Trem Turístico Italiano

Trem turístico italiano, no dia 24.Além de uma agradável viagem no tempo, você poderá se divertir no Trem Turístico que reviverá os imigrantes italianos e a sua influência. O trem sairá da Estação da Luz no sábado, dia 24 de junho, com destino ao Roteiro Cultural e Rural do Circuito das Frutas, em Jundiaí.
Desde a recepção, você será cercado de festividades, a começar pelo "Grupo Folkloristico Stella Bianca". Durante a viagem: histórias e canções. Lá chegando, visita à adega de vinhos de família 'oriundi' e degustação dos produtos da casa. Depois, almoço em restaurante campestre e, claro, com gastronomia típica, tarantela, etc...
Em seguida visitarão a 'pisa da uva'. O roteiro segue até às 16 horas, quando ônibus especial fará o traslado até a estação para o embarque de retorno a São Paulo, com chegada prevista para as 18h15' do mesmo dia. Outras informações (11) 4527-2000.

O novo Mapa do Turismo

Conforme nos alerta a Fátima de Brito Doto, da CNTur, e confirmado por Vanilson Fickert, da Secretaria de Turismo do Estado, está terminando o tempo para colocar sua cidade no Novo Mapa do Turismo.
Entre as regras estabelecidas pelo Ministério do Turismo para a cidades ser incluída estão: a) Possuir, na prefeitura, órgão responsável pela pasta do turismo; b) Ter destinado dotação para o Turismo municipal na Lei Orçamentária vigente; e, c) Apresentar o Termo de Compromisso assinado por Prefeito Municipal ou dirigente responsável pela pasta de turismo, conforme modelo disponibilizado no Sistema, aderindo de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística.
A Secretaria de Estado já distribuiu "login" e senha para todas as prefeituras já cadastradas. Tendo dúvida ligue (11) 3709-1671.

Destinos em meio digital

Sâmia Borges vai mostrar segredos da divulgação.Como promover o seu destino turístico em meio digital?
Se você quer inovar e ser competitivo, então assista a apresentação de Sâmia Borges dos Santos no primeiro dia do Congresso do Turismo Paulista. Após a inauguração às 10 horas, ela falará às 13 horas do dia 21 de junho, Centro de Convenções São Luís, na região da Av. Paulista.

Outros painéis

Sara Souza estará no 1º dia do Congresso. Os desafios da Hotelaria e as oportunidades com o Turismo serão destrinchados por Bruno Omori, presidente da ABIH, enquanto que Virgílio de Carvalho abordará o tema: As Perspectivas do Turismo no Interior do Estado e oportunidades de trabalhos nos Destinos Turísticos.
Rosângela Barili, diretora de produtos terrestres da operadora CVC Viagens vai detalhar o que a cidade precisa saber e fazer para receber excursões turísticas. Também no dia 21 de junho, porém às 17 horas.

No dia 22 de junho

No segundo dia do Congresso do Turismo Paulista haverá onze apresentações. Entre elas, Antônio Serralha, diretor do Dadetur (15h), falará sobre o início da revolução financeira, organizando, potencializando e fazendo crescer o turismo no seu município.
O Deputado João Caramez, autor da Lei que cria os "Municípios de Interesse Turísticos" (11h) nos trará as novidades a respeito, enquanto que o Turismo Religioso será abordado (14h) por Alfredo Júlio Gimenes. Adriana Gradim Perdiza, presidente dos Sindicatos do Guias de Turismo também comentará (17h) os aspectos da Legislação atual.

No dia 23 de junho

Rifaina, cidade também expositora no Salão São Paulo de Turismo. (também referente ao sexto e último  tópico).A excelência no atendimento ao turista e os segredos de um correto atendimento com qualidade é a apresentação do sempre competente Chef João Carlos Demarco (13h). A Dra. Cíntia Möller Araujo, mestre e doutora em administração pública pela FGV, comentará as funções e a importância de um Comtur (14h).
O complexo turístico do Vale do Paraíba e a recuperação da EF Campos do Jordão você saberá do Presidente Ayrton de Camargo e Silva (15h), enquanto que às 16h você escolhe entre as Fábricas de Cultura, com Kenia Mota, ou então, tudo sobre o planejamento para o desenvolvimento, com a professora Maria José Giareta.
Assim, mais de trinta apresentações estão à sua disposição, todas de forma gratuita, no 17º. Congresso do Turismo Paulista montado especialmente para os chefes, diretores e Secretários de Turismo, de Cultura e de Meio Ambiente, embora alcance todos os demais segmentos. Inscrições gratuitas no site www.salaospturismo.com.br

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – junho/2017)