GOVERNADOR ASSINA A LEI

Governador Alckmin discursa no Hall Monumental antes de assinar a Lei Caramez.Em solenidade realizada no dia 31 de maio, o Governador Geraldo Alckmin se deslocou até a Assembleia Legislativa, e em pleno Hall Monumental ele assinou a 'Lei Caramez' oficializando a criação dos primeiros vinte "Municípios de Interesse Turístico".
Há um esforço da Secretaria de Turismo do Estado de mais uma centena até o fim do ano se, é claro, as cidades fizerem a lição de casa.

ESTRADA PARQUE RIO TIETÊ

Estrada Parque, em Itu. A Estrada Parque, em Itu, unindo o trinômio: lazer, preservação e cultura está inserida na APA-Rio-Tietê criada por lei em 1991. Foi criada pela necessidade de um conjunto de características bem evidenciadas na cidade de Itu, uma de nossas importantes Estâncias Turísticas.
Segundo consta, aquela estrada foi inaugurada em 1º de maio de 1922 e, ela (SP-312) foi chamada de Rodovia dos Romeiros, apelido devido à forte tradição religiosa das comunidades do Interior, que rumam com charretes, cavalos e a pé com destino ao santuário de Pirapora do Bom Jesus.
A arquitetura das sedes das fazendas de café, as edificações simples, a paisagem e as matas de característica Atlântica latifoliada ainda existente ao longo do Rio Tietê serviram de cenário para mais de 60 filmes. Hoje a estrada é um dos itens no álbum da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itu.

LEMBRETUR (20)

É mais um Lembrete....Na cartilha do Turismo temos quatro itens que não são da alçada de nenhum Secretaria ou Departamento de Turismo, mas que, normalmente, lhe trazem satisfação ou contrariedades. São eles: Despoluição, Limpeza, Iluminação e Segurança.
Presume-se que toda cidade deva ter um departamento que cuida da limpeza, outro que cuida da iluminação pública, e, algumas poucas se preocupam com a poluição. A segurança, por sua vez, é com a Polícia.
Assim, embora tais itens estejam fora das obrigações do Turismo, cabe aos seus responsáveis e, tanto quanto por seu Comtur, embora sob outro prisma, a indicação e alerta das providências mais gritantes que devam ser objeto da atenção de todos, e com soluções imediatas.
Demonstra-se, aqui, que as necessidades requeridas para bem recebermos os visitantes são aquelas mesmas que poderíamos chamar de verdadeiras obrigações da Prefeitura e do Estado para com a sua própria população o tempo todo. (Extraído do livro da AMITur).

CAPÃO BONITO

Cenas comuns em Capão Bonito, SP. Quando se fala na cidade de Capão Bonito, lembramos de uma natureza exuberante aliada à hospitalidade de seu povo e às grandes possibilidades para o lazer, a cultura e o esporte de aventura.
Rapel, canoagem, trekking, cavalgada, trilhas, bóia-cross, atividades que podem ser praticadas ao mesmo tempo em que você curte as suas cachoeiras, a sua fauna e a sua flora.
Esse trecho da Mata Atlântica é onde se concentra uma das maiores biodiversidades do mundo. E ali nasce do rio Paranapanema, o maior rio não poluído do Estado.
A apenas 222km da capital paulista, a cidade teve origem na abundância de ouro do Rio Conchas, do Rio das Almas e do próprio Paranapanema. Quem sabe, ainda, você não encontra algum?
Outras informações turísticas: 0800-774-3104.

CAVERNAS DE IPORANGA

Pelo tamanho do homem vê-se o tamanho da caverna, em Iporanga, SP.Iporanga é o município brasileiro com o maior número de cavernas.
São 360 as catalogadas e estão numa região de preservação ambiental reconhecida pela Unesco.
Ao seu redor, 32 mil hectares de Mata Atlântica, praticamente virgem, proporcionam a proximidade com a fauna e a flora nativa da região.
As grutas existentes oferecem vários níveis de desafio para o explorador. Há aquelas que contam com rios e diversas câmaras e também outras de formação mais simples. Algumas possuem infraestrutura turística como escadas de madeira, pontes e sanitários.
Estando na Rodovia Castelo (SP-280), siga até a cidade de Tatuí, Itapetininga e Capão Bonito. Dali você segue para Apiaí e, depois, Iporanga. Informe-se antes de ir e peça ajuda para um dos Guias credenciados locais. É só com eles que você vai aproveitar o passeio.

CONGRESSO DO TURISMO PAULISTA

Sara Souza palestrante do primeiro dia do Congresso do Turismo Paulista.As Perspectivas do Turismo no Interior do Estado e as oportunidades de trabalhos nos 'Destinos Turísticos' é o tema que será apresentado por Virgílio N. S. Carvalho, o professor é presidente do Codefat e diretores da Fhoresp.
Outro tema será apresentado por Sara Souza, diretora de relacionamento do São Paulo Convention Bureau, e tem por título "M.I.C.E.", um mercado de 4 letras, com reflexões e desafios para criar ambientes potentes nos eventos de hoje.Agora, se você preferir aprender as dicas para a montagem com sucesso de uma 'Caminhada Cultural', pela qual você divulga os atrativos da sua cidade, então assista a apresentação de Laércio Cardoso de Carvalho.Essas são algumas das trinta apresentações que o Congresso do Turismo Paulista apresenta neste ano, nos dias 21, 22 e 23 de junho, no Centro de Eventos São Luís. Faça a sua inscrição, que é gratuita, entrando no site www.salasptruismo.com.br.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – junho/2017)