Monte Alto

Eis aqui uma cidade muito agradável para turismo. Ideal para excursões turísticas rodoviárias. Há muito que visitar na cidade, além de bons passeios regionais. Bons e econômicos hotéis ao lado dos seus restaurantes e lanchonetes dão o suporte necessário.


As conhecidas festas do interior têm um sabor especial na cidade de Monte Alto, cuja culta sociedade é muito hospitaleira. Suas festividades do mês de junho são das mais concorridas.

Em seu Centro Cultural, um Museu de Paleontologia é atração principal. Tem a vantagem de exibir os ossos de dinossauros encontrados na própria cidade. O Museu recebe diariamente visita de professores, cientistas, estudantes e público em geral. Visite!

Aparecida de Monte Alto

De uma capela de pau-a-pique construída em 1848 para a Virgem e Senhora da Conceição surgiu um importante distrito da cidade de Monte Alto. Os italianos que para ali imigraram, entre 1889 a 1896, deram-lhe o nome de "Virgem de Montesina", cuja imagem se encontra no belo Santuário hoje existente e que leva cerca de 70 mil pessoas a visitá-la entre fins de agosto e até 10 de setembro.

O Santuário está sempre aberto para visitação, mas o Departamento de Turismo de Monte Alto organiza visitas monitoradas, eis que o Turismo Religioso é um dos seus itens. Aliás, em Monte Alto as festas religiosas começam em Abril e não param até Dezembro. Difícil dizer qual a mais concorrida.

Menina Izildinha

Maria Izilda de Castro Ribeiro, o verdadeiro nome da Menina Izildinha, nasceu em Póvoa de Lanhoso e faleceu no ano de 1911 na cidade de Guimarães, em Portugal, antes de completar 14 anos. Nos anos 50 os seus parentes, moradores aqui no Brasil, resolveram transladar o seu corpo para cá.

Em 1 de agosto de 1950, portanto 39 anos após a sua morte, quando foram fazer a exumação do seu corpo, verificaram que ele continuava em perfeito estado de conservação, bem como as suas vestes e até as flores que enfeitavam a urna funerária! Isso bastou para canalizar a atenção de todos e, na época, foi notícia que correu o mundo. Seu corpo está hoje na cidade de Monte Alto, onde foi feito um Mausoléu em sua homenagem.

A peregrinação que se verificou até Monte Alto, desde então, começou a gerar também a fama de milagres acontecidos atribuídos ao "Anjo do Senhor" como também ela é conhecida, a maioria deles na cura de crianças e jovens. Por decisão do Tribunal de Alçada do Estado de São Paulo, o corpo da Menina Izildinha pertence ao Orfanato Educandário Izildinha de Monte Alto, a quem são destinadas todas as doações para ela depositadas. Visite o Mausoléu e faça também o seu pedido!

--------------------------------------------------------------------------------

A Histórica Peruíbe

As primeiras notícias sobre Peruíbe são do ano de 1510 e estão ligadas a Pêro Corrêa, então ocupante daquelas terras. Com a chegada do Jesuíta Leonardo Nunes, o "Padre Voador" (Abarebebê: nome que os índios lhe deram) ampliaram a capela local, transformando-a numa Capela-Escola. Aquele foi o 2o colégio de meninos do Brasil. Ali era o local de conversão dos índios e, também, pouso para os viajantes. Suas ruínas (as Ruínas do Abarebebê) são bem visitadas atualmente.

José de Anchieta passou pelo local em 1553 desenvolvendo o início daquela colonização a qual, hoje, é objeto de estudos históricos e arqueológicos. Peruíbe também estará no Salão São Paulo de Turismo, de 17 a 19 de junho próximo, no Centro de Convenções São Luís, juntamente com o Congresso do Turismo Paulista.

--------------------------------------------------------------------------------

Festa da Cerejeira

De 03 a 06 de Junho é quando o município de Garça realizará a Festa da Cerejeira 2010, comemorando a sua florada anual. A festa acontece no Parque das Cerejeiras, localizado à beira de um Lago Artificial que também é um ponto turístico da cidade.

A magnífica florada dá motivo para um assédio da colônia japonesa concentrada nas cidades circunvizinhas. Para assistir o espetáculo das cerejeiras e matar um pouco a saudade do Japão, incontáveis japoneses dirigem-se em excursões até Garça. A Festa também inclui mostras de cultura, artesanato, música e danças características. É normal mais de 100 mil pessoas visitarem tal festividade. Seja você mais um a se deliciar com a cidade de Garça e com a sua Festa de Cerejeira!

--------------------------------------------------------------------------------

O Verde Sudoeste Paulista

Está sendo criada a Região Turística Verde – Sudoeste Paulista, englobando uma séria de excelentes cidades para destinos turísticos.

Em reunião recentemente realizada em Itapeva, os participantes já decidiram por organizar três Núcleos de Turismo que, esperamos, sejam baseados no que foi traçado na década de 90.

Mas, o importante é que está existindo o trabalho de pessoas de boa vontade e com as noções necessárias para tocar o turismo como um negócio sério e rentável. Vamos examinar as subdivisões antes de nos manifestarmos e oportunamente voltaremos ao assunto.

--------------------------------------------------------------------------------

Inscreva-se no Congresso

Faça a sua inscrição no X Congresso do Turismo Paulista, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de Junho próximo, em nossa capital paulistana. É um evento que acontece dentro de outro, qual seja, nas dependências do Salão São Paulo de Turismo. O local é o Centro de Eventos São Luís, na região da Av. Paulista, próximo da Estação Consolação do Metrô.

Você deve entrar no Site www.amitur.org.br ou no Site www.salaospturismo.com.br, vai clicar em "Inscrições para o "X Congresso do Turismo Paulista"; vai escolher e assinalar quais os cursos que pretende assistir. É simples e rápido. Depois é só completar seus dados e providenciar a confirmação pedida na página seguinte.

No Congresso você obterá informações atualizadas sobre os principais problemas e soluções que mais nos envolvem no momento, através de apresentações feitas pelos melhores especialistas nos seus respectivos segmentos. É uma tradição de a AMITur pesquisar e selecionar os melhores mestres para estarem no Congresso do Turismo Paulista à sua disposição. Faça a sua inscrição hoje mesmo.

--------------------------------------------------------------------------------

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 18/05/2010)

É proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".