TURISMO EM ROSANA

Rosana, uma das mais belas cidades do Pontal.No estremo oeste no Estado de São Paulo temos cidades agradáveis envolvidas por belezas naturais de tirar o fôlego. Uma delas é a cidade de Rosana, banhada pela imensidão do rio Paraná, e onde existem trechos com bancos de areia que formam lindas praias fluviais, em águas claras e cristalinas. Uma dezena de barqueiros leva você a passeios deslumbrantes.
Quando em Rosana, você pode aproveitar para visitar a Usina Hidroelétrica que possui 18 turbinas e com o terceiro maior lago artificial do Brasil, com 12 km de extensão. Há escada uma e elevador para os peixes.
Ali também estão o Museu Regional e o Horto Florestal, ambos sob a administração da Cesp. As visitas são previamente agendadas e monitoradas. Um grande atrativo da Cidade de Rosana é o seu Balneário com boa estrutura para atender os turistas. Visite Rosana!

FAZENDA DA AERONÁUTICA

 Em Pirassununga, um bom atrativo turístico é a Fazenda da Aeronáutica.Uma fazenda de 6.502 hectares, doada pelo Governo do Estado de São Paulo ao Ministério da Aeronáutica, em 1944, serviu para ser ali implantada uma exemplar Escola da Aeronáutica. Um casarão construído no final do século XIX, cuja arquitetura é conservada até hoje, é utilizado como sua sede administrativa.
Ao redor de um pé do Jequitibá-Rosa de 1.600 anos estão 1.500 hectares de mata de preservação permanente. A beleza do local inclui recantos agradáveis às margens do rio Mogi Guaçu e matas ciliares. A fazenda tem, ainda, outro aspecto a ser ressaltado: Ela produz alimentos para 20.000 homens. Não precisamos dizer mais nada.
É uma visita altamente recomendável para excursões rodoviárias de Agencias interessadas em roteiros que abranjam a bela cidade de Pirassununga. Para tais visitas é necessário solicitar permissão ao comando antecipadamente através de ofício. Mas, vale a pena!

SOCORRENDO SOCORRO

O Portal Colonial da Estância Hidromineral de Socorro.A Estância Hidromineral de Socorro está, neste momento, precisando do socorro de todos nós do trade do turismo. Isso porque o DER projetou a duplicação da estrada Socorro-Bragança, o que é bem vinda, porém destruindo o Portal Colonial que é um dos símbolos da cidade.
É fácil riscar numa folha de papel o traçado de uma estrada. Qualquer criança faz isso. Mas quando se trata de uma estrada que corta uma cidade, isso deveria ser feito por pessoa responsável e, mais do que isso, ao menos inteligente. Não é crível derrubar um símbolo da cidade de socorro sem mais nem menos.
O Sr. Governador precisa intervir neste caso!

O NOSSO CONGRESSO

Você já pode se inscrever nos Cursos e apresentações do próximo Congresso do Turismo Paulista. Basta você acessar o site amitur.org.br ou o site salaospturism.com.br. Ali você verá todos os temas que serão apresentados e a foto de quem fará a apresentação.
Tudo distribuído nos três dias do Congresso e do Salão São Paulo de Turismo que acontece no mesmo local. É de se registrar que o ingresso no Salão é gratuito, assim como também são gratuitas as inscrições para todas as apresentações do Congresso.
Há muito que saber e aprender naquela ocasião. Os temas escolhidos foram os mais solicitados em pesquisa realizada e, assim, acreditamos que seja algo muito positivo para ajudar no desenvolvimento econômico e social de nossas cidades interioranas.

MIRA ESTRELA

Uma das prainhas de Mira Estrela.Uma das cidades da nossa região noroeste que bem tem se apresentado no Salão São Paulo de Turismo é Mira Estrela.
É o tipo de cidade aprazível que a maioria dos turistas da capital sempre desconheceu por falta de divulgação e também pela distância.
Um dos seus principais atrativos turísticos é sua 'Prainha' e os esportes náuticos que ali são propiciados. Há a trilha ecológica na Mata dos Macacos, bem como a sua potencialidade na pesca de tucunarés, mandis, barbados e pintados. Existe o 'projeto tanque de rede', e muitas festas e eventos o ano todo..
Mira Estrela é um bom exemplo de como se pode ingressar no mundo do turismo através de um bom trabalho da sua Prefeitura aproveitando o seu lema de "Melhor Lazer da Região".

(Texto de Jarbas Favoretto – MTb-32.511, Maio/2016)