RECORDE MUNDIAL

Esquadrilha da Fumaça recordista mundial.Representantes do Guinness World Records estiveram, no dia 6 de abril, no 'Salão Histórico da Fumaça', na cidade de Pirassununga, para fazer a entrega do Certificado do recorde mundial da maior quantidade de aeronaves em voo invertido, prêmio a que fez jus a equipe da Esquadrilha da Fumaça.
É a terceira quebra de recorde mundial creditada à nossa Esquadrilha da Fumaça. Dois recordes já haviam sido alcançados por ela. Em 1996, o grupo estabeleceu o recorde com 10 aeronaves em voo de dorso, e o segundo recorde foi atingido em 2002, com onze aviões.
Este último recorde agora aconteceu com doze aviões T-27 Tucano, durante trinta segundos, sobre a Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga (SP) e foi homologado no mesmo dia, referente ao Certificado agora entregue. A Esquadrilha da Fumaça é um dos motivos de orgulho da nossa pátria.

MUSEU CASA DE PORTINARI

Pracinha em frente ao Museu Casa de Portinari.  Foto Ken Chu.Antigo lar do pintor e sua família no começo do século 20, o Museu Casa de Portinari hoje abriga 18 murais, feitos nas técnicas afresco e têmpera, além de ilustrações, documentos e poesias do artista.
A administração é da 'Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari', com objetivos voltados ao desenvolvimento da área cultural e, particularmente, à museologia.
Em cada mês há um tipo de atração. Há mês em que os visitantes se deliciam com brincadeiras de rua que incluem teatro e oficinas de artes e de brinquedos recicláveis, em frente àquela casa museu.

TUDO ACONTECE EM BRODOWSKI

Coreto em Brodowski com original arquitetura. Foto Ken Chu.As atividades são organizadas pela ACAM Portinari que faz a administração em convênio com a Secretaria de Cultura do Estado. Aos finais de semana de abril, as famílias que passam pelo Museu Casa de Portinari participam de atividades especiais.
Após a visita, os educadores propõem o desenvolvimento de ações como perguntas e respostas, quebra-cabeça, jogo da memória, entre outras atividades que complementam a visita e divertem. No final, recebem o certificado Família Legal.

JACAREÍ E SEU COMTUR

Pátio dos Trilhos, joia do patrimônio de Jacareí.. Foto Ken Chu. Com a presença de pessoas de alto nível da sociedade civil local, foram empossados os novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Jacareí por ação do seu prefeito Izaías José de Santana e com o testemunho do Presidente da AMITur.
Um Comtur bem estruturado e seguindo as recomendações devidas, faz de Jacareí uma promessa de bons progressos. Na ocasião, e democraticamente, foi eleita como presidente do Comtur a Sra. Rosina Moliterno que tomou posse no mesmo ato.

MUSEU DO IMIGRANTE

Museu do Imigrante aguarda a sua visita. Eram prédios construídos em 1886 e que abrigavam as pessoas que chegavam de outros países. Aqueles eram os anos do fim da escravatura e faltava mão de obra, principalmente a especializada. Ali, até 1.000 imigrantes podiam se hospedar e comer gratuitamente por até oito dias enquanto eram contratados para diversos trabalhos.
Assim, no local que hoje é um Museu, existe uma parte importante da nossa história, até porque todos eram registrados em livros que atualmente são indispensáveis para os descendentes que querem saber quando os seus antepassados chegaram em São Paulo.
Os países europeus aceitam o documento oficial que ali é emitido para obtenção de dupla cidadania, por exemplo.
A visitação é das 10h às 17h, exceto 2ª feira. Ingresso para adultos: R$10,00, meia entrada R$5,00. É grátis aos sábados.
Há monitores para grupos e um pequeno passeio de trem "Maria Fumaça" nos feriados e fins de semana. Local: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Bairro da Mooca. Informações (11) 2692-1866.

NÃO SEJA EGOISTA

Neste ano completamos 21 anos desde que começamos a recomendar aos Conselhos Municipais de Turismo que adotem o critério de destinar dois terços para a iniciativa privada e um terço dos seus membros para a respectiva Prefeitura.
Se hoje isso já se tornou uma obrigação legal, vale lembrar que todos os méritos das realizações do Comtur, nós devemos sempre creditar à administração municipal sem qualquer melindre dos Conselheiros.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – abril/2017)