IBIRÁ, ESTÂNCIA TURÍSTICA

Ibirá, Parque Balneário. Foto Alf Ribeiro.Localizada a 429 km da capital, entre Catanduva e São José do Rio Preto, a Estância Turística de Ibirá aproveita o anormal momento atual para revitalizar os seus atrativos, buscando inovações em sua infraestrutura, incluindo o seu Balneário.
As famosas águas de Ibirá brotam de cinco diferentes fontes naturais.
Cada uma de suas fontes tem característica única.
Identificam-se para tratamentos terapêuticos com propriedades medicinais, onde é possível encontrar vanádio em sua pura essência.
Junto a outros minerais e seu PH equilibrado vemos toda a diferença.
"- Ibirá será uma referência e um dos principais destinos turísticos" – diz o seu prefeito Edvard Alberto Colombo, que prossegue – "Mesmo diante do problema mundial em que vivemos hoje, o qual procuramos manter controlado, não deixamos a importância do turismo de lado e estamos reconfigurando todo ele com atrativos, estrutura, serviços e qualidade no atendimento aos nossos visitantes".

Na foto de Alf Ribeiro: Ibirá, Parque Balneário.

ÁGUAS TERAPÊUTICAS

Bosque de Ibirá. Foto Prefeitura. No Balneário de Ibirá, onde são oferecidos banhos de imersão em águas com vanádio, únicas com propriedades que proporcionam maior bem estar por contar com poder cicatrizante, antioxidante, antialérgico e relaxante, o visitante se beneficia em áreas da estética, fisioterapia, massoterapia, acupuntura e outras técnicas.
Não há registro de existir outras águas brasileiras semelhantes às que são encontradas em Termas de Ibirá.
Com PH próximo a 10, são águas bastante alcalinas sem o anidrido carbônico e apresentando outras propriedades que emprestam o íon sulfúrico em pequena quantidade, fazendo com que elas dissolvam a matéria graxa do corpo que lhe fique aderente, bastando friccionar o corpo em contato com a água para ficar completamente limpo e liso, devido à ação do sulfídrico de sódio.
A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo também mantém um parque hidromineral de ótima qualidade em Ibirá,
Visite Ibirá em sua primeira oportunidade.

Na foto da Prefeitura: Bosque de Ibirá.

NOVO HORIZONTE, UM EPICENTRO?

Novo Horizonte detém a maior área de água doce do Estado. Foto Alf Ribeiro.Eis uma cidade localizada numa região rica e vasta, concentrando mais de um milhão de habitantes no seu entorno de apenas 150 km.
Em épocas normais, Novo Horizonte detém a maior área aquática doce do Estado de São Paulo e também grande área de matas nativas preservadas.
Uma prova de que o lugar é muito agradável, basta apontar a existência de mais de 2.000 ranchos nas cercanias onde Rio Tietê banha o seu município.
Observa-se que os proprietários de tais ranchos são procedentes de quase todo o Estado.

Na foto de Alf Ribeiro: Novo Horizonte detém a maior área de água doce do Estado.

OS SEUS DESTAQUES

Encontra-se no município de Novo Horizonte um dos maiores plantéis de cavalos do país.
Novo Horizonte tem um dos maiores plantéis de cavalos.  Foto Alf Ribeiro.A cidade disputa com Avaré e Colina o direito de ser a Capital Nacional do Cavalo.
Ali, é possível ter aulas de equitação, cavalgar, domar, bem como avaliar e prevenir doenças, já que a cidade possui uma das principais clínicas com equinos.
Fora da pandemia, Novo Horizonte sempre realiza a terceira maior Festa do Peão Boiadeiro, tendo destaque a 'Prova dos 3 Tambores' que é realizada no Parque do Cavalo (Não podia ter outro nome!).
Visite Novo Horizonte quando a pandemia acabar.

Na foto de Alf Ribeiro: Novo Horizonte tem um dos maiores plantéis de cavalos.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –abril/2021)