MONUMENTO ÀS BANDEIRAS

Monumento às Bandeiras.'Quase todos que passam por São Paulo conhecem o imponente monumento ao lado do Parque do Ibirapuera, também apelidado pela população como "Deixa-que-eu-empurro".
Mas, nem todos sabem que é uma obra do escultor Victor Bracheret. A escultura é composta por um grupo anônimo de trinta e sete figuras, representando as várias etnias da formação do povo paulista.
O Monumento às Bandeiras foi construído para homenagear os bandeirantes paulistas. Idealizado pelo grupo modernista da Semana de Arte Moderna de 1922, foi inaugurado em 1954, juntamente com o Parque do Ibirapuera e os festejos do IV Centenário.

TEATRO COLISEU, SANTOS.

Teatro Coliseu, Santos. Foto Camila Natalo.Inaugurado em 1924, para uma plateia de 2.300 pessoas, o Teatro Coliseu, em Santos, mostra com destaque na decoração, em seu Salão Nobre, a arte do italiano Adolfo Fonzari. Tudo iluminado por 39 imponentes lustres.
Em forma de ferradura, a plateia permite a observação de todos os detalhes das cenas e o fosso da orquestra comporta 100 profissionais. O teatro teve obras de restauro e voltou a funcionar a partir de 2006.
O edifício, propriamente dito, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Devesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). É uma forma de mergulhar na história do litoral paulista. Vale a visita.

TERMALISMO EM FESTA

Complexo Termal Outariz, em Ourense, Espanha.Para aqueles que poderão se deslocar até a Europa no próximo mês de setembro, a oportunidade de visitar a única feira a nível mundial especializada em Termalismo e Turismo Saúde.
O convite é feito por Dr. Fábio Tadeu Lazzerini, Delegado da Termatalia Brasil. Ele está organizando a comitiva brasileira que irá até a Espanha, na cidade de Ourense, região da Galícia, nos dias 20 a 23 de setembro de 2017.
Os interessados em fazer parte da comitiva brasileira podem escrever para termalismo@terra.com.br que será bem atendido.

PARAÍSO DAS COMPRAS

Em cada loja de Pedreira, SP, ofertas tentadoras.A cidade de Pedreira, agora já com o merecido e oficial título de "Município de Interesse Turístico", localiza-se na região de Campinas, a 138 Km da capital, numa região privilegiada e várias opções de lazer.
Pedreira também é conhecida como a 'Cidade da Porcelana'. Nada menos do que 450 lojas estão no seu centro comercial. Ali você encontra inúmeras peças decorativas, para a sua residência ficar mais charmosa ainda com peças de bom gosto e muita arte.
Realmente, Pedreira é um paraíso para compras e as indústrias do setor também atendem encomendas de empresas que desejam peças especiais. Visite Pedreira. Você também vai gostar da gastronomia local.

NÃO VAMOS EXAGERAR...

Hino longo dá sono...Sempre se recomenda que a cidade tenha o seu símbolo, o seu slogan e o seu hino.
Mas, muitas cidades estão exagerando num hino longo, querendo contar toda a história da cidade naquele momento, o que nunca será possível. Cansam e causa constrangimento em muitas pessoas
Do jeito que temos visto... torna-se enfadonho, cansativo e sonolento.
Hino tem de ser curto e objetivo, ressaltando apenas os pontos mais positivos. Tem de ser leve e com harmonia agradável. Pense nisso!

TREM TURÍSTICO DA CPTM

Paranapiacaba é o destino mais procurado na CPTM.Os mesmos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento do Estado de São Paulo a partir da segunda metade do século XIX estão de volta para levá-lo a uma viagem inesquecível por meio da história, da cultura, da arquitetura e do meio ambiente.
O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado em 18 de abril de 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos). Tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha férrea.
Mais de 150 mil turistas já aproveitaram os passeios oferecidos. Os passeios são feitos a bordo de uma locomotiva com dois carros (ou vagões) fabricados no Brasil na década de 1960, e agora cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – agosto/2017)