TURISMOTERAPIA

Trilha do Cabuçu, Mata Atlântica. Foto Caiçara Expedições.Pausa no stress, folga com a poluição, longe dos problemas, e um 'montão' de outras vantagens se você fizer a 'Turismoterapia', um verdadeiro santo remédio.
Sentir a Mata Atlântica te envolvendo com ar puro por todos os lados... O que mais você quer?
Isso está ao seu alcance, por exemplo, na Trilha do Cabuçu, operado com carinho pela Caiçara Expedições, com saídas de Santos em grupo mínimo de 6 pessoas e máximo de 45.
Guias acompanhantes altamente especializados, autorização, dicas, seguro, tudo o que você possa exigir. Info: (13) 3466-6905

TRILHA DO CABUÇU

Lugares convidativos na Trilha do Cabuçu.  Foto Caiçara Expedições.A trilha fica no município de Santos, em local que já abrigou uma fazenda com plantação de bananas. O passeio, ida e volta, leva umas seis agradáveis horas.
No primeiro trecho anda-se na planície costeira, onde a vegetação da Mata Atlântica encontra-se em recuperação. Já no segundo trecho, no sopé da Serra do Mar, é pura mata original com vários atrativos naturais. Entre eles, grandes árvores, córregos e, por fim, a Cachoeira do rio Cabuçu com cerca de 10 metros de altura, formando uma bela piscina.
O local representa uma referência histórica, pois no período de colonização abrigou a Companhia de Jesus, que ali montou um posto de catequese para os índios.

TRABALHO EM MUSEUS

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sistem-SP, congrega e articula os museus do nosso Estado) e a Associação Casa e Museu de Portinari no dia 20 de agosto dará início a mais uma turma do curso à distância denominado "Introdução ao Trabalho em Museus. Desta vez o grupo já foi fechado.
Esse curso livre e gratuito utiliza a plataforma de uma das melhores universidades do Estado que é a Unaerp de Ribeirão Preto, e busca esclarecer e facilitar o dia a dia do trabalho em museus. Tem a carga de 60 horas que é dividida em 12 semanas.

PLANEJAMENTO TURÍSTICO

 Local do Evento, em Aparecida. Que negócio é esse?
O turismo municipal ou o turismo regional precisa desesperadamente de um planejamento turístico num Estado em que o seu Governador se propõe a liberar verbas do turismo para as cidades que assim o fizerem por merecer.
Na cidade de Aparecida, no dia 3 de setembro, os gestores de turismo de áreas públicas ou privadas poderão conhecer tal processo através de um curso rápido, das 08h30' às 17h30', com a doutora e mestre de planejamento urbano e regional Cleide Pivott, ela com mais de 20 anos de excelentes serviços prestados ao turismo.
O local será na Pousada do Bom Jesus, um verdadeiro oásis dentro da cidade de Aparecida. O programa oferece almoço incluído. Outras informações: (12) 3207-4559.

BARRETOS CHAMA

 Festa do Peão de Barretos. Foto Os Independentes.Uma vez mais, o Brasil vai entrar no clima da maior festa do peão da América Latina. "Os Independentes", de Barretos, fazem o maior evento nacional, depois do carnaval. A cidade recebe mais de 800 mil visitantes em dez dias de intensa programação que propõem cultura, esporte, lazer e entretenimento para adultos e crianças.
E tem ainda como destaque entre as atividades, o concurso da Rainha da Festa e da Mini-Rainha do Peãozinho. Dj's internacionais também estarão presentes e as atrações vão procurar resgatar a vida sertaneja. Visite Barretos.

43ª ABAV EM SETEMBRO

As 27 ABAVs estaduais se preparam para trazer todos os profissionais do turismo dos seus respectivos Estados para a 43ª Abav-Expo Internacional de Turismo, que teremos no Anhembi de 24 a 26 de Setembro.
Os agentes de viagens e operadores terão direito da "AD90" e as regionais já estarão reservando hotéis, traslados, etc. É o maior evento profissional do gênero que temos por aqui.
Juntamente com a Feira, também acontece nova edição do Congresso dos Agentes de Viagens. Nenhum agente de viagens tem o direito de faltar num duplo acontecimento como é este caso.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –11/08/2015)