ITAPEVA INTEGRA ROTEIRO

Complexo turístico Pilão d’Água, em Itapeva (SP).Depois de ganhar a classificação de Município de Interesse Turístico, Itapeva (SP) agora comemora sua integração ao Roteiro Gastronômico do Milho, que ocorre em um trecho de 200 quilômetros na região e valoriza a culinária regional, segundo nos informa aquela Prefeitura.
"- Tivemos um encontro com o objetivo de discutir o potencial do turismo como instrumento de preservação da culinária regional e como atividade indutora de desenvolvimento econômico e geração de renda" nos diz Marimar de Paula, secretária municipal do turismo de Itapeva, que conclui: "- É uma satisfação poder integrar esse novo circuito".

ROTEIRO GASTRONOMICO DO MILHO

Cachoeira do Palmito Mole, e Itapeva (SP).O Roteiro é coordenado pela pesquisadora Cristina Fachini, da unidade do IAC/APTA em Capão Bonito.
A ideia de criar um roteiro turístico e gastronômico do milho no Sudoeste Paulista surgiu a partir de um mapeamento das receitas tradicionais da região e da identificação de pontos de venda que comercializam produtos à base de milho, usando receitas tradicionais.
Integram esse novo roteiro gastronômico as cidades de Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco, Itapeva, Guapiara e Apiaí.

ARTES EM DIVINOLÂNDIA

Divinolândia recebe Circuito de Artes.A cidade de interesse turístico de Divinolândia é uma das cidades que receberá o Circuito de Artes organizado pelo Sesc.
Essa sua primeira vez acontecerá no dia 29 de março em curso, em sua praça da matriz.
Estão previstas atividades em Literatura, Dança, Artes Visuais, Música, Circo e Cinema. Todas gratuitas.
Uma das atrações oferecidas por Divinolândia é uma oficina em que o público vai ter contato com diferentes atividades de desenho e receber orientação até para praticar.
Haverá observação tradicional para produção de retrato; desenho de figuras a partir de manchas aleatórias no papel; elementos do dia a dia; e desenhos de bichos a partir de um círculo, de um triângulo, etc.

UM PARAÍSO PARA COMPRAS

Paraíso das compras em Pedreira (SP).A cidade de interesse turístico de Pedreira, entre Campinas e a Serra da Mantiqueira, acompanha linearmente as margens do rio Jaguari, cuja beleza faz parceria harmoniosa com as montanhas que a rodeiam.
A cidade é um verdadeiro paraíso para quem gosta de comprar peças delicadas para a sua casa.
Além das centenas de lojas espalhadas por suas ruas e avenidas, ainda existem dezenas de galerias que fazem a festa dos visitantes.
Mas, a cidade também tem bons restaurantes e tem bons cuidados com a sua cultura, destacando-se uma excelente Orquestra de Violeiros, bem como a sua Corporação Musical. Você precisa conhecer e viver as emoções de uma cidade pulsante como Pedreira.

CIRCUITO DAS FRUTAS

Pisa da Uva, uma de suas festas.Mais de meia centena de propriedades rurais estão dentro dos roteiros que fazem parte do Circuito das Frutas.
São dez cidades fundadoras que oferecem cenários bonitos para passeios agradáveis e para degustação das delícias lá produzidas. São elas: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.
A Entidade formada em 2000 nasceu da visão de vários proprietários que perceberam o alto potencial do Turismo Rural em sua região, com os bons produtos ali produzidos.
As cidades que compõem este circuito turísticos realizam várias festas durante todo o ano. E, para lá vão costumeiramente os Trens Turísticos organizados pela Rizzatur Turismo. Procure conhecer os detalhes.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 22/3/2019)