DIVULGAÇÃO ALÉM MAR

Caminho de Santiago de CompostelaAdemir Pedro de Souza, Vice Presidente da AMITur está percorrendo o "Caminho de Santiago de Compostela" com os seus amigos e divulgando o Brasil (na foto, ele está em pé, de boné).
A foto foi tirada em solo espanhol quando o grupo saiu da cidade de Leon em direção à cidade de Astorga.
As caminhadas são corriqueiras para Ademir que, mais de uma vez, já fez o percurso da cidade de Franca até Aparecida a pé. Haja fôlego!

SERTÃOZINHO EM PAUTA

A cidade de Sertãozinho, a 21 km de Ribeirão Preto, é uma das candidatas à classificação de Município de Interesse Turístico, de acordo com a Lei 1.261/15. Sertãozinho é a 3ª maior cidade da região nordeste do Estado de São Paulo.
É considerada a capital mundial do setor sucroalcooleiro e, recentemente, tem o título de "Capital Brasileira do Etanol", em substituição ao antigo título de "Califórnia Brasileira".
Sertãozinho é conhecida tambem como a "Capital Brasileira do Hóquei sobre Patins", esporte popularizado localmente graças ao principal clube de hóquei da cidade: o Sertãozinho Hóquei Clube. A cidade já sediou campeonatos mundiais e nacionais de hóquei.

AGORA É TURISMO

Praça 21 de Abril, em Sertãozinho.Mas, agora, a prefeitura de Sertãozinho preocupa-se em cuidar do seu potencial turístico, a começar pelo Parque do Cristo Salvador, considerado o cartão postal da cidade. Tem ainda um belo Parque Ecológico e de Lazer, tanto quanto um Centro Olímpico.
Um prédio histórico abriga o Centro Municipal de Memória. A cidade faz parte do Caminho da Fé. E realiza a "Fenasucro", o maior evento mundial do setor sucro energético, com feira tecnológica e agropecuária.
Outros eventos atraem turistas de todas as partes: O Rodeio de Sertãozinho; a Feira Nacional do Livro; a Festa da Paz; uma 'Festcana' cujo nome já diz tudo; a Mostra Mix de Música; o Grito Rock; o Saci Rock; a Parada Gay; o Feirão de Sertãozinho; a Festa do Peão de Cruz das Posses, entre os melhores.
O Município mantém também uma excelente banda marcial, que reúne jovens da cidade: a Banda Marcial da Juventude.

MUSEUS TÊM ENCONTRO

Nos dias 13 a 15 de junho teremos o 8º. Encontro Paulista de Museus. O evento também celebrará os 30 anos do "Sistema Estadual de Museus". Os locais serão: Sala São Paulo, Auditório da Secretaria de Cultura do Estado, Pinacoteca, Escola de Música, Emesp e o Sesc do Bom Retiro. A adesão é gratuita.
Na ocasião será lançado o esperado Cadastro Estadual de Museus. "O Cadastro, na forma como está concebido, será uma ferramenta importante para mapear e orientar as políticas públicas para os museus paulistas, configurando, certamente, uma bússola para os próximos anos do SISEM-SP" - comenta o Secretário da Cultura do Estado, Marcelo Mattos Araújo.
Os painéis serão compostos por nomes importantes do cenário nacional e representantes de instituições do Canadá, da Colômbia e da Inglaterra. Outras informações pelo fone: (11) 3339-8111.

CONGRESSO DO TURISMO

Antônio Serralha, da Secretaria da Fazenda do Estado. Durante o primeiro dia do Congresso do Turismo Paulista, no dia 22 de junho próximo, nós teremos o primeiro painel com João Caramez, o Deputado que presidiu a Frente Parlamentar que deu vida ao nosso sonho de vermos criados por Lei os Municípios de Interesse Turístico.
Segue-se um painel detalhando os segredos de uma correta excursão rodoviária; um painel sobre os aspectos relevantes da hospitalidade com o Professor Djacy de Almeida; o painel do Artesanato com Renan Ribeiro; e outro painel sobre as parcerias público-privadas com Aristides de La Plata Cury.
Jésssica Kobayashi, do Senac, vai apresentar a inovação e turismo sustentável em destinos. Depois Laércio de Carvalho ensina como montar com sucesso um Roteiro Temático.
E, Antônio Serralha, da Secretaria da Fazenda do Estado, explicará a importância financeira com a verba dos recursos destinados aos Municípios de Interesse Turístico.
Faça a sua inscrição hoje mesmo através do site www.amitur.org.br ou do site www.salaospturismo.com.br. Tudo é grátis.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 05/2016)