OUTU-GUASSU

Festa Italiana em Itu nestes finais de semana. Foto Jéssica Ferrari Com esse nome tupi guarani foi fundado em 1610 pelo Bandeirante Domingos Fernandes o povoado que mais tarde também seria conhecido como "Boca do Sertão", uma vez que era o último povoado localizado no caminho dos Bandeirantes para Mato Grosso e Goiás.
Anos mais tarde foi iniciada a plantação de cana-de-açúcar, e depois plantio de café, fato que lhe deu grande desenvolvimento. Transformou-se na agradável cidade de Itu onde, em 1873, aconteceu a famosa "Convenção Republicana" e a criação do "Partido Republicano Paulista".
Com todos os méritos, em 1979 recebeu o galardão de "Estância Turística" e graças a Francisco F. Almeida, o artista Simplício, a cidade passou a ser conhecida como a "Cidade do Exagero".

ATRATIVOS NATURAIS DE ITU

Parque do Varvito, em Itu.O primeiro atrativo também é a primeira Estrada Parque do Brasil. Faz parte da Rodovia dos Romeiros, nome devido à forte religiosidade sempre encontrada em nosso Interior. Era caminho dos que iam com cavalos, charretes, ou mesmo a pé com destino ao Santuário de Pirapora do Bom Jesus, em mais de 20km entre Itu e Cabreúva.
O Parque Geológico do Varvito é patrimônio tombado, um monumento geológico, parte de uma pedreira que foi desativada. A sua Prefeitura aproveitou o local para implantar quiosques, anfiteatro ao ar livre, espaço para exposições e playground.
Em Itu ainda temos o Bosque Alceu Geribello, um pedaço de Mata Atlântica que se tornou propriedade pública em 1964. Ali, hoje, temos o Centro de Educação Ambiental. Vale a visita.

MOSTRE A SUA CIDADE

Stand de Piedade, no Salão São Paulo anterior.  Não adianta você ter na sua cidade ótimos atrativos se ninguém sabe que eles existem. Principalmente agora que o turismo em nosso Estado está sendo 'sacudido'.
Reserve um espaço para a sua cidade no próximo Salão São Paulo de Turismo. Será nos dias 19, 20 e 21 de junho próximo e, no mesmo local teremos o 18º Congresso do Turismo Paulista. Os dois eventos com ingressos grátis. Informações (11) 3758-0142 e 2532-2495.

BOTUCATU, AVENTURA

Vistas deslumbrantes em Botucatu.Conhecida como a 'Terra da Aventura', a cidade de Botucatu tem como especial atração a 'Cuesta de Botucatu', uma forma de relevo diferenciada com sua serra e o seu reverso e desníveis de até 350 metros entre o topo e a baixada. O nome deve-se à formação semelhante existente na Espanha.
Há o Museu do Café da Fazenda Lageado funcionando todos os dias. Sábados, domingos e feriados só na parte da tarde. (14) 3880-7240. Outro atrativo é o Complexo Turístico Véu de Noiva, a 12 km do centro da cidade, com área de lazer, estacionamento, quiosques, churrasqueiras, lanchonete, etc. com mata natural e de reflorestamento, represa e cascata dó Rio Pardo. Conheça o turismo de Botucatu.

ATENÇÃO HOTÉIS E SIMILARES

Cadastur.Acreditamos que não queiram ser multados os hotéis, pousadas, albergues, condo-hotéis, flats, hotéis urbanos, hotéis de selva, hotéis fazenda, hotéis históricos, resorts e os chamados cama & café.
Mas, a maioria deles está facilitando, isso porque eles insistem em não se registrar no Cadastur – o que é obrigatório por Lei.
Sabemos que o Ministério do Turismo é "fraco das pernas" para sair multando. Mas, é facílimo ele se conveniar com algum Estado ou com alguma entidade... Registre o seu estabelecimento hoje mesmo. É pela Internet e não tem taxas e nada custa para você. Mexa-se!

PARAGUAÇU PAULISTA

Maria Fumaça de Paraguaçu Paulista.O lugar era habitado por três etnias indígenas, caiouás, xavantes e cainguangues. Estes últimos ofereceram grande resistência à invasão dos seus territórios por novos colonizadores.
Com a chegada de um ramal ferroviário da Sorocabana, em 1916, a cidade progrediu a passos mais largos. Hoje é uma das nossas 'Estâncias Turísticas'. Água quente jorra de uma fonte rica em flúor, que fez nascer o Thermas Paraguaçu clube.
A cultura local tem catira, música de raiz, o teatro, o artesanato, e boa gastronomia. O Grande Lago do Parque Aquático tem praia pública com areia branca, e palco de inúmeras opções de lazer e esportes. A velha locomotiva Maria Fumaça leva o turista a fazer passeios pela cidade. Visite e desfrute Paraguaçu Paulista.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – janeiro/2018)