SANTO ANTÔNIO DO PINHAL
As suas águas puras e com propriedades medicinais levaram a cidade ao conhecimento geral, e é hoje conhecida como Estância Climática Santo Antônio do Pinhal.
Está encostada em Campos do Jordão e a 1143m de altitude. Mas, no alto do Pico Agudo, de onde se tem uma visão de 360o, a altitude é de 1.700metros! Aliás, é o local preferido pelos que praticam vôo livre.
O município esbanja beleza natural, com abundante vegetação repleta de samambaias, araucárias, cedros, jacarandás e pinus. Vinte hotéis de boa qualidade esperam por você. E uma litorina faz um agradável passeio que entre essa cidade e Campos do Jordão.
O prédio da Estação, de 1916, hoje oferece ao turista a compra de artesanato e algumas guloseimas próprias do lugar. Lá estando, você pode aproveitar para visitar a Pedra do Peão, a Cachoeira do Rancho Feliz, e outros pontos de visitação. Conheça e curta o lugar!

CIRCUITO TURÍSTICO CT2
Estivemos participando do 3º. Fórum do Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia, um núcleo de turismo muito bem orientado por Marcela Moro, competente profissional da área.
As cidades componentes são: Piracicaba, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Campinas, Limeira, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna e Pedreira.
Num plenário repleto de Diretores e Secretários de Turismo de várias cidades, concluiu-se pela oportunidade do evento, tanto quanto o alto interesse que despertaram os temas como a importância do nosso Patrimônio Histórico e o papel dos Conselhos Municipais.
Resta, agora, a liberação de verbas por parte dos prefeitos das respectivas cidades aos seus Diretores e Secretários de turismo. Até porque isso já é um investimento com retorno garantido por vinte vezes mais do que se investir. Experimente só!

A DANÇA DOS CARGOS
Como os setores do turismo ligados aos poderes públicos também teem os seus comandos exercidos por pessoas apenas transitórias no poder (ou por este último indicados),  quando há troca dos prefeitos acabamos por ver pessoas de alto gabarito sem o seu aconselhável aproveitamento em nossos segmentos.
É claro que não desejamos “reizinhos” com tempo infinito nos cargos, pois em muitos casos a mudança é para melhor. Não obstante, é muito grande a carência de contratação de pessoas bem qualificadas que estão dando “sopa” no momento. Elas poderiam ser aproveitadas não apenas por prefeituras como, ainda, pela iniciativa privada. Conhecemos várias dessas pessoas...

CIRCUITO MANTIQUEIRA
Criado há poucos anos, o Circuito Turístico Mantiqueira é composto por sete cidades: Campos do Jordão, São Francisco Xavier (São José dos Campos), São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, Piquete, Pindamonhangaba e Monteiro Lobato.
Geralmente apoiados pelo Sebrae-SP e pelo Convention de São José dos Campos e Região, notamos a preocupação na realização de eventos em datas que não se chocam com os de outras cidades, de forma que uma cidade colabora com as outras. Comportamento a ser copiado.
E são vários os exemplos, como a Exposição de Pinturas das belezas paisagísticas de São Bento do Sapucaí montada em Campos do Jordão. Ou o Festival de Viola em São Bento do Sapucaí. Ou a Corrida de Montanha no Pico dos Marins, na cidade de Piquete.
Esperamos que esse Circuito se apresente no próximo Salão São Paulo de Turismo, um Salão mais profissional, para ampliar o público que interessa às citadas cidades. 

TRANSPARÊNCIA
Num País onde os que mais falavam em transparências são os que mais fazem coisas “enrustidas” e até “Atos Secretos”, torna-se muito difícil pensarmos em comentar sobre resultados positivos que o turismo traz para as nossas cidades.
E tem mais...
Como é que se pode medir ou comentar dados que são omitidos?
Ora é o cliente que não pede a nota fiscal, ora é o fornecedor que não registra a sua venda, ora é a fiscalização que “pisa na bola” e, ainda, algumas prefeituras tropeçam na prestação de contas...
Por isso tudo, muitas vezes não temos estatísticas e não podemos demonstrar o lucro real que o turismo traz para as nossas cidades. Porém, podemos assegurar que houvesse transparência verdadeira, muita gente ficaria boquiaberta com as vantagens financeiras que o turismo lhes traz, direta ou indiretamente. Acredite! É a pura verdade!    

O CHARME DO JEEP
Ecoturismo e Aventura nos lembram passeios de Jeep. É quando se une o útil ao agradável e tal tipo de veículo torna-se insubstituível. 
Assim, para aproveitar todo o clima então reinante, uma Agência de Turismo especializada nos oferece uma vivência diferenciada no meio natural e respeitando os princípios do desenvolvimento sustentável, fazendo todos os percursos nesses veículos “off-road”.
Os alegres passeios partem da capital com destino aos Altos da Cantareira, à Paranapiacaba, Juquitiba, Monos, e a outros pontos igualmente interessantes.
Os roteiros são trabalhados em parcerias com as ONGs “Provares” e “Pró-Verde”, sendo oferecidos cursos, visitas técnicas e grupos de pesquisas na enorme biodiversidade da Mata Atlântica, além dos passeios.  Procure a “Trip on Jeep” que você vai gostar (011) 5543-5281.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 01/09/2009)

É Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias, em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor, sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais , do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".