FLORESTA NATIVA URBANA?

 Complexo turístico “O Velhão”, tudo feito com material reciclado. Foto Elias Gomes.Pois é! Bem perto da capital, a 38 km a contar da Praça da Sé, eis a maior floresta nativa urbana do nosso planeta. Muitos passam por ela sem dar conta da sua importância, da sua beleza e dos seus atrativos.
Estamos falando do município de interesse turístico de Mairiporã, uma joia a ser melhor explorada. Os seus 26 hotéis oferecem mais de 3.500 leitos ao pé da Serra da Cantareira, inclusive com um Spa.
Entre os seus atrativos se destacam: Parque Estadual da Cantareira, Bosque da Amizade, Pico Olho d'Água, Pedreira, Represa, Espaço Cultural, Cachoeira do Capim Branco, Canal do Rio Juqueri e as Sete Quedas que se conhece como "Véu da Noiva". Ademias, inúmeras festas ao longo do ano adensam o convite para curtir Mairiporã.

MAIRIPORÃ E SEUS CUIDADOS

Museu de Mairiporã, um de seus atrativos. Foto Elias Gomes.Depois de um minucioso inventário, Mairiporã emplacou o seu Plano de Desenvolvimento Empresarial e Turístico, apontando diretrizes e direções, e apresentando os resultados finais dos trabalhos de diagnóstico, avaliação, análise e proposições.
A cidade é envolvida por um cenário de paisagens naturais preservadas de expressiva beleza, em contrastes com centros urbanizados à sua volta.
Sem dúvida, o maior patrimônio de Mairiporã é a sua Mata Atlântica com inúmeros mananciais responsáveis por mais da metade da água consumida na cidade de São Paulo. Programe uma estada na cidade para conhece-la por inteiro.

TURISMO SENSORIAL

A Fresp, Federação dos Sindicatos das Empresas de Ônibus de Turismo e Fretamento (que absorve sete sindicatos do Estado) realizou uma excursão rodoviária experimental tendo por passageiros pessoas cegas ou de baixa visão. O destino foi a Fazenda Retiro Santo Antônio, na cidade de Santo Antônio do Jardim.
Já durante a viagem o grupo cantava canções sertanejas, em meio às descrições do céu e paisagens pelo caminho. Na fazenda teve visita ao cafezal e ao moinho de pedra. O grupo até plantou árvores. Em seguida, e 7 km adiante, visitaram a cidade de Espírito Santo do Pinhal com seu conjunto arquitetônico cafeeiro todo preservado.

DE ONDE A FRESP OUVIU

Museu de Mairiporã, um de seus atrativos. Foto Elias Gomes.A ideia encampada pela Fresp surgiu da aluna Audmara Veronese que apresentou esse trabalho na sua 'Conclusão de Curso Técnico', no Senac-Aclimação, até porque ela já é uma veterana no voluntariado com pessoas com deficiência visual.
Isso nos lembra os passeios nos arredores de Botucatu, criados anos atrás por Marlene Pereira, da Agência de Turismo Botucatur, também para pessoas cegas, noticiados por nós na época, quando as curvas das montanhas foram reproduzidas em moldes de madeira nos quais as pessoas iam sentindo com a mãos o panorama que era descrito pelos Guias acompanhantes.

GUARUJÁ SEMPRE

Da Ilha de Santo Amaro pouco se ouve falar. Isso porque nessa ilha está localizada a cidade do Guarujá, também conhecida como a Pérola do Atlântico, uma das nossas capitais mundiais da diversão.
E, sendo Guarujá, nós pouco precisamos acrescentar, pois ela tem atrações turísticas o ano todo, lazer nas 24 horas do dia, além de ser um ótimo lugar para a realização de vários tipos de eventos, além da curta distância da capital e dos principais aeroportos do Estado. Aliás, em breve o seu aeroporto será ampliado e passará a receber voos normais.
Pode hospedar com todo conforto 9 mil turistas em seus 60 hotéis e pousadas. Os turistas podem se esparramar por 27 praias, desde as mais badaladas do país até recantos quase desertos. Lugares ideais para banhos de sol, esportes e passeios com a família.
Você também precisa curtir Guarujá. Inf. (13) 3344-4600.

SINERGIA NA ABIH-SP

A Associação Brasileira da Industria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH) estará realizando o "V Sehga, Sinergia Estratégica entre Hotelaria, Governo e Academia". O evento será no dia 19 de setembro, às 14 horas, no auditório do Expo São Paulo, que acontece em paralelo com a "Equipotel 2016". Inf (11) 3285-4679.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 09/2016)