CAMINHOS DA CORTE

Roteiro Caminhos da Corte.O Estado de São Paulo tem o seu 'Vale Histórico. Ele se localiza no extremo leste e é onde se pode descobrir uma parte de nossa história, da nossa cultura, em meio à exuberante natureza e gastronomia de influência ibérica, indígena e africana.
Basta percorrer os 'Roteiros Caminhos da Corte' visitando cidades que conservam antigas fazendas. São elas: Silveiras, Arapeí, Queluz, Areias, São José do Barreiro e Bananal. Elas estão onde antes era um caminho obrigatório entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Hoje as cidades oferecem festas populares e religiosas, folclore, grande variedade de artesanato de qualidade, as pracinhas com os contadores de 'causos', prédios históricos, museus, bibliotecas, etc.

PORTAL DE ENTRADA

Praça em Silveiras e Museu. Foto Aniello de VitaSilveira é a cidade considerada o Portal de Entrada do Vale Histórico. É área de proteção ambiental. Surgiu de um rancho de tropeiros e tornou-se cidade emancipada em 1864, chegando a ser uma das cidades mais ricas no ciclo do Café.

Teve ainda importante desempenho na Revolução de 1932.
A cidade de Silveiras tem belas paisagens, cachoeiras lindas, e um clima de montanha delicioso. Tem várias trilhas em seu município.
Os artesãos que chegaram na cidade nos anos 70 iniciaram um significativo processo de produção de artesanato junto à população dando nova imagem à cidade.

SÃO JOSÉ DO BARREIRO

Casas coloniais e seus detalhes, em S. José do Barreiro  Foto Ken Chu.Por suas características inegáveis essa cidade tornou-se uma Estância Turística oficial, assim reconhecida pelo Governo paulista.
Como tantas outras cidades, a sua origem foi a necessidade de pioneiros terem um local de parada e uma capela ali erguida. Depois torna-se um povoado e, mais tarde uma cidade.
A Cachoeira Santo Izidro, com seus 90 metros de altura está a apenas uma hora do centro da cidade. A cachoeira tem beleza destacada dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, embora existam várias outras também belas.
A sua localização ao pé da serra encanta com sua graça e a tranquilidade de um local abençoado pela natureza. Tem inúmeros hotéis, pousadas e hotéis fazendas de ótima qualidade. Agências locais oferecem excelentes passeios. Você precisa conhecer!

ARAPEÍ DAS CAPITANIAS

Com sua origem ainda na época das Capitanias Hereditárias, a cidade de Arapeí viveu o seu apogeu durante o ciclo cafeeiro, quando teve papel relevante na região e por ela escoava a produção do Brasil.
Graças às suas riquezas naturais, artesanato e variado patrimônio cultural o turismo passou a ser, hoje, o seu principal foco, sendo cidade importante no Vale Histórico, preservando o seu conjunto arquitetônico e aquele jeito adorável de pequena cidade do interior que tanto cativa os visitantes.
Desde então, a infraestrutura de Arapeí, iniciada praticamente do zero, vai sendo conquistada a passos largos rumo a um desenvolvimento sustentável que implique em melhor qualidade de vida a seus cidadãos.

TODAS AS INFORMAÇÕES

Todas as informações em detalhes dessas e das demais cidades que compõem o 'Roteiro Caminhos da Corte' você pode obter logo ao lado do Portal de Entrada da cidade de Silveiras.

Ali é o km 218 da Estrada do Tropeiro. Tem amplo estacionamento e o atelier chamado: "Entre no Paraíso, Atelier e Café". Tudo é bem cuidado por João Camilo de Oliveira, também presidente da Arcco, a Associação dos Roteiros Caminhos da Corte. Vale a visita.

ARTISTAS PLÁSTICOS

Veja quais são os artistas plásticos nascidos ou residentes na sua cidade. As telas dos mesmos poderão ser mostradas ao lado do nome da sua cidade quando expostas na próxima Expo Artistas Paulistas, uma realização ao lado do Salão São Paulo de Turismo, em junho.
Serão dados maiores destaques para as obras que retratem a sua cidade. Assim, a cidade divulga o seu artista, e o artista divulga a sua cidade. Haverá prêmios para os melhores trabalhos.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – fevereiro/2017)