Museu  do  Imigrante

Eram prédios construídos em 1886 e que abrigavam as pessoas que chegavam de outros países. Aqueles eram os anos do fim da escravatura e faltava mão de obra, principalmente a especializada. Ali, até 1.000 imigrantes podiam se hospedar e comer gratuitamente por até oito dias enquanto eram contratados para diversos trabalhos.
Assim, no local que hoje é um Museu, existe uma parte importante da nossa história, até porque todas as pessoas chegadas eram registradas em livros que atualmente são indispensáveis para os descendentes que querem saber quando os seus antepassados aqui chegaram. Os países europeus aceitam o documento oficial que ali é emitido para obtenção de dupla cidadania, por exemplo.
A visitação é das 10h às 17h, exceto 2ª feira. Ingresso para adultos: R$4,00. Há monitores para grupos e um pequeno passeio de trem “Maria Fumaça” nos feriados e fins de semana. Local: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Bairro da Mooca. Informações (11) 2692-1866.

--------------------------------------------------------------------------------
 
Abih  e  Asstur

No Turismo a “sopa de letrinhas” é infalível. Mas, no texto a gente sempre explica. Neste caso, informamos que no dia 6 de abril, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (Abih) fará uma reunião especial na cidade de Campos do Jordão, ocasião em que estará admitindo como Associada Corporativa a Asstur, que é a Associação de Gastronomia e Hotelaria de Campos do Jordão.
Outras empresas do trade turístico da região e suas autoridades também estão sendo convidadas, pois na ocasião haverá palestra do Ministério do Turismo; apresentação dos diferenciais e das promoções da ABIH-SP; um Forum Econômico; e, ainda, as oportunidades para Campos do Jordão por ocasião da Copa de 2014.

--------------------------------------------------------------------------------
 
Ciaht  e  Fistur

Uma nova edição do Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (Cihat) acontecerá no Parque Anhembi nos dias 29 a 31 de março, juntamente com a Fistur, que é a Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gastronomia, Hotelaria e Turismo.
O Congresso tem como objetivo a discussão de temas da atualidade do Turismo no mundo. As sessões plenárias têm o caráter de Fórum de Debates e apresentam, ao final, uma pauta de sugestões com os resultados obtidos. 
No dia 29 a abertura solene será no Auditório Elis Regina e nos demais dias as plenárias acontecem no Auditório 9.

--------------------------------------------------------------------------------
  
Litoral  Norte

Está sendo oferecido um pacote especial para quem quiser curtir o ótimo litoral norte do Estado de São Paulo. É uma região com belíssimas praias, além de muita história, cultura, ecoturismo e boa gastronomia. Transporte de ida e volta em ônibus de turismo com Guia acompanhante, serviço de bordo, hospedagem com café da manhã, seguro viagem, brinde, e inúmeros passeios.
Você pode aproveitar o conforto e segurança da organização de uma Agência de Viagens de boa categoria, com ônibus ou micros modernos e ficar despreocupado com os detalhes dos passeios, pois tudo já foi bem cuidado. Esta oferta está incluindo até um passeio de escuna. As saídas serão mensais da capital paulistana . Consulte a sua saída (11) 2546-8008.

--------------------------------------------------------------------------------
 
Monteiro  Lobato 

Eis uma tranqüila cidade na Serra da Mantiqueira, onde estão maravilhas da natureza e que é conhecida por seus saborosos doces e queijos, melhores ainda naqueles dias de inverno na montanha.
A cidade guarda em sua história um período da vida daquele autor. Foi na Fazenda São José do Buquira, rebatizado como Sítio do Pica-Pau Amarelo, que ele arriscou ser fazendeiro e também escreveu os livros "Velha Praga" e "Urupês". 
O Sítio é um convite ao passado. O casarão de 19 cômodos abriga móveis antigos e alguns seus objetos. O Sítio está aberto das 9h às 17h, mas quem pretende almoçar deve agendar antecipadamente. A cidade de Monteiro Lobato é pura poesia, com um céu azul de tranqüilidade, calma e paz. Fica a apenas 132 km da capital paulistana.

--------------------------------------------------------------------------------

Parque  Carlos  Botelho

Criado em 1982 e recebendo da UNESCO em 1998 o título de ‘Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade’, o Parque Carlos Botelho aguarda a sua visita. A sede fica na Bacia do Alto Paranapanema, nos municípios de São Miguel Arcanjo e Capão Bonito.
Há também o Núcleo Sete Barras, inserido na região do Vale do Ribeira, abrangendo os municípios de Sete Barras e Tapiraí. Aliás, para ligar os dois pontos nada melhor do que percorrer a Estrada Parque em terra (SP-139, Rodovia Nequinho Fogaça). Durante o percurso há diversos pontos de interesse para os visitantes, como mirantes, rios e cachoeiras.
Inúmeras trilhas de rara beleza você encontrará em todo o Parque que é administrado pela Fundação Florestal (15) 3379-1477. Aconchegantes Pousadas e Agências especializadas estão à sua disposição. Além da boa vontade das prefeituras de todas as citadas aqui citadas. Aproveite!

--------------------------------------------------------------------------------

O melhor Salão para São Paulo

O Salão São Paulo de Turismo (17/18/19 de junho/2010), que apresenta as melhores cidades do Estado de São Paulo, ainda tem alguns poucos estandes disponíveis.  Faça a sua reserva agora mesmo.
Em sua nona edição, estará mostrando para todos que o Interior e o Litoral do Estado de São Paulo têm de tudo o que um turista possa imaginar do bom e do melhor. E a sua cidade precisa estar presente fazendo parte dessa exposição importantíssima para o seu desenvolvimento econômico e social com os segmentos do nosso Turismo.
Peça as informaçpões pelos fones (11) 3758-0142 e (11) 2069-9058, ou através dos e-mail's:

amitur.sp@uol.com.br  ou  contato@conteudobrasilfeiras.com.br
 


(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 23/03/2010) 
 

É proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".