CAMINHO DO QUEIJO

Conheça o Caminho do Queijo Artesanal no Estado paulistaFoi criado o 'Caminho do Queijo Artesanal Paulista", o que pode vir a ser um bom apelo turístico. Além do que os produtores aqui citados trabalham com altíssima qualidade, nada ficando a desejar dos produtos importados.
Foram destacadas as doze mais reconhecidas e premiadas queijarias artesanais do Estado de São Paulo.
São elas: Capril do Bosque (de Joanópolis), Leiteria Santa Paula (em São José do Rio Pardo), Fazenda Atalaia (de Amparo), Pardinho Artesanal (de Pardinho), Queijaria Rima (de Porto Feliz), Laticínio Artesanal Montezuma (de São João da Boa Vista), Fazenda Santa Luzia (de Itapetininga), Fazenda Santa Helena (de Jacupiranga), Estância Silvânia (em Caçapava), Fazenda dona Carolina (Porangaba), Pé do Morro (Cabreúva) e, Queijaria Belafazenda (em Bofete). Conheça um a um e conhecerás uma boa variedade de queijos.

CASA DA FRONTARIA AZULEJADA

Casa da Frontaria Azulejada, de 1865.A Casa da Frontaria Azulejada, em Santos, é das mais significativas obras arquitetônicas e foi construída em 1865 para armazém no térreo e residência no andar superior.
O prédio ficou conhecido por sua fachada de influência neoclássica, característica do Segundo Império, formada por 7.000 azulejos em alto-relevo importados de Portugal.
Concebido em forma de 'U', a construção tinha a abertura voltada para o porto. A porta principal, bastante larga, permitia o acesso de carruagens ao interior do imóvel.
Mais do que uma questão estética, a colocação de azulejos, naquele tempo, tinha como objetivo assegurar vedação eficiente e evitar pinturas.

PRÉDIO COM MUITA HISTÓRIA

Hoje, bom espaço para eventos na Casa Azulejada de SantosA Casa da Frontaria Azulejada, de Santos, passou por mudanças funcionais ao longo do tempo.
Durante muitos anos, funcionou no térreo um armazém e, no andar superior, um escritório de café.
Já entre 1940 e 1960, o sobrado foi transformado no Hotel Guanabara e mais tarde, em um depósito de adubos químicos, o que degradou bastante a construção, sobretudo internamente.
Em 1973, o prédio foi tombado pelo Iphan (nível federal). Em 1987 e 1990, vieram também os tombamentos pelo Estado e pelo Município.
O prédio, desapropriado pela Prefeitura, foi restaurado em 1986, com a recuperação da fachada em 1992 num trabalho artesanal que contabilizou sete mil novas peças.
Desde 2007, o sobrado abriga o Espaço Cultural Frontaria Azulejada, idealizado para receber atividades culturais, musicais, e é alugado para eventos, filmagens de propagandas, novelas e minisséries.

SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

Complexo Pedra do Baú.  Foto Miguel Schincariol.Repleto de cachoeiras, belas paisagens e surpreendentes formações rochosas, fazem da Estância Climática de São Bento do Sapucaí o lugar certo para os que buscam contato com a natureza e atividades ao ar livre. Assim se apresenta o justo Guia Prático daquela acolhedora cidade.
As Agências de Turismo locais oferecem mais de vinte diferentes atividades ao ar livre. Seu famoso monumento natural que é a Pedra do Baú, com 1950 metros de altitude. Talvez seja o seu melhor símbolo, uma belíssima formação rochosa e um atrativo para escaladas.
Inúmeros chalés e pousadas dão bom suporte para uma boa estada. As trilhas são bem sinalizadas e as orientações são completas. Enfim, uma cidade que sabe respeitar e valorizar o seu rico patrimônio natural com ótima estrutura de atendimento aos visitantes. Visite!


(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – agosto/2018)