AVES EM ILHABELA

Festival de Aves de Ilhabela.  Foto Aurélio Rufo. Até o dia 28 de outubro, Ilhabela é a capital da observação de pássaros.
Um evento organizado pela Conteúdo Brasil Feiras e Eventos e a curadora Avistar Brasil tem o nome de "Festival de Aves de Ilhabela".
O chamado "Birdwatching" oferece durante a programação mais de 50 atividades, entre palestras, cursos, cinema, oficinas e, até atividades infantis.
Ilhabela tem uma das maiores reservas conservadas da Mata Atlântica e, por isso, abriga rica e farta variedade de pássaros. E esse evento recebe visitantes de várias partes do país.
Assim, a capital da vela transforma-se em outubro na capital da observação de aves.
Na foto de Aurélio Rufo: Festival de Aves de Ilhabela.

A OBSERVAÇÃO EM SI

Ilhabela, uma joia do litoral norte paulista.Esse evento em Ilhabela também atrai visitantes que gostam de observar, fotografar e catalogar espécies de aves.
Conforme registra Bianca Colepicolo, Secretária de Turismo de Ilhabela:
"- Nos Estados Unidos mais de 45 milhões de pessoas têm o hobby da observação de pássaros" – diz ela, que continua – "No Brasil, no ano passado, os nossos Parques Nacionais receberam 12 milhões de visitantes. Mesmo sem grande promoção, famílias em todo país têm procurado conhecer nossos parques ano a ano, mostrando o potencial do segmento".
Ilhabela fica a 202km da capital paulistana, ou a 130 km de São José dos Campos. Visite Ilhabela.
Na foto: Ilhabela, uma joia do Litoral Norte paulista.

CAPITAL NACIONAL DA LINGUIÇA

Lago do Taboão, em Bragança Paulista.Muita gente já sabe que estamos nos referindo à cidade de Bragança Paulista. Assim, um dos mais importantes itens de sua lista de atrativos é a gastronomia local (com ou sem linguiça).
Cerca de trinta ótimos restaurantes merecem a sua visita.
A fama é bem antiga, fruto da imigração italiana e da região ser produtora de suínos de boa qualidade. A sua linguiça chegava a ser levada pelo Brasil afora como uma 'lembrancinha' da cidade e, como resultado, o produto marcou a própria cidade.
Mas, Bragança Paulista tem seu Centro de Artesanato nos fins de semana, tem o Museu do Telefone, o Museu Municipal, uma ampla Biblioteca, inúmeros eventos.
Há muito para o turista curtir e você pode consultar o Portal de Informações logo na entrada. O telefone é (11) 4035-0049.
Na foto: Lago do Taboão, em Bragança Paulista.

O TEMPLO ZU LAI

Templo ZU LAI, em Cotia (SP).Esse templo em Cotia é um dos muitos Monastérios 'Fo Guang Shan' espalhados por todo o mundo.
Seus praticantes empenham-se em aplicar os ensinamentos do Buda no cotidiano, advindo daí a denominação: 'Budismo Humanista', com o objetivo de propagar os seus princípios nas quatro estâncias da vida, que são: Educação, Cultura, Beneficência Social e Purificação Espiritual.
O Budismo, que nasceu na Índia, pode ser bem compreendido nesse templo que está aberto àqueles que buscam um ambiente religioso de paz e tranqüilidade para retiros e meditação.
Há aulas aos sábados e palestras aos domingos. Aberto para visitação das 12h as 17h de 3ª à 6ª, e das 9h30 às 17h aos sábados, domingos e feriados.
Para grupos agendamento antecipado. Informações (11) 3500-3600.
Na foto: Templo ZU LAI, em Cotia (SP).

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 16/10/2019).