BERTIOGA PARA SE CURTIR

 Vila de Itatinga, melhor desfrutada em excursões. Foto Caiçara Expedições.Com mais de 30 km de praias a cidade de Bertioga esbanja beleza, até pelo fato de 90% do seu município ser área de preservação permanente. E fica distante da capital paulista apenas cerca de 100 km.
Ali está o primeiro Forte construído no Brasil em 1532, dentro do qual é exibido um interessante museu dos seus primórdios indígenas. Do forte também se tem uma deslumbrante vista.
Numa aldeia do Rio Silveira, em Bertioga, 500 índios ainda mantém as suas tradições. E tem a Vila de Itatinga com passeios programados por 'Caiçara Expedições': (13) 3466-6905.
Quem preferir os esportes náuticos pode optar pela pesca esportiva, barcos à vela, canoagem, e outras preciosidades da baia do mar de Bertioga. Uma boa gestão da sua prefeitura cuida bem da sua população, tanto quanto dos seus turistas, pois destes últimos muito a cidade depende.

FAZENDA DA BARRA

 O preferido fogão à lenha da Fazenda da Barra.Para quem gosta de apreciar e desfrutar de uma boa e tradicional fazenda, nós recomendamos conhecer a Fazenda da Barra, na cidade de São José do Barreiro, no extremo Leste do Estado de São Paulo, no chamado Vale Histórico ou as Cidades Históricas Paulistas.
Trata-se de uma fazenda colonial do ciclo do café, criada em 1851, cercada por rios, matas e cachoeira de rara beleza.
Na época de sua criação também se abriram inúmeras fazendas para o plantio do café, o que trouxe desenvolvimento ao município. As suas casas e sobrados são hoje marcos da época em que o município de São José do Barreiro ocupou lugar importante na cafeicultura paulista.
Na fazenda da Barra, a comida caseira no fogão à lenha é destaque.
Existem amplas áreas de lazer, dóceis cavalos para passeios até o Pico da Pedra Redonda, a 1600 metros de altitude e uma vista espetacular, Ali temos o luxo de uma piscina de água natural. E a hidromassagem faz parte.
O Day Use, ou o passeio de um dia, é muito concorrido, pois no lugar está o portão de entrada para a atraente Serra da Bocaina. Informações (12) 3117-1166.

ARTESANATO EM SALTO

Renan Novais, eficiente ouvidor oficial e Diretor Consultivo da AMITur, nos recomenda uma visita à Feira das Artes na cidade de Salto, a exatos 104 km da Praça da Sé.
A Feira acontece nos fins de semana, das 10h às 17h. Aos sábados em frente da Igreja Matriz. Aos domingos no Monumento à Padroeira.
E quem vai até a Estância Turística de Salto aproveitará para visitar o Memorial do Rio Tietê, localizado no Complexo Turístico da Cachoeira. Igualmente, não se perde a oportunidade para ver o granito róseo de 500 milhões de anos, a Rocha Moutonnée.

TRENS EUROPEUS

 Eurostar, trens de Londres para 100 destinos em toda Europa.Por toda a Europa, viajar de trem é muito prático e confortável, principalmente para os turistas que preferem fazer o seu próprio programa. Lá os trens são rápidos, sempre pontuais, as partidas e chegadas são bem no centro de cada cidade e as estações possuem diversos outros serviços à disposição.
Os vagões são modernos e possuem confortáveis poltronas. Eles têm compartimentos separados e isolados para fumantes e não-fumantes. Tem vagão leito e vagão restaurante.
Tudo exatamente ao contrário do que temos por aqui (ou do que não temos?). Este é um dos motivos de dizerem que são do primeiro mundo.

BARRA BONITA

A simpática cidade de Barra Bonita é uma boa Estância Turística apresentando sempre as suas tradicionais atrações a começar pelos passeios de barco por sua famosa Eclusa e a sua Praça do Artesanato.
Por se originar de imigrantes italianos, seguido dos espanhóis, tem muita história para você conhecer visitando a Casa da Cultura e o seu Museu Histórico. Bons hotéis e boa gastronomia completam o prazer.
As visitas ainda abrangem o Centro de Recreação e Lazer, a Marina da Barra, a Ponte Campos Salles, o Memorial do rio Tietê, etc.
Há uma Estação de Piscicultura. E não falta o procurado "Trenzinho Simpatia Paulista". O Departamento de Turismo de Barra Bonita é eficiente e está à sua inteira disposição.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 07/2016)