados brasileiros e mais 10 Conselheiros para as permutas internacionais.

RUÍNAS DO ABAREBEBÊ

As Ruínas de Aberebebê, em Peruíbe.Trata-se de um sítio Arqueológico com as ruínas da Igreja de São João Batista, construída em Peruíbe em 1530, naquela época era pertencente à Capitania de São Vicente. É o único Aldeamento do litoral paulista hoje tombado pelo Condephaat.
As Ruínas do Abarebebê é uma das atrações daquele município. Tem entrada controlada. Ao lado da capela foi construído o segundo colégio do Brasil para catequese de meninos.
A cidade também apresenta peças arqueológicas da região no seu Museu Histórico. E para quem quiser 'beber' Cultura: a Biblioteca Municipal tem mais de dez mil títulos à disposição. Visite Peruíbe.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –28/07/2015)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região