INOVAÇÃO EM SBC

Parque Estoril em São Bernardo (SP).Em 1550 a região era iniciada com o nome de Santo André da Borda do Campo, fundada por João Ramalho (o tal que casou com a Bartira, filha do Cacique Tibiriçá).
Mas, só em 1945 o município foi oficializado com o nome de São Bernardo do Campo como hoje conhecemos.
Com as sete 'montadoras' que se instalaram na região, dos 60 mil habitantes em 1960, hoje são mais de 800 mil no município.
E, com isso, a cidade ficou conhecida com a "Capital da Indústria Automobilística", sem perder o título de "Capital da Indústria Moveleira".
Tendo a inovação como o seu ponto forte, agora ela inovou investindo no seu imenso potencial turístico.
Hoje com a sua renovada Cidade da Criança, ela ainda oferece três represas: A Billings, a do Rio Pequeno e a do Rio das Pedras.

Na foto: Parque Estoril em São Bernardo (SP).

O PARQUE ESTORIL

Você vê de perto essas máquinas trabalhando no Turismo Industrial de São Bernardo.Por sua vez, o Parque Estoril aparece como o seu carro chefe desse segmento que atrai inúmeros visitantes, propiciando momentos agradáveis quer seja na prainha à beira da represa, quer seja em passeios a pé ou no teleférico.
Tem, também, tirolesa, paintball, passeios de escuna, canoagem e pedalinhos. Se preferir, aproveite as academias de ginástica ao ar livre que servem ainda para idosos e pessoas com necessidades especiais.
Ou, se quiser, visite os 250 animais no Zoológico Municipal.
Inúmeros bons hotéis para todos os bolsos dão garantia de boa estada, ao lado de excelente gastronomia, principalmente a de origem italiana.
São Bernardo do Campo também inovou criando o Turismo Industrial através do seu Departamento de Turismo (11) 2630-4229.

Na foto: Você vê de perto essas máquinas trabalhando no Turismo Industrial de São Bernardo.

PROFISSÃO: GUIA

Guia De Turismo, peça sempre importante no Turismo.Com o tempo, a profissão se pacificou e, devagar, assumiu as atuais características.
Hoje, o Guia De Turismo é um especialista em relações públicas, alguém com facilidade para aprender línguas, boa cultura em geral, bons conhecimentos do local onde vive e dos locais que visita, capacidade de decisão e liderança, criativo, paciente, simpático, social, entre uma infinidade de outras qualidades, congênitas e adquiridas.
Da mesma maneira como recomendamos ao Turista sempre consultar uma Agência de Viagens, recomendamos a esta última que mantenha uma equipe (permanente ou esporádica) de Guias De Turismo devidamente credenciados e capacitados, pois os serviços receptivos de qualquer cidade exigem melhor atenção.
Se houver dificuldade para encontrar, consulte o Sindicato dos Guias (Sindegtur) do seu Estado. Em São Paulo (11) 3327-2104 (até 12h00')

Na foto: Guia De Turismo, peça sempre importante no Turismo.

CAMINHO CAIPIRA

O Caminho Caipira, em Borborema (SP).O foco do programa turístico "Caminho Caipira" é a gastronomia, o camping, as trilhas, ressaltando a cultura popular e a sustentabilidade.
No roteiro há um local com charretes, cavalos, pesca esportiva, além da proximidade de praia no Rio Tietê. Ideal para quem deseja fugir da correria diária e descansar no campo, longe de internet, celular e tv.
Você pode acampar ou se hospedar numa boa pousada se reservar antecipadamente. Você sempre será recebido com carinho familiar e acordar com uma orquestra de passarinhos.
Você até vai poder ver o céu cheio de estrelas, longe da claridade da cidade, ouvindo os causos da Nhá Colaca, em volta da fogueira.
Tudo isso num empreendimento das quatro irmãs Lopes, na cidade de Borborema, a 390 km da capital (rodovias SP-304 e SP-333).
A cidade de Borborema também produz bordados. Informações: (16) 3266-3454 e Whats (17) 9.9791-1985.
Tome nota para visitar após a quarentena. Você vai adorar.

Na foto: O Caminho Caipira, em Borborema (SP).

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, abril 2020)