JABUTICABA NO PÉ

Jabuticabeiras convidativas na cidade de Casa Branca.Uma das delícias da vida é saborear aquelas frutinhas colhendo-as diretamente da jabuticabeira.
E isso fica sacramentado no "Festival da Jabuticaba no Pé" realizado do dia 8 e até o dia 23 de outubro, na chácara São Benedito, no distrito de Lagoa Branca da cidade de Casa Branca que é a nossa 'Capital da Jabuticaba'.
Mas, para a boa ordem, se requer um agendamento prévio que pode ser feito pelo whats app (19) 9.8263-1216. A chácara também oferece almoço. É um programa diferente. Aproveite!

A ACOLHEDORA CASA BRANCA

A Igreja Matriz se impõe em Casa Branca.  Foto Adelmo Carneti.Casa Branca é uma das cidades mais antigas da região, nascida às margens da antiga "Estrada de Goiás", rota dos Bandeirantes e sertanistas que colonizaram o interior dos Estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais.
A cidade foi fundada por decreto do Príncipe Regente D. João em 1.814. No Largo do Rosário existe ainda uma das Palmeiras Imperiais ali plantadas em comemoração da visita Real e sua comitiva.
A sua Igreja Matriz, majestosa construção localizada na praça central, foi iniciada em 1843 e destruída em 1889 por um incêndio. Depois, reconstruída a partir de 1893. Possui estilo clássico romano.

PATRIMÔNIOS EM CASA BRANCA

Embelezando a cidade de Casa Branca está o prédio da famosa Escola Normal (1932), a segunda criada no interior de São Paulo.
O prédio do Fórum de Justiça, construído no estilo neoclássico, possui dimensões que chama a atenção. E a maioria dos demais imóveis, que são verdadeiros Patrimônios históricos e turísticos, estão intactos e bem cuidados pelos seus proprietários.
O artesanato é a produção de renda de muitas famílias. Bordados, esculturas, bebidas artesanais e doces caseiros são as marcas de Casa Branca. Destaque para o Licor de Jabuticaba uma tradição do município.
Em meio a todas estas riquezas históricas e naturais, o visitante pode conferir toda hospitalidade do povo do interior, na cidade onde a economia hoje é dependente do turismo. Visite Casa Branca!

A NOSSA ENTRESAFRA

Tal qual os cuidados que se deve ter na lavoura, nós no turismo temos de tomar cuidados semelhantes nesta época.
Com a mudança radical do tipo da lavoura ou com a simples continuação do mesmo tipo, os cuidados que lá se tomam são semelhantes ao que nós, do turismo, devemos tomar agora.
É nesses momentos que a importância de um correto Conselho Municipal de Turismo se aflora por todos os lados, dando continuidade a bons trabalhos e a bons projetos para as novas administrações públicas.
É igualmente importante para as cidades onde houve reeleição, pois existe toda uma disposição de progredir ainda mais e de forma mais rápida por já se conhecer o terreno onde pisamos.
De um jeito e de outro, contamos com os valorosos membros dos COMTUR's para o progresso de suas respectivas cidades, até porque os mesmos poderão continuar contando com a AMITur.

MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Complexo do Mosteiro de São BentoQuando você estiver em nossa Capital, visite o Mosteiro de São Bento, ao lado da Estação do Metrô do mesmo nome, em pleno centro da cidade, onde o Papa se hospedou. O prédio é a quinta reconstrução da atual Abadia, iniciada em 1911 e finalizada em 1922.
A arquitetura do Mosteiro é no estilo eclético e com elementos do neogótico. Entre as muitas pinturas, esculturas e vitrais ali existentes, nós destacamos o impressionante Crucifixo barroco, de 1777.

PRECIOSIDADES

No Mosteiro tem uma imagem portuguesa da Nossa Senhora da Conceição, datada do século XVII e, também, o Ícone da Virgem de Kasperovo, de 1893, que foi trazido por russos que aqui chegaram foragidos da revolução socialista. Esse Ícone é incrustado de rubis, de turquesas e de 6.000 pérolas do Mar Negro. Sua beleza é indescritível!
Recomendamos, também, assistir a uma das missas e cerimônias acompanhadas dos famosos Cantos Gregorianos. É outro espetáculo que não se pode perder, dos muitos que tem a nossa capital a nos oferecer. Várias Agências de Turismo Receptivo da Capital podem ajudá-lo nesta e em centenas de outras visitas espetaculares.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 10/2016)