SEMANA DE PORTINARI

Na semana de Portinari outros artistas prestam homenagem.Tradicional evento é realizado na cidade de Brodowski, nos dias 14 a 23 de agosto, comandado por seu 'Museu Casa de Portinari' e pela Prefeitura local. Neste ano é a 40ª Semana Portinari com programação recheada de atrações para público de todas as idades.
São exposições, oficinas, apresentações de dança, música, teatro e cinema, desfile, e a tradicional "Piazza Della Nonna", mostra de culinária e canções italianas. No programa ainda a Pintura Mural que transforma a cidade de Brodowski numa galeria de arte a céu aberto.
A "Rota da Arte" estará sendo possível graças ao programa "Roda São Paulo" da Secretaria de Turismo do Estado, cujos ônibus estarão circulando entre as cidades de Brodowski, Batatais, Altinópolis, Ribeirão Preto, São Simão e Dumont, desde o dia 14/agosto até o dia 23/agosto.

IGARAÍ EM MOCOCA

Igaraí, o distrito gracioso de Mococa.Mococa tem um distrito denominado Igaraí. Porém não se entende como um simples distrito. Mas, sim uma localidade muito linda que vale a pena conhecer e festejar até porque neste mês o Distrito comemora 159 anos de existência.
Assim, conforme nos informa a diretora de gestão da prefeitura, Cida Cilli, os eventos são incrementados tanto em palestras educativas como nos shows em praça pública. Nesta caso, está sendo anunciado show com Maria Alcina.
As atividades turísticas e culturais em Mococa estão sendo muito movimentadas, causando inveja à outras cidades. Desfile, brinquedos infláveis, oficinas literárias, trenzinho turístico, torneios esportivos, cinema, festival de viola, shows no coreto, etc. Assim, Mococa valoriza um distrito de forma elogiável. Parabéns.

INVENTÁRIO TURÍSTICO

O Secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, está focado em nos oferecer o inventário turístico do Estado, mas, para isso, é preciso que as nossas cidades façam a sua lição de casa, que vem a ser o inventário turístico do seu município.
Várias já o fizeram. Porém muitas ainda não se mexeram, e depois pleiteiam receber verbas do turismo. Vejam só!
Estamos sabendo que o Departamento Técnico da Secretaria do Estado está elaborando um novo formulário, mais completo, o qual virá servir para o Estado patrocinar a plena divulgação de nossas cidades com potencial turístico. Serão lamentáveis as cidades que ficarem de fora da publicidade que será implantada.

COSTA DA MATA ATLÂNTICA

Oito cidades praianas integram o Convention Bureau de Santos e Região.Oito cidades praianas do Estado de São Paulo, além das suas praias também oferecem ecoturismo, lazer, aventura, esportes, gastronomia, história, cultura e turismo de negócios. O fato de elas estarem a curta distância da capital é outra vantagem.
As cidades são Santos, Guarujá, Bertioga, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente. Elas são divulgadas e oferecidas com o programa "Costa da Mata Atlântica" criado por 'Santos e Região Convention & Visitors Bureau'.
Essa entidade associativa foi criada em 2002, fruto da união da iniciativa privada, prefeituras e entidades de classe.
Temos visto os enormes esforços em bem divulgar aquela importante região turística. O mapa da região que foi criado é um retrato de competência da entidade. Todas as informações da citada região podem ser obtidas pelo fone: (13) 3232-5080.

RUBINÉIA, TERRA DO SOL

O peixe tucunaré reina nas águas de RubinéiaLocalizado no extremo noroeste paulista, e próximo da confluência do rio Paraná, rio Paranaíba e rio Grande, onde o Estado de São Paulo se encontra com os Estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, o município de Rubinéia tem o direito do título de "Terra do Sol".
Como se isso não bastasse, a cidade tem inúmeros excelentes restaurantes, com uma fartura de artes culinárias que faz compensar a nossa viagem até lá. A maioria dos pratos, claro, é feita com os peixes que abundam na região.
Os ranchos e pousadas de Rubinéia foram projetados para o seu total conforto e o da sua família. Se preferir, tem até barco hotel. O fato é que a cidade é muito agradável, oferece passeios magníficos e tem um eficiente atendimento da Secretaria de Turismo (17) 3661-1110.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –04/08/2015)