RIO PARANÁ, MARCO ZERO

Marco Zero do rio Paraná.Ao lado de onde nasce o Rio Paraná está a cidade de Santa Fé do Sul, uma jóia rara no extremo noroeste do Estado, a 150 km de Araçatuba, ou, ainda, bem no encontro de três Estados: São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul,
A Estância Turística de Santa Fé do Sul é um excelente lugar para você passar as suas férias gastando pouco e curtindo muito as suas belezas naturais, e onde você pode ter muita diversão, lazer e descanso.
Hotéis, ranchos e chalés dão suporte para você desfrutar lindas praias de água doce, ou o parque aquático termal de águas quentes. Também existem áreas de passeio em parques de preservação.

SANTA FÉ DO SOL

É assim que costumamos chamar Santa Fé do Sul, pois o sol é soberano na região. Por isso os turistas buscam a cidade para agradáveis passeios náuticos em balsas, barcos, lanchas ou Jet Sky.
Banhada por águas puras e cristalinas do Rio Paraná, Santa Fé é perfeita para o turismo de lazer, repouso ou prática de esportes. É crescente o numero de turistas que buscam as suas praias.
A cidade faz parte do Circuito Turístico Espelho d'Água, juntamente com as cidades de Rubinéia, Santa Rita d'Oeste, Santa Clara d'Oeste e Três Fronteiras. Informações: (17) 3641-1811 e 3641-4116.

FRENTE PARLAMENTAR

 Importantes personagens do Estado na reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo.Presidida pela Deputada Célia Leão, e com a presença dos deputados Itamar Borges e João Caramez, reuniu-se na Assembléia Legislativa a Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo, com bom público composto dos melhores formadores de opinião.
A preocupação foi saber dos amigos do Interior quais são as suas atuais demandas e/ou as suas atuais sugestões para o desenvolvimento do nosso Estado nos segmentos do Turismo.
Os diversos pleitos, alguns antigos, serão alvo de encaminhamentos monitorados para que tenhamos uma providência, uma decisão, ou mesmo uma satisfação. Voltaremos ao assunto brevemente.

RIFAINA É A PEDIDA.

Situada no extremo nordeste do Estado de São Paulo, eis uma cidade que merece a sua visita, pelo tanto que foi feito para agradar o turista, principalmente na orla de suas praias artificiais, às margens da grande represa de Jaguara com 25 km de extensão.
Sua arte culinária inclui 'peixe na telha', 'traíra desossada', 'bolinho de carne seca', 'bolinho de feijoada', 'panelinha goiânia' e outros sabores em vários restaurantes e lanchonetes.
A através da uma boa Secretaria de Turismo, a prefeitura de Rifaina tem o máximo carinho com aqueles que a visitam. Além do mais é uma região bonita e agradável, que se chega pela Rodovia Cândido Portinari a partir de Ribeirão Preto. Visite Rifaina. (16) 3135-9500.

PRÓXIMA AVENTURA

Rafting é aventura e muita diversão.Choveu bastante nas cabeceiras do Rio Peixe. O rio ficou caudaloso e ideal para o rafting. Então, é hora de procurar o pessoal da Canoar, na cidade de Socorro e aproveitar para desfrutar uma gostosa aventura e se divertir muito.
A base em Socorro tem ótima estrutura para recepcionar, proporcionar e atender os mais diversos grupos de turistas. A base fica a 7,5 km do Centro de Socorro. Há vestiários masculinos e femininos, duchas quentes, estacionamento, tudo em localização privilegiada.
Pioneiros no Rio Peixe desde 2007, a organização oferece descidas seguras. Além disso, na Estância Turística de Socorro tem ótimos hotéis para a sua hospedagem. Para demais informações (11) 9.8140-2817.

FAZENDAS HISTÓRICAS

Eis um roteiro turístico através de dez fazendas paulistas, numa região servida pelas melhores rodovias do país. Tal Roteiro mereceu o lançamento oficial por parte na nossa Secretaria de Estado, batizado com o nome oficial: "Roteiro Fazendas Históricas Paulistas", até porque foram através delas que começou o desenvolvimento do próprio país.
Trata-se de propriedades dos séculos XVIII e XIX que hoje oferecem também o Turismo Rural, mantendo preservadas as características arquitetônicas e históricas. Estão nas cidades de: Limeira, Sta. Gertrudes, Sta. Cruz das Palmeiras, São Carlos, Dourado, Jaú, Campinas, Cajuru e Mococa.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 12/2015)