CIRCUITO ESPELHO D'ÁGUA

O peixe Tucunaré reina nas águas de Rubinéia. Foto Pousada JoliturUm circuito turístico sempre agradável numa região idem. É o 'Circuito Espelho D'Água', composto pelas cidades de Santa Clara D'Oeste, Santa Rita D'Oeste, Santa Fé do Sul, Três Fronteiras e Rubinéia. Esta última é séria candidata ao título de Município de Interesse Turístico. Ao menos na Assembleia Legislativa a sua 'papelada' já foi aprovada.
É uma região belíssima e convidativa no Noroeste do Estado de São Paulo, onde as águas do Rio Grande e do Rio Paranaíba se encontram para formar o rio Paraná e, com isso, proporcionam o encontro de três Estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

SANTA CLARA D'OESTE

O município foi criado em 1964 e também está localizado no extremo noroeste do Estado de São Paulo, a 640 km da capital.
Com o represamento do Rio Paraná e a formação do lago de Ilha Solteira, Santa Clara d'Oeste passou a ter excelentes condições para o turismo. Tanto é que muitos ranchos foram construídos à sua margem.

SANTA RITA D'OESTE

Vizinha de Santa Clara, Santa Rita d'Oeste foi criada na mesma época e tem um clima tropical úmido com inverno seco. Aproveitando a beleza e o potencial turístico ali existente, ela está integrada no Circuito Espelho d'Água.
Seus pioneiros reuniam-se na sombra de uma grande paineira, verdadeira tribuna pública, onde tudo se discutia e era ali que todos os interesses comunitários eram resolvidos. O lugar continua convidativo.

AS TRILHAS DA ILHA

Ilha do Cardoso, belezas indescritíveis.O Parque Estadual da Ilha do Cardoso abriga um patrimônio histórico cultural excepcional formado por Sambaquis.
Destacamos a Trilha do Morro das Almas (2km) que vai nos mostrando a modificação da vegetação desde a planície e até o início das encostas das altas montanhas da ilha.
A serra do Mar, não longe dali, compõe a Juréia-Itatins, o que já é outro assunto. Verificamos divergência apenas no tocante ao grau de dificuldade de algumas trilhas. Por isso recomenda-se trilhar sob a supervisão de uma Agência de Turismo e Guia habilitado. Experimente a Agência 'Na Trilha da Juréia', (13) 9.9730-7182.

UMA TRILHA, QUATRO OLHARES

Por exemplo: A Trilha das Antas (2,5km em 3 horas) era dada como de "Média Dificuldade" pela "Agência Harpyia", de Embaré, em Santos, enquanto o "Guia do Litoral" entendia como de "Fácil Trajeto", ou "Tranquilo" como anunciava o "Alta Montanha" e o "Brasil Vertical". Já o "Webventure" nos dá como: "Não Oferece Grandes Dificuldades".
Fica, então, difícil para alguém a escolha de um dos termos, embora todos convidativos. O que importa e você curtir toda a beleza do lugar.

PROFISSÃO: GUIA

O Sindicato dos Guias de Turismo de São Paulo volta a reclamar o descaso para com os profissionais devidamente credenciados pelo Ministério do Turismo.
Existe uma Lei (ora, a Lei) que não é bem cumprida, para não dizer nunca cumprida. É aquela que reserva aos Guias de Turismo credenciados o direito de exercerem a profissão com exclusividade.
Como estamos num país de baderna oficializada, além do nosso segmento costumar ter dirigentes jejunos, que usam o cargo apenas para galgar posições, as autoridades que fizeram a tal Lei Federal 8.623 fingem que não a conhecem.

MINISTÉRIO INERTE

O próprio Ministério do Turismo não fiscaliza se as instituições que recebem as verbas ministeriais estão contratando os citados profissionais. E alguns de seus funcionários nem sabem o que é isso!
Em manifestação muito bem fundamentada da presidente do Sindicato do Estado, a professora e mestre Adriana Gradim Perdiza chama a atenção para o fato e lembra que contrataram empresas para atendimento (exclusivo?) durante a Olimpíada e na Copa de 2014, porém em nenhuma linha do contrato foi incluído pelo "poder" alguma cláusula obrigando ao proponente a contratação de Guias credenciados para tais serviços de receptivo. Casa de Maria Juana...

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 08/2016)