NOVO HORIZONTE

Novo Horizonte detém a maior área de água doce do Estado. Foto Alf Ribeiro.Uma cidade que tem atraído e conquistado os seus visitantes é a cidade de Novo Horizonte, pouco adiante de Araraquara, às margens do Rio Tietê. Prova disso são 14 condomínios com mais de 2.000 ranchos de veranistas vindos de todas as partes deliciar-se do lugar.
Seus rios, lagos e represas totalizam 12 mil hectares de espelho d'água. Isso faz do município o detentor da maior área aquática doce do Estado, portanto com largo potencial para o Turismo Náutico.
A cidade de Novo Horizonte é epicentro de uma região vasta e rica. Em seu entorno, num raio de 150 km, há uma população perto de 1,5 milhão de habitantes.

MUITO POTENCIAL

Em Novo Horizonte, um dos maiores plantéis de cavalos. Foto Alf Ribeiro.  Novo Horizonte investe no desenvolvimento sustentável e é um dos municípios paulistas com a maior área de matas nativas preservadas. A preservação do Meio Ambiente lhe deu o selo Verde/Azul do Estado.
Encontra-se no município um dos maiores plantéis de cavalos do país. Assim, você pode contar na cidade com cavalgadas, ter aulas de equitação, domar cavalos, avaliar e prevenir doenças dos animais. Até porque, ali está uma das principais clínicas especializadas em equinos.
Cidade bem administrada, e que tem um COMTUR comprometido com um perfeito serviço de receptivo aos visitantes. Seu processo de Município de Interesse Turístico está sob análise no momento.

CIRCUITO TURÍSTICO RELIGIOSO

Cachoeira Paulista recebe um milhão de visitantes ao ano. Foto Anielo de Vita.Em Cachoeira Paulista, o seu COMTUR realiza o segundo Encontro do Turismo com o objetivo de promover a interação entre os segmentos do turismo, tanto daquele município como também do turismo regional.
Na oportunidade, será lançado o "Catálogo Virtual do Circuito Turístico Religioso" que congrega ainda as cidades de Lorena, Canas, Guaratinguetá e Aparecida.
Para os participantes terem nova visão sobre o atual turismo religioso será apresentado o tema "O turismo e o bem comum" e, com isso, buscarem a sensibilização e a melhoria no atendimento aos seus visitantes. O evento acontecerá às 18 horas do dia 31 deste, no Clube Literário de Cachoeira Paulista

DADETUR, MELHOR QUE O DADE

Faz muitos anos que não vemos uma produção tão eficiente como a atual no Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, o Dadetur (que substituiu o Dade).
Já é o mês de outubro e 80% das Estâncias já tiveram seus projetos aprovados e verbas liberadas. A porcentagem só não é maior (até agora) porque os demais 20% são falhas das prefeituras com dificuldades técnicas, ou com falta de documentação, ou com pendências anteriores que precisam ser regularizadas.
Esse desempenho superior aos anos anteriores deve ser creditado à sua Diretora de carreira, Sra. Lamara Miranda, mesmo tendo lhe faltado uma equipe em número satisfatório.

CANOAR TAMBÉM EM SOCORRO

Pioneira em Rafting, a Canoar ensina de tudo a respeito. Foto Canoar.A Canoar cuida de esportes de aventura. É especializada em descidas de rios de corredeira (rafting, canoagem e duck). Ela introduziu o rafting no Brasil e há 29 anos atua no turismo de aventura, na educação esportiva e ambiental e no atendimento corporativo.
O rafting consiste na descida de rios em botes infláveis. Os participantes remam conduzidos por um Instrutor responsável pela orientação do grupo durante o percurso.
A Canoar tem uma equipe de instrutores e técnicos altamente especializados. A sua base de apoio fica em Juquitiba/SP, mas ela está presente também nas cidades de Socorro e Brotas, por exemplo. E oferece cursos de canoagem, ducking e rafting. Visite a Canoar Socorro.

ESSAS ATIVIDADES

As atividades de Turismo de Aventura são realizadas a partir da prática de esportes em ambientes abertos e com interação entre o praticante e a natureza. Tais atividades são oferecidas por operadoras e devem oferecer total infraestrutura para a sua prática segura e divertida.
O segmento responsável por este mercado de Turismo de Aventura faz parte da Abeta, a Associação Brasileira de Turismo de Aventura. Ela é a principal referência para regulamentação das Atividades de Aventura oferecidas no Brasil que seguem normas técnicas da ABNT.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 10/2016)