BERÇO DA PROCLAMAÇÃO

A nova marca de São Simão (SP).Empolgada pela idéia republicana, nos idos de 1885, a cidade de São Simão fundou o "Partido Republicano de São Simão".
O prédio onde era a sede do partido, hoje está a Prefeitura local.
Os simonenses não se limitaram somente a trocar idéias ou a fazer propaganda, como vinha sendo feita em diversas cidades, como foi em Itu.
Passaram da palavra à ação.
Em 1888 na Câmara Municipal houve pedido para a revogação do art. 4º da 'Constituição do Império' que dizia: "A dinastia imperante é a do Senhor D. Pedro I, atual Imperador e Defensor Perpétuo do Brasil".
A cidade de São Simão foi, assim, uma das primeiras cidades a defender a instauração da República na "América Portuguesa", e, por isso, é reconhecida como o Berço da Proclamação da República cujo termo, aliás, é visto no seu brasão.

Na foto: A nova marca de São Simão (SP).

SÃO SIMÃO HOJE

Casa onde morou Marcelo Grassmann, em São Simão, SPA cidade de São Simão está agora promovida oficialmente com o título de "Município de Interesse Turístico".
Isso porque, além de preencher os requisitos exigidos, o Grupo Técnico de Análise da Secretaria de Estado constatou a sua vocação no Turismo Cultural, com destaque para o seu patrimônio arquitetônico e histórico, como é a casa de Marcelo Grassmann, agora um Centro Cultural.
São Simão, além do Museu Histórico com importante acervo arqueológico, oferece um Conjunto Ferroviário, a Igreja Matriz com os casarões da área central, e o Teatro Carlos Gomes.

Na foto: Casa onde morou Marcelo Grassmann, em São Simão, SP

MORRO DO CRUZEIRO

Morro do Cruzeiro, em São Simão (SP) A cidade de São Simão conta ainda com o Morro do Cruzeiro, com bela vista panorâmica numa altura aproximadamente de 1.000 metros.
O local é alcançado através de estrada pavimentada na qual, durante o trajeto, existem as Estações da Via Sacra.
A estrada tem servido também para caminhadas, ciclo aventura, bem como o local serve para os amantes do vôo livre.
A cidade faz parte do "Caminho da Fé" hoje fechado devido à Pandemia atual.
Enfim, essa simpática cidade de São Simão, para mostrar toda a sua cordialidade, ainda conta com três Postos de Informações Turísticas que atendem nos sete dias da semana. Fone: (16) 3984-9147.
Visite a cidade de São Simão quando passar essa pandemia.

Na foto: Morro do Cruzeiro, em São Simão (SP)

PENÁPOLIS

Museu do Sol, em Penápolis (SP). Depois que o Coronel Rondon pacificou os índios da região, houve grande procura de terras onde hoje está Penápolis.
A cidade é reconhecida como Polo Cultural do Noroeste Paulista.
Oferece diversas opções de lazer, além de museus, parques públicos, igrejas, vinícolas e eventos culturais.
O Turismo Religioso e o Turismo de Compras também são evidentes.

Na foto: Museu do Sol, em Penápolis (SP).

E SEUS ATRATIVOS

Alunos da Escola Bush Graft, em Penápolis (SP). Foi fundada em Penápolis a primeira Escola de Bush Graft do Brasil, com o objetivo de oferecer vivência em meio à natureza.
A escola explora, de maneira ecologicamente correta, os ambientes naturais e oferece pacotes de passeios para pequenos grupos que pretendam aprender a se portar na mata, sempre promovendo a integração com o meio natural e o bem estar dos turistas.
O Museu do Sol, o Museu do Folclore ou, ainda, o Museu Histórico e Pedagógico de Penápolis, todos são bem concorridos.
Aliado a tudo isso temos na cidade bons hotéis e bons restaurantes, de maneira que você pode agendar um passeio por lá quando acabar esse problema atual de isolamento.

Na foto: Alunos da Escola Bush Graft, em Penápolis (SP).

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, junho/ 2020)